27/04/2016 - 05:29 -
Geral
Há cinco anos, estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desenvolvem aeronaves rádio controladas. O projeto de pesquisa tem o objetivo de motivar e capacitar os estudantes para o mercado de trabalho, além de exercitar os conhecimentos teóricos.
Inicialmente o objetivo era implantar um Centro de Pesquisa Aeronáutica, para quem se interessasse no assunto. Hoje, com esse objetivo alcançado, os acadêmicos participantes levam o projeto nas escolas, palestrando para os alunos e divulgando o curso Introdução à Engenharia aeronáutica, que acontece na UCDB todas as quartas, no anfiteatro do Bloco C, possuindo duração de 7 semanas.
O projeto de criação das aeronaves é divido em quatro áreas. Primeiro, alguns estudantes ficam responsáveis em elaborar os cálculos para o produto. Depois disso é realizada a construção, em que os acadêmicos definem os materiais que serão utilizados no aeromodelo e também a instalação do software nos computadores. Existem também os integrantes que realizam todo o funcionamento da parte elétrica do projeto. O trabalho pronto é divulgado pelo departamento de marketing, que busca patrocínio, faz relatórios e escreve artigos.
A equipe Tuiuú, liderada pelo acadêmico Marcelo Henrique Martinelli Martins, participa atualmente da Competição SAE (Sociedade dos Engenheiros de mobilidade) Brasil Design que acontece anualmente em São José dos Campos- SP e acredita nos benefícios para os estudantes de Engenharia Mecânica em participar do projeto. “É importante para a motivação do aluno, aprendizado, pois desempenha a capacidade de trabalhar em grupo, prática que leva para a faculdade, assim como para o mercado de trabalho”, afirma Martins.
.