Organizadores: Heitor Romero Marques, José Manfroi, Maria Augusta de Castilho e Mirian Lange Noal.
[...] diferenciar a metodologia científica e a metodologia do trabalho científico parte das suas finalidades, na tradição universitária e acadêmica, quais sejam: 1) a metodologia científica é mais restrita ao universo da iniciação científica levada a efeito em distintas oportunidades nos cursos de bacharelado e licenciatura e 2) a metodologia do trabalho científico está mais voltada para o universo da pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu. Todavia é necessário destacar que a metodologia científica e a metodologia do trabalho científico não são excludentes entre si, mas complementares, isto é, uma está implicitamente contida na outra.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Autora: Maria Teodorowicz
A obra "O Polonês" narra a emocionante trajetória de Antonin Teodorowicz, um imigrante polonês que, junto com sua família, superou os desafios da guerra, do exílio e da adaptação em novos países. A história começa na Ucrânia e percorre diversos cenários da Europa, incluindo a Polônia e a Tchecoslováquia, até que a família se vê obrigada a fugir para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Estabelecendo-se em Campo Grande, Antonin transforma seu conhecimento na fabricação de frios em um negócio de sucesso, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da cidade. A narrativa é uma celebração da resiliência, do trabalho árduo e da capacidade de um homem simples de deixar um legado duradouro. Ao mesmo tempo, a obra ressalta a importância da família, especialmente de sua esposa, Antonina, que desempenhou um papel fundamental nessa jornada.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Organizadoras: Luciane Pinho de Almeida e Fabricia Santina de Oliveira Carissimi.
[...] A divulgação e socialização dos estudos e pesquisas, além de ser um modo de compartilhar produções científicas de um grupo, pode adquirir um caráter pedagógico que promove a criticidade e desenvolvimento da compreensão da realidade social do tempo presente. Nesse sentido, esta coleção tem como principal objetivo incentivar os estudantes dos diferentes níveis de formação acadêmica a produzirem material, divulgarem seus estudos e, ao mesmo tempo, refletirem sobre a concretude da sociedade contemporânea em relação à temática das migrações contemporâneas, do refúgio e da fronteira.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Organizadores: Sonia Grubits, Evelyn de Oliveira e José Ángel Vera Noriega
No ano de 2018 aconteceu, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o III Seminário de Violência, Gênero e Populações Vulneráveis que reuniu diversos profissionais do Brasil e do exterior, e acadêmicos da UCDB e de outras universidades da região. Na ocasião, foi lançada a proposta de organização de um livro. Após encontro, retomamos a discussão em torno de problemas da Infância, Adolescência, Velhice, Populações Indígenas, Saúde e Gênero. Foi quando decidimos, a partir de todos esses pontos disparadores, consolidar um trabalho coletivo.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Organizadores: Jacir Alfonso Zanatta e Rosangela Fernandes Nantes.
O livro trata das relações entre ética e cuidado, e articula caminhos que indicam como a ética é, não apenas intercessor fundamental nas ações de saúde, mas condição de possibilidade para qualquer prática de cuidado. [...] O livro traz contribuições fundamentais para os trabalhadores da saúde: a tarefa hermenêutica e a política da hospitalidade. Para uma relação consistente de cuidado, é necessária uma interpretação do contexto da existência do sujeito.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Organizadora: Luciane Pinho de Almeida.
Nesta obra, o leitor poderá encontrar importantes contribuições sobre as questões de educação, indígena, violência, trabalho, saúde e migração. Assim vimos como de suma importância a iniciativa da autora, ao organizar uma obra que poderá despertar reflexões sobre as desigualdades sociais presentes na sociedade, trazendo questionamentos de forma provocativa, para impulsionar possíveis mudanças. Alenta-nos a certeza de que a autora não encerrará aqui suas reflexões
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!
Organizadoras: Liliana A. M. Guimarães; Ednéia A. N Cerchiar
A presente obra é uma coletânea e está elaborada em duas partes: na primeira, denominada de Saúde do Trabalhador do Pantanal de Aquidauana: Diagnóstico, o leitor encontra-rá os resultados das pesquisas empíricas realizadas junto ao trabalhador pantaneiro da região de Aquidauana subsidiárias para a elaboração da segunda parte, destinada às Propostas de Intervenção para essa população.
Se interessou? Clique no link abaixo para saber mais!