Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando nos seguintes temas: currículo e formação de professores na perspectiva da interculturalidade, identidade e diferença.
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Teses Orientadas
A CIRCULARIDADE DAS CRIANÇAS KAIOWÁ NA ALDEIA LARANJEIRA ÑANDERU, RIO BRILHANTE, MATO GROSSO DO SUL
A CRIANÇA INDÍGENA NO ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL
A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO
CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais?
INDÍGENAS GUATÓ NAS ESCOLAS URBANAS DE CORUMBÁ/MS
KALIVÔNO HIKO TÊRENOE: Sendo criança indígena Terena do/no século XXI - vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações
NAME NALA EM DIÁSPORA: PRESENÇA SENEGALESA EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
NAS FRONTEIRAS DAS NEGOCIAÇÕES: OUTROS SABERES E OUTROS FAZERES GUARANI E KAIOWÁ
OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PERCEPÇÃO DAS COORDENAÇÕES DE CURSO
PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO DIÁLOGO COM AS CULTURAS QUE ATRAVESSAM O CURSO DE PEDAGOGIA/UEMS/MARACAJU
PESQUISANDO COM ZACARIAS KAPIAAR”: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/A INDÍGENAS IKOLEN (GAVIÃO) DE RONDÔNIA SOBRE A ESCOLA
PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE’ÝIKUE, CAARAPÓ/MATO GROSSO DO SUL
YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO)
Área de Atuação: Antropologia /Subárea: Etnologia Indígena - Teoria Antropológica - Antropologia Urbana - Direitos Humanos e Antropologia - Educação / Subárea: Currículo
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Teses Orientadas
A ESCOLA NA RETOMADA TERENA MÃE TERRA, MIRANDA/MS: sua importância na percepção dos donos da terra
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História do Brasil, História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira.
Linhas de Pesquisa
Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Teses Orientadas
EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL “ESCOLA DA AUTORIA” NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ - MS (2016-2019)
O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (2021 – 2025)
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2021)
Área de Atuação: Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa.
Formação
Doutorado (USP)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Teses Orientadas
BEM-ESTAR DOCENTE: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES
BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS NO PANTANAL
DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA : BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE
EM FORMA PARA ENSINAR: UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CULTURA ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS DO NOSSO TEMPO: "Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica"
O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PANDEMIA DA COVID 19: AS PRÁTICAS E DESAFIOS COMO ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR
O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE
UM CONTEXTO INOVADOR: A ARTE COMO BASE PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Educação Escolar Indígena, Educação Ambiental, Educação do Campo, Ciências Ambientais, História e Meio Ambiente, Políticas Públicas
Teses Orientadas
NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cultura, identidade, diferença e formação de professores para contextos multiculturais
Formação
Pós-doutorado (Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.)
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Teses Orientadas
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O CORPO DIFERENTE
CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI
ESTUDANTES DE ORIGEM PARAGUAIA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO: INTERDIÇÕES, SILENCIAMENTOS, NEGOCIAÇÕES CULTURAIS, LINGUISTICAS E IDENTITÁRIAS NA FRONTEIRA
EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL”: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
FOI O ESPAÇO QUE ENCONTREI: A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CONTEXTO DE COLONIALIDADE GERMÂNICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS IDENTIDADES/DIFERENÇAS E SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/DOURADOS
PROTAGONISMOS ANTIRRACISTAS: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE VIDA DE MATO GROSSO DO SUL
REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ
TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS
VUKAPANAVO SÊNO TÊRENOE: A PRESENÇA DAS MULHERES TERENA NO MOVIMENTO INDÍGENA- DESAFIOS E PERCURSOS
“VÃO PARA A UNIVERSIDADE, MAS NÃO DEIXEM DE SER ÍNDIOS”: IDENTIDADES/ DIFERENÇAS INDÍGENAS PRODUZIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Área de Atuação: Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente
Formação
Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Teses Orientadas
A FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH. UNIVERSIDADE
CULTURA DIGITAL E REDES SOCIAIS: Incerteza e ousadia na formação de professores
ENTRELAÇAMENTOS HUMANO-AFETIVOS EM PROCESSOS INTERATIVOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA IES PRIVADA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A DISTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO PROFORMAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE COM/PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CLASSES HOSPITALARES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
MOVIMENTAÇÕES ENTRE O PRESENCIAL E O [DIGITAL/VIRTUAL]:PROFESSORES(AS) ARQUITETOS(AS) E URBANISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD
O VÍDEO DIDÁTICO ALÉM DAS TÉCNICAS E DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ONLINE NA ERA DA CIBERCULTURA
PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE
Área de Atuação: Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil.
Formação
Doutorado (Universidade Complutense de Madrid, UCM, Espanha.)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Teses Orientadas
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
CULTURAS INFANTIS: AS CRIANÇAS PANTANEIRAS COMO PROTAGONISTAS DE SUAS HISTÓRIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO COM FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMS-CÂMPUS DO PANTANAL
PROTAGONISMO INFANTIL E DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA AULA DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE/MS
Área de Atuação: Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação. Pesquisadora produtividade 2 CNPq
Linhas de Pesquisa
Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Teses Orientadas
A ATUAÇÃO DO “COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO” NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
CONSELHOS DE EDUCAÇÃO EM DOIS MUNICÍPIOS SULMATO-GROSSENSES, NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2014)
EDUCAÇÃO E MERITOCRACIA: A AÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL (2007 A 2010)
GRANDES OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO DO GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL (2007-2012)
MOVIMENTOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS (2014-2018)
O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (1999 - 2014)
O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016)
O “PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE” NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLEMENTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS-POLO DE CAMPO GRANDE E PARANAÍBA/MS – 2003 A 2010
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4: OFERTA EDUCATIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014-2018)
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018)
PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A GESTÃO DE ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2014)
PROJETOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA MODALIDADE EDUCACIONAL (2003 – 2018)
VALORIZAÇÃO DOCENTE NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES EM DOIS MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor, educação, reflexão e cultura
Formação
Doutorado (Universidade do Vale do Rio do Sinos)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Teses Orientadas
A (NÃO) PRESENÇA DA INTER/MULTICULTURALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS DOS SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CONTRACORRENTE: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR-HOMEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
DECOLONIZANDO O CURRÍCULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PROFESSORA INDÍGENAS GAVIÃO EM RONDÔNIA
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR-PESQUISADOR
O QUEFAZER DOCENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E TENSÕES
PESQUISA-AÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA: ACONTECIMENTOS FORMATIVOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE INTERNAÇÃO: CONCEPÇÕES DE SOCIOEDUCAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O QUEFAZER PEDAGÓGICO
PROFESSORES SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO BILÍNGUE: CONCEPÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES
SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS