1. A Revista TELLUS destina-se à publicação de produção científica relativa a sociedades indígenas, editada em seqüência serial sucessiva, em regime de periodicidade semestral. A Revista aceita contribuições compatíveis com sua linha editorial para as seguintes seções:
1.1. Artigos
Composta por artigos originais, traduções de artigos ou ensaios bibliográficos. Os textos deverão conter entre 5000 e 10000 palavras e um resumo de, no máximo, 10 linhas, em português e inglês (abstract), acompanhado de três palavras-chave em português e inglês (key-words).
1.2. Documentos
Divulga documentos históricos relevantes e pouco conhecidos, tanto quanto documentos atuais e notas de pesquisa recentes. Recomenda-se um breve comentário crítico dos documentos. As notas de pesquisa deverão conter até 1500 palavras e se referirem a um estudo em andamento ou concluído há até cinco anos.
1.3. Escritos Indígenas
Visa à publicação somente de textos produzidos por autores indígenas, que abordem pontos de vista sobre os problemas contemporâneos, relatem saberes e mitos ou reproduzam narrativas orais diversas em estilo próprio. Pretende-se valorizar o estilo original de expressão do(s) autor(es). Deverão conter, preferencialmente, até 10000 palavras.
1.4. Iconografia
As imagens poderão ser reprodução de fotografias, mapas, desenhos, obras de arte, entre outros. Deverão apresentar a referência completa da(s) obra(s) veiculadas, especificando: autor(es), título, local, data e características físicas do objeto (se for o caso). O material deverá incluir um texto para apresentar o documento iconográfico.
2. O material que se pretende veicular na Revista deverá ser enviado à Comissão Editorial, no endereço eletrônico neppi@ucdb.br. Recomenda-se utilizar arquivos em formato doc ou rtf.
3. A aprovação para publicação ficará a critério do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc, após submissão à Comissão Editorial, que avaliará a adequação ao perfil e linha editorial da Revista. Poderão ser aceitos, excepcionalmente, originais em espanhol, inglês, francês ou línguas indígenas, considerando-se a possibilidade de publicar uma versão traduzida para o português.
4. O envio de originais para a Revista deverá adequar-se ao seguinte formato:
4.1. Os originais deverão conter: título em português; nome do(s) autor(es), identificação em rodapé dos dados relativos à produção do artigo, titulação, filiação institucional, bem como auxílios institucionais e endereço eletrônico.
4.1.1. Somente serão submetidos à avaliação os artigos com até quatro autores, com exceção da seção escritos indígenas, na qual se aceita múltipla autoria.
4.2. O texto deve ser digitado utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 entre as linhas. Os trabalhos devem ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa e seu conteúdo rigorosamente corrigido e revisado.
4.2.2. Não serão publicados anexos de artigos.
4.3. As ilustrações (fotografias, gráficos, mapas, desenhos etc.), se pertencentes a um texto, devem ser, de preferência, em preto e branco, numeradas e tituladas, com referência quando reproduzidas de outra fonte. Encaminhar separadamente as ilustrações, em formato JPG, TIF, WMF ou EPS e indicar o local de inserção no texto. Se o material for enviado para seção iconografia, deverá ter boa qualidade para reprodução e utilizar imagem com extensão TIF.
4.4. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem observar as normas técnicas da ABNT – NBR 10520, de agosto de 2002. Exemplo: Cadogan (1952, p. 20) ou (Cadogan, 1952, p.20).
4.4.1. Nas citações indiretas (paráfrases) a indicação de página é opcional.
4.4.2. As citações diretas com mais cinco linhas, devem ser destacadas no texto com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, com espaço simples. Transcrições de falas, independente do número de linhas, seguem o mesmo modelo.
4.5. As notas explicativas devem constar no final do texto, em algarismos arábicos, antes das referências bibliográficas.
4.6. As referências bibliográficas devem estar dispostas em ordem alfabética e seguir as Normas Técnicas da ABNT – NBR 6023, de agosto de 2002. Seguem exemplos.
4.6.1. Livros, catálogos, dicionários etc., no todo:
SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da imigração – São Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p.
4.6.2. Capítulos de livro:
SILVA, Aracy Lopes da. Pequenos “xamãs”: crianças indígenas, corporalidade e escolarização. In: SILVA, Aracy Lopes da; MACEDO, Ana Vera; NUNES, Angela (orgs.) Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
4.6.3. Artigos de periódicos:
VIETTA, Katya. Tekoha e te’y guasu: algumas considerações sobre articulações políticas Kaiowa e Guarani a partir das noções de parentesco e ocupação espacial. Revista Tellus, Campo Grande, n.1, p. 89-102, out. 2001.
4.6.4. Trabalhos acadêmicos:
GALLOIS, Dominique Tilkin. O movimento na cosmologia Waiãpi: criação, expansão e transformação do Universo. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS/USP, São Paulo, 1988.
4.6.5. eventos no todo:
REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 56, 2004, Cuiabá. Resumos... Cuiabá: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/UFMT, 2004.
4.6.6. Trabalhos apresentados em eventos:
BARBOSA, Wallace de Deus. Pedras, sementes e relíquias. Categorias estéticas e representações sensíveis na cultura material de um grupo indígena nordestino. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 23, 2002, Gramado. Resumos... Gramado: ABA/UFRGS, 2002.
4.6.7. Documentos em meio eletrônico
CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana [online]. v.10, n.2, p.287-322, out. 2004. Disponível em: . Acesso em: 13 dez. 2005.
4.6.8. Material áudio-visual:
OS HOMENS e os deuses por uma terra sem males. [videocassete] Produção: Maíra Espíndola, Rodrigo Buaiz, Waldecir Ortega e Celito Espíndola. Coordenação: Antônio Brand e Katya Vietta. Campo Grande: Programa Kaiowá-Guarani/NEPPI-UCDB, 2002. 1 fita de vídeo (23 min 42 seg), NTSC.
KOBAYASHI, K. Doença dos Xavante. [fotografia] 1980. color. 16 cm x 56 cm.
4.6.9. Documentos legislativos:
BRASIL. Decreto nº 5.051. Promulga a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT – sobre Povos Indígenas e Tribais. Diário Oficial da União, 2004; 20 abr.
5. O(s) autor(es) que tiverem seu material aprovado e publicado receberão gratuitamente três exemplares do número correspondente da Revista.
6. Uma vez publicado, a Revista se reserva todos os direitos autorais do trabalho, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte. A Revista não se compromete em devolver as colaborações recebidas e não publicadas.
7. Os pontos de vista emitidos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, obrigatoriamente, a posição da Revista TELLUS ou da Universidade Católica Dom Bosco.
8. Endereço para correspondência:
PROGRAMA KAIOWÁ-GUARANI - NEPPI - UCDB
Av. Tamandaré, 6000 CEP 79117-900, Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3312-3590