Evento de comunicação coloca os alunos para vivenciar 72 Horas de Jornalismo

Durante três dias, acadêmicos participam de diversas atividades entre observação, produção e reflexão
17/10/2019 - 10:59 - Cidades

O 72h de Jornalismo é um evento produzido pela coordenação do curso de Jornalismo, que faz os acadêmicos mergulharem de cabeça em todas as áreas da comunicação. Durante três dias, os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco fazem visitas técnicas nos principais veículos de Campo Grande buscando observar, fazer e pensar a profissão. Em sua nona edição, em 2019, 162 participantes, divididos entre os semestres do curso, participaram de 27 oficinas disponibilizadas pelos meios de comunicação. 

No primeiro dia, os alunos visitaram emissoras de rádio e televisão, sites de notícia e agências de assessoria de comunicação. O objetivo é observar os profissionais e vivenciar a realidade das áreas que escolheram. No segundo dia, os estudantes são acompanhados pelos professores e levados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos no dia de vivência. “Nessa etapa do fazer, o principal para os alunos é que podem simular como é feita a produção do mercado de trabalho. Então eles chegam aqui cedo para produzir programas para rádio, TV e impresso. Tudo muito intenso.” diz a professora Cláudia Ferreira, sobre a importância do segundo dia de evento. 

No terceiro e último dia, jornalistas e publicitários dos locais visitados vêm até a Universidade para um programa de entrevistas, produzida pelos alunos na última etapa, o “pensar”. Neste momento os produtos elaborados pelos alunos são avaliados pelos profissionais que os acompanharam no dia de observação.

por Lorena Arantes, acadêmica de Jornalismo