Ementa: A disciplina estuda o processo de desenvolvimento da educação brasileira. Examina as condições concretas de sua produção – econômicas, sociais, políticas e ideológicas-, as relações entre Estado e sociedade, de modo a evidenciar a formação do Estado brasileiro, tendo em vista a compreensão da organização da educação e das alternativas que se colocam para a educação escolar no contexto atual.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO - LINHA 2 A disciplina tem como foco: historização da formação e profissão docente; formação inicial e continuada, trabalho e profissionalização docente; questões relacionadas às teorias e às práticas, dialogando com as tecnologias, nos diferentes níveis da Educação.
Linhas de Pesquisa: Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Ementa: OBRIGATÓRIA MESTRADO LINHA 3 Estudo de diferentes campos teóricos para a compreensão dos fenômenos interculturais e da educação escolar. Estudos Culturais e educação. A emergência da diferença na história. Os conceitos de cultura, identidade e diferença. A construção das identidades/diferenças em sociedades multiculturais. Hibridização, tradução e negociação cultural.
Linhas de Pesquisa: Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO - 3 LINHAS DE PESQUISA Ciência: história e conceitos. As ciências na transição para a pós-modernidade. Concepções de pesquisa e conhecimento, transformações sociais, delineamentos teórico-metodológicos mais empregados e divulgação de conhecimento. A responsabilidade social do cientista e a ética na pesquisa em Educação. Tendências Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa em Educação no Brasil.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: - OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 1 Processo de produção do Conhecimento. Delimitação e Fundamentação do Objeto de Pesquisa. Definição do Objeto de Pesquisa em Políticas Educacionais. Procedimentos teórico-metodológicos necessários à elaboração da Tese ou da Dissertação.
- OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 2 O Seminário de Orientação Coletiva (SOC) congrega um conjunto de atividades dirigido à compreensão do processo de desenvolvimento da pesquisa, com: Caracterização geral das abordagens de pesquisas quantitativas e qualitativas. Materialização dos diferentes métodos e técnicas utilizadas em pesquisas já realizadas, com ênfase na pesquisa qualitativa. Pesquisa e busca de informações em base de dados.
- OBRIGATÓRIA PARA O MESTRADO E DOUTORADO - LINHA 3 O Seminário de Orientação Coletiva, congrega mestrandos e doutorandos por Linha, constituindo um espaço para apresentação da versão inicial dos Projetos de Pesquisa, tendo em vista a análise e discussão das abordagens e procedimentos de pesquisa. Pretende iniciar o doutorando na análise de projetos de pesquisa, fomentando a avaliação e o debate coletivo dos projetos individuais apresentados.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Responsável: Maria Cristina Lima Paniago, Ruth Pavan, José Licínio Backes
Nível: Mestrado
Ementa: Esta disciplina discute os aspectos históricos do currículo escolar, suas diferentes abordagens e práticas curriculares, a presença e implicações das novas tecnologias de comunicação e informação no currículo escolar e na formação de professores, o currículo na modernidade líquida, formas de controle/governamento e produção das identidades/diferenças
Linhas de Pesquisa: Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Ementa: A construção da identidade/diferença na modernidade líquida; Desenraizamento identitário, convivência e identidade/diferença; A desconstrução da mesmidade; A diferença nos currículos escolares e nas culturas contemporâneas: raça/etnia, relações de gênero, identidades/diferenças e práticas culturais; as identidades/diferenças culturais no contexto da cultura digital e cibercultura.
Linhas de Pesquisa: Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: Constitui-se em um espaço que reúne mestrandos da Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da UCDB, para leituras, reflexões e debates acerca da Educação, da formação de professores, da colonialidade e da diferença cultural.
Carga horária: 60
Linhas de Pesquisa: Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: Proporcionar aos acadêmicos do PPGE o acesso as teorias e práticas relacionadas à educação intercultural em articulação com a questão da sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a reelaboração de diálogos de conhecimentos na construção do arcabouço conceitual e pratico pautado na educação pós-colonial, tendo como elo os saberes tradicionais dos povos indígenas e demais povos detentores de conhecimentos tradicionais.
Carga horária: 60
Linhas de Pesquisa: Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: Fenômenos culturais enquanto construção social: conceitos e história do multiculturalismo na perspectiva de uma pedagogia intercultural; Escola/currículo e formação de professores no contexto da interculturalidade tendo como referência a realidade das culturas híbridas.
Linhas de Pesquisa: Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Ementa: As especificidades do trabalho docente e os aspectos que o tornam fonte de prazer e sofrimento para os professores. As dimensões do trabalho docente: a objetiva (características e componentes do trabalho docente), a subjetiva (características do professor: formação, concepções, valores e crenças e projeto de vida) e a simbólica (avaliações cognitivas e afetivas). O mal-estar docente. Os mecanismos de defesa e estratégias de enfrentamentos (coping) utilizados pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na escola contemporânea. O bem-estar docente.
Linhas de Pesquisa: Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Ementa: Estudos da Infância e da Educação Infantil. Políticas Públicas e Documentos Oficiais. Educação Infantil e currículo: espaços e tempos. A docência na Educação Infantil: privilégio e responsabilidade.
Linhas de Pesquisa: Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Ementa: Políticas, planos, projetos e programas educacionais e as influencias na gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares. Gestão educacional e escolar. Accountability. Avaliação de ações governamentais. Estratégias de Intervenção na realidade. Promoção social e desenvolvimento institucional. Espaço de democratização da atividade pública. Incorporação de grupos sociais excluídos.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Ementa: Organização federativa e políticas públicas de educação: centralização e descentralização nas políticas sociais; políticas públicas e o direito à educação; Transformações sócio históricas e as redefinições no papel do Estado e na formação das políticas educacionais; relações entre o público e o privado na educação. O Estado brasileiro e a formulação e implementação de políticas públicas na educação: relações intergovernamentais na educação; gestão e financiamento da educação básica; planejamento e avaliação educacional; gestão democrática e controle social e público da educação.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Ementa: Papel do Estado no processo de formulação, regulação e avaliação das políticas públicas educacionais. Relações entre as políticas públicas de educação, organização, planejamento e gestão educacional nos vários níveis, etapas e modalidades da educação e ensino, bem como questões relativas à História da Educação no Brasil. Formação docente e práticas pedagógicas articuladas ao currículo, às tecnologias, ao bem-estar e à educação infantil. Educação e diferença: questões teóricas e empíricas. Diferença indígena, étnico-racial e de gênero
Ementa: Processo de formulação e implementação das políticas educacionais brasileiras nas diferentes etapas e modalidades de ensino. Papel do Estado na formulação de políticas educacionais. Políticas de orientação neoliberal e suas influências na formulação e implementação das políticas educacionais. Principais Reformas Educacionais (de 1930 aos anos 2000). Intervenção estatal na educação e a consolidação do sistema público de educação. Expansão da Educação Básica e universalização do Ensino.
Linhas de Pesquisa: Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Ementa: A disciplina apresenta uma discussão sobre a sociedade contemporânea e suas implicações para o currículo escolar. Discute as abordagens do currículo escolar ao longo da história, os diferentes conceitos e pensadores do campo curricular. Problematiza a relação entre conhecimento e a justiça curricular e cognitiva
Carga horária: 60
Linhas de Pesquisa: Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente