O palestrante foi jornalista Iago Porfírio, que é autor do livro “Deus foi dormir: histórias de vida da favela Cidade de Deus”
16/03/2019 - 04:32 -
Cultura
"Pesquisa Jornalística: a construção de narrativas para o livro-reportagem" foi o tema da oficina ministrada nesta quinta-feira, dia 14 de março, aos acadêmicos do sétimo semestre de Jornalismo da UCDB. O assunto foi conduzido pelo jornalista Iago Porfírio, autor do livro “Deus foi dormir: histórias de vida da favela Cidade de Deus” e organizador da obra "Estação Clarinda".
O evento teve a proposta de oportunizar o compartilhamento de experiências e o debate sobre este formato, que envolve deste a pesquisa, criação de narrativas diferenciadas até a edição e editoração do produto.
O livro-reportagem oferece grande autonomia ao profissional e tem atraído muitos acadêmicos que optam pela modalidade como trabalho de conclusão de curso.
Sobre o ministrante
Iago Porfírio é jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na imprensa local, tendo atuado em mídia impressa, online, televisiva e assessorias de comunicação. Com publicações voltadas aos Direitos Humanos, narrativas jornalístico-literárias e jornalismo, recebeu, em 2016, o Prêmio Ministério Público do Trabalho de Jornalismo, da Região Centro-Oeste, com a grande reportagem Trabalho que empobrece, sobre trabalho infantil, sendo finalista na mesma premiação da etapa nacional. Em 2015, foi premiado em 1º lugar com a mesma reportagem no Congresso Internacional de Direitos Humanos. Em 2018, foi premiado no Expocom pela Intercom. O livro, fruto de uma exaustiva pesquisa, conta com o documento de pesquisa, composto por 470 páginas. A pesquisa foi reconhecida com “louvor e distinção” no ano de 2017 pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS (FAALC/UFMS). O autor é também organizador do livro Estação Clarinda (Life Editora, 2017). Foi professor contratado da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), ocasião em que coordenou o projeto de leitura “Para ler e interpretar: a potência afetiva das palavras”. Atualmente, é mestrando em Comunicação (PPGCOM/UFMS), cursando período mestrado-sanduíche na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde participou de bancas de avaliação de trabalhos da graduação (Jornalismo).