O nome da Linha de Pesquisa, até 2016, foi Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente. A proposta de alterar o nome para Política, Gestão e História da Educação foi pensada e discutida, inicialmente, em reuniões realizadas em 2016 pelos docentes da Linha. Na avaliação docente que ocorre anualmente no PPGE/UCDB, a intenção de alterar o nome da Linha foi apresentada, e a proposta foi encaminhada ao Colegiado para apreciação, sendo aprovada. Assim, a partir de 2017, a Linha passou a ser denominada Política, Gestão e História da Educação. A alteração no nome da Linha deveu-se às seguintes razões:
1ª) nos últimos processos seletivos para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB), receberam-se candidatos com projetos de pesquisa que contemplam temáticas relacionadas ao campo da História da Educação e das instituições escolares;
2ª) a UCDB possui curso de Licenciatura em História, em funcionamento desde 1971, o primeiro de Campo Grande e um dos pioneiros em MS, tendo formado profissionais atuantes como professores em diferentes instituições de ensino, em organizações ligadas à ciência, educação e cultura, em centros de documentação e pesquisa, e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais, dentre outros. A inclusão, na Linha 1, da proposta de investigação sobre a História da Educação abre possibilidades de receber egressos da própria Instituição, bem como de ampliar o número de interessados oriundos de cursos de licenciaturas e bacharelados;
3ª) a proposta de alteração no nome da Linha objetiva ampliar as temáticas e os objetos de investigação. Destaca-se que há docentes vinculados à Linha 1 com formação em História e interesse em orientar acadêmicos com projetos de pesquisa que contemplem a História das Políticas Educacionais e suas relações com a História da Educação e das Instituições Escolares, além da proposta em andamento de constituir um banco de dados em História da Educação e História da Educação de Mato Grosso do Sul.
O objetivo da Linha 1 é analisar o papel do Estado no processo de formulação e materialização de políticas sociais, com ênfase nas políticas educacionais em diferentes contextos históricos. Examina a formulação, materialização e avaliação de políticas educacionais nos países da América Latina e, em especial, no Brasil, assim como a concretização dessas políticas no âmbito dos sistemas de ensino e das instituições escolares. Focaliza, portanto, pesquisas pertinentes as políticas públicas de educação, organização, planejamento e gestão educacional nos vários níveis e modalidades de ensino, além de questões relativas à história da educação no Brasil. Algumas temáticas podem ser destacadas nesse âmbito de intenções:
a) o papel do Estado na formulação, regulação e avaliação das políticas públicas educacionais;
b) o papel da sociedade civil no processo de elaboração, avaliação e controle das políticas educacionais;
c) as políticas de formação inicial e continuada de professores;
d) os processos de gestão educacional nos âmbitos do sistema de ensino e da escola;
e) a organização, planejamento, gestão escolar e financiamento da educação nos vários níveis e modalidades de ensino;
f) a legislação educacional no contexto da história da educação brasileira e da formulação das políticas educacionais;
g) as relações entre o público e o privado na educação;
h) os processos de exclusão educacional e as políticas de acesso e permanência na escola nos vários níveis e modalidades de ensino;
i) história, política e Educação Profissional;
j) história das políticas educacionais e suas relações com a história da educação e das instituições escolares.
Docentes permanentes: Prof.ª Drª. Celeida Maria Costa de Souza e Silva , Prof.ª Drª. Nadia Bigarella (coordenadora da Linha) e Prof.ª Drª. Regina Tereza Cestari de Oliveira. Docentes colaboradores: Prof. Ahyas Siss (até 2018) e Prof ª Drª. Valdivina Alves Ferreira (até 2018).
Nesta Linha, priorizam-se as investigações sobre as práticas pedagógicas como forma de efetivação do processo educativo, salientando-se as suas relações com a formação docente, já que as primeiras constituem necessariamente objeto da segunda.
Por força da sua constituição, o domínio temático desta Linha de Pesquisa é relativamente abrangente, focalizando vários aspectos, como: a constituição do currículo, a natureza dos conteúdos de aprendizagem, a transposição didática, as características específicas dos processos de ensino e aprendizagem no âmbito das disciplinas, consideradas as dimensões filosóficas, sócio-históricas, epistemológicas e psicopedagógicas envolvidas tanto no processo de ensino e aprendizagem, quanto no processo de formação dos professores como mediadores do saber escolar.
Nesse sentido, examinam-se, por um lado, a natureza e a constituição do saber escolar e o seu tratamento didático-pedagógico e, por outro, o professor e a sua formação, tanto inicial quanto continuada. O interesse sistemático da Linha 2 está nas correlações possíveis entre as várias dimensões da prática pedagógica presente na escola e a formação de professores, tais como:
(a) os saberes nas suas dimensões sócio-histórico-culturais e epistemológicas, bem como a sua articulação com o currículo escolar;
(b) o currículo escolar e o processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educativos;
(c) o processo de ensino e aprendizagem no âmbito das disciplinas;
(d) as tecnologias educacionais e suas relações com processos de ensino e de aprendizagem em contextos presenciais e à distância;
(e) os aspectos interacionais que presidem o ensino e a aprendizagem na sala de aula;
(f) a formação inicial do professor com vistas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à competência docente;
(g) a atuação do profissional do ensino no início e ao longo da carreira, buscando aprimorar sua competência teórico-prática;
(h) o desenvolvimento do docente como pessoa e profissional.
Docentes permanentes: Prof.ª Drª. Flavinês Rebolo (coordenadora da Linha), Prof.ª Drª. Maria Cristina Lima Paniago, Prof.ª Drª Marta Regina Brostolin e Prof.ª Drª. Ruth Pavan.
Estuda a diversidade cultural, contemplando questões que permeiam as relações entre educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade como dimensão epistemológica, tendo como referência a realidade das comunidades indígenas e afrodescendentes, dentre outras realidades marcadas pela pluralidade, a educação popular e os movimentos sociais.
São relevantes para os estudos e pesquisas na Linha 3 as seguintes questões: diferença, diversidade cultural, pluralidade cultural, identidade, fronteira, negociação cultural, hibridização, deslocamentos culturais e etnia, colocando-se em questão as relações interativas entre a escola, a sociedade e os seus múltiplos espaços histórico-educativos.
Nesse sentido, constituem temas de interesse da Linha:
(a) estudos culturais e educação escolar;
(b) propostas e práticas pedagógicas em contextos multiculturais;
(c) políticas de inclusão/emancipação para/nas escolas;
(d) organização escolar, trabalho pedagógico e relações de poder;
(e) formação de professores para a educação intercultural;
(f) histórias de vida: identidade cultural e profissional do professor;
(g) currículos, programas escolares e projetos político-pedagógicos no campo da educação intercultural;
(h) socialização primária e socialização secundária: a escola no espaço comunitário;
(i) educação escolar indígena: saberes, história, direitos e concretização;
(j) produção da identidade/diferença (racial, de gênero, crença, etnia, geração) em processos educativos escolares e não escolares.
Docentes permanentes: Prof. Dr. Carlos Magno Naglis Vieira (professor permanente até dezembro de 2021), Prof.ª Drª. Adir Casaro Nascimento; Prof. Dr. Heitor Queiroz de Medeiros (coordenador da Linha), Prof. Dr. José Licínio Backes e Professor colaborador: Prof. Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza (até 2019)