Mestrado e Doutorado em Educação

Docentes

+ Adir Casaro Nascimento (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: adir@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1629728652577164
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando nos seguintes temas: currículo e formação de professores na perspectiva da interculturalidade, identidade e diferença.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Dissertações Orientadas
    • A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA MARCOLINO LILI: UMA POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO ÉTNICO - Alfredo Anástacio Neto
    • A ESCOLA MUNICIPAL FELICIANO PIO - ALDEIA IPEGUE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: ANÁLISE DOS IMPACTOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
    • A MATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI/KAIOWA E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS DE SABERES
    • A PEDAGOGIA TERENA E A CRIANÇA DO PIN NIOAQUE:AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA, COMUNIDADE E ESCOLA - Eliane Gonçalves de Lima
    • A PLURALIDADE CULTURAL E A PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA E UMA ESCOLA DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS - Eugênia Portela de Siqueira Marques
    • A REPRESENTAÇÃO DO DOCENTE E DO ACADÊMICO INDÍGENA, COM RELAÇÃO AS COTAS INDÍGENAS, NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DOURADOS
    • AÇÕES AFIRMATIVAS, COTAS E A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
    • ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA TERENA: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO DA IDENTIDADE TERENA DA ALDEIA CACHOEIRINHA./ MIRANDA/ MS
    • AS REPRESENTAÇÕES DOS INDIGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO) DO ENSINO PÚBLICO DE CAMPO GRANDE / MS
    • CLASSES DE IDADE XAVANTE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA
    • COMUNIDADE TERENA DE ROCHEDO/MS - ALDEIA BÁLSAMO: A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NOS PROCESSOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
    • CRIANÇAS INDÍGENAS EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E PAIS DE ALUNOS INDÍGENAS EM NOVO PROGRESSO PARÁ
    • CULTURA REGIONAL E O ENSINO DA ARTE:CAMINHO PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURAL / ESTUDO DE CASO: E. M. SULIVAN SILVESTRE OLIVEIRA / TUMUNE KALIVONO /CRIANÇA DO FUTURO - Nilva Heimbach
    • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNCÍPIO DE DOURADOS/MS (2001-2010)
    • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA e os PROCESSOS PRÓPRIOS DE APRENDIZAGENS: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Amambai - MS.
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS DO CURSO NORMAL MÉDIO INTERCULTURAL INDÍGENA ARÁ VERÁ NA PERSPECTIVA DA V TURMA 2015
    • IDENTIDADES INDÍGENAS NA MÍDIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INDÍGENAS SOBRE IDENTIDADE/DIFERENÇA E REPRESENTAÇÃO
    • NAS TRAMAS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA FRENTE À ALTERIDADE DOS ALUNOS INDÍGENAS
    • O ENSINO DIFERENCIADO NA ESCOLA INDÍGENA /TENGATUÍ MARANGATÚ/
    • O PERCURSO HISTÓRICO DA LÍNGUA E CULTURA TERENA NA ALDEIA IPEGUE/AQUIDAUANA/ MS
    • O PROJETO CÓRREGO BANDEIRA E AS CRIANÇAS TERENA
    • O QUE INTERESSA SABER DE ÍNDIO?: UM ESTUDO A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS DE ESCOLAS DE CAMPO GRANDE SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DO MATO GROSSO DO SUL
    • OGUATA PYAHU (UMA NOVA CAMINHADA) NO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA RESERVA INDÍGENA TE’ÝIKUE
    • PERCEPÇÃO DOS ADULTOS TERENA SOBRE A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ALDEIA TERERÉ DE SIDROLÂNDIA- MS
    • PRINCÍPIOS E VALORES FRANCISCANOS EM TEMPOS DE SOCIEDADE LÍQUIDA: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO – DOURADOS-MS
    • UM OLHAR DESSANO PARA A CULTURA/PEDAGOGIA DESSANA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO
    • UNIARTE: DESPERTANDO NOVOS OLHARES
  • Teses Orientadas
    • A CIRCULARIDADE DAS CRIANÇAS KAIOWÁ NA ALDEIA LARANJEIRA ÑANDERU, RIO BRILHANTE, MATO GROSSO DO SUL
    • A CRIANÇA INDÍGENA NO ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
    • A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL
    • A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO
    • CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais?
    • INDÍGENAS GUATÓ NAS ESCOLAS URBANAS DE CORUMBÁ/MS
    • KALIVÔNO HIKO TÊRENOE: Sendo criança indígena Terena do/no século XXI - vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações
    • NAME NALA EM DIÁSPORA: PRESENÇA SENEGALESA EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
    • NAS FRONTEIRAS DAS NEGOCIAÇÕES: OUTROS SABERES E OUTROS FAZERES GUARANI E KAIOWÁ
    • OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PERCEPÇÃO DAS COORDENAÇÕES DE CURSO
    • PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO DIÁLOGO COM AS CULTURAS QUE ATRAVESSAM O CURSO DE PEDAGOGIA/UEMS/MARACAJU
    • PESQUISANDO COM ZACARIAS KAPIAAR”: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/A INDÍGENAS IKOLEN (GAVIÃO) DE RONDÔNIA SOBRE A ESCOLA
    • PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE’ÝIKUE, CAARAPÓ/MATO GROSSO DO SUL
    • YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO)
+ Ahyas Siss (colaborador de 01/03/2014 a 30/04/2017) (Colaborador)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: ahyassiss@gmail.com
  • Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708349Y0
  • URL: http://www.ufrrj.br
  • Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de antropologia social, sociologia e educação
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Teses Orientadas
    • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PROJETO NEGRAEVA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2002 - 2004)
    • POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: IMPLICAÇÕES NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE AFRO-BRASILEIROS/AS COTISTAS EGRESSOS/AS DA UEMS (2007-2014)
+ Antônio Hilário Aguilera Urquiza (colaborador de 01/01/2013 a 28/11/2019) (Colaborador)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: hilarioaguilera@gmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8582796165061936
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Antropologia /Subárea: Etnologia Indígena - Teoria Antropológica - Antropologia Urbana - Direitos Humanos e Antropologia - Educação / Subárea: Currículo
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Teses Orientadas
    • A ESCOLA NA RETOMADA TERENA MÃE TERRA, MIRANDA/MS: sua importância na percepção dos donos da terra
+ Carlos Magno Naglis Vieira (Professor permanente até dezembro de 2021) (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: cmhist@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/0757780259670322
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de História, História Indígena, Antropologia, Educação e Educação Escolar Indígena.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Dissertações Orientadas
    • A CONQUISTA DE UM NOVO TERRITÓRIO: INDÍGENAS ADVOGADOS E ADVOGADAS - UM OLHAR DECOLONIAL PARA OS CURSOS DE DIREITO
    • A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ: um estudo a partir dos relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola
    • AS MANIFESTAÇÕES DE CRIANÇAS DE 05 E 06 ANOS SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA ESCOLA DE RONDONÓPOLIS/MT.
    • AS PROFESSORAS TERENA NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO TRADICIONAL DA ALDEIA BURITI/DOIS IRMÃOS DO BURITI – MS
    • AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES INDIGENAS DOS 6° E 7° ANOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA NO ESTADO DO AMAZONAS SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS
    • OS ACADÊMICOS NEGROS DO CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS: um estudo em uma faculdade de Rio Verde/GO
    • OS IDOSOS NA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE-UMI/UCDB: o que dizem sobre suas histórias e identidades
    • OS POVOS INDÍGENAS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CAMPO GRANDE /MS
+ Celeida Maria Costa de Souza e Silva (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: celeidams@uol.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7322447323539592
  • URL: http://lattes.cnpq.br/7322447323539592
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História do Brasil, História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira.
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Dissertações Orientadas
    • A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO
    • A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) – (2009-2013)
    • A LICENCIATURA LETRAS LIBRAS – MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) (2013-2017)
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) (2008-2012)
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2003-2008)
    • O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL, NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI – MS (2009-2015)
    • O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2011)
    • O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2008-2014)
    • POLÍTICAS/PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS (2014-2018)
  • Teses Orientadas
    • EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL “ESCOLA DA AUTORIA” NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ - MS (2016-2019)
    • O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (2021 – 2025)
    • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2021)
+ Flavinês Rebolo (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: frebolo@ucdb.br - flavines.rebolo@uol.com.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7132889814371370
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa.
  • Formação
    • Doutorado (USP)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Dissertações Orientadas
    • A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (TEATRO E DANÇA): CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E O BEM-ESTAR DOS PROFESSORES DE ARTE DE CAMPO GRANDE/MS.
    • AS CONTRIBUIÇÕES DA “OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO” PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA, O TRABALHO E O BEM-ESTAR DOCENTE: A EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BANDEIRANTES/MS
    • BEM-ESTAR ∕MAL-ESTAR NO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO GRANDE – MS
    • CLIMA ESCOLAR SEGUNDO OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
    • CONSTRUINDO UM TECIDO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS: RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE GESTORES E PROFESSORES E O BEM-ESTAR OU MAL-ESTAR DOCENTE
    • DE “MANEQUIM FUNERÁRIO” A MESTRE EM EDUCAÇÃO: um estudo sobre as questões da sexualidade e do corpo nas relações vividas na escola
    • METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
    • O BEM-ESTAR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
    • O BEM-ESTAR DOCENTE E A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MS
    • O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DE ESCOLAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ – RO
    • O BEM-ESTAR NO TRABALHO DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SURDEZ
    • O TRABALHO E O BEM-ESTAR DO PROFESSOR DE MÚSICA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAMPO GRANDE-MS
    • OS "BONS PROFESSORES" DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL / DOURADOS: Uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas
    • OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE, MS
    • OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZADO DO ALUNO SURDO NA UNIVERSIDADE
    • PROFESSORES DE ARTE: FATORES DE SATISFAÇÃO E BEM-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE
    • PROFESSORES INICIANTES NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO: NARRATIVAS DESSA CONSTITUIÇÃO
    • SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE UTILIZAM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
    • SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE À PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS
    • SÍNDROME DE BURNOUT: um estudo com docentes de uma escola estadual de Campo Grande-MS
  • Teses Orientadas
    • BEM-ESTAR DOCENTE: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES
    • BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS NO PANTANAL
    • DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA : BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE
    • EM FORMA PARA ENSINAR: UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES
    • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CULTURA ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS DO NOSSO TEMPO: "Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica"
    • O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PANDEMIA DA COVID 19: AS PRÁTICAS E DESAFIOS COMO ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR
    • O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE
    • UM CONTEXTO INOVADOR: A ARTE COMO BASE PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
+ Heitor Queiroz de Medeiros (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: heitor.medeiros@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/3514452077401966
  • URL: http://site.ucdb.br/
  • Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Educação Escolar Indígena, Educação Ambiental, Educação do Campo, Ciências Ambientais, História e Meio Ambiente, Políticas Públicas
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Dissertações Orientadas
    • A CRIANÇA INDÍGENA TERENA DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL: O PRIMEIRO CONTATO ESCOLAR
    • A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA DA ESTADUAL NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS
    • CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA ALDEINHA, EM ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL
    • ESCOLA PANTANEIRA SANTANA, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, EM MATO GROSSO DO SUL: UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL?
    • O PROTAGONISMO DA ESCOLA POLO INDÍGENA TERENA ALEXINA ROSA FIGUEREDO, DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL, NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO DA TERRA INDÍGENA BURITI
    • O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES TERENA DA ALDEIA TERERÉ - TERRA BURITI - SIDROLÂNDIA-MS: NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER COMUNITÁRIO
    • PROCESSO PRÓPRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM KAIOWÁ E GUARANI NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA PÓLO DA RESERVA INDÍGENA TE’ÝIKUE: Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade e Sustentabilidade
    • TAVYTERÃ REKO ROKYTA: OS PILARES DA EDUCAÇÃO GUARANI KAIOWÁ NOS PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Teses Orientadas
    • NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES
+ José Licínio Backes (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: backes@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/9226900461088151
  • URL: http://www.ucdb.br/docentes/licinio
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cultura, identidade, diferença e formação de professores para contextos multiculturais
  • Formação
    • Pós-doutorado (Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
    • Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
  • Dissertações Orientadas
    • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL 1964 A 1985
    • A IMPORTÂNCIA DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR ZUMBI DOS PALMARES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES NEGRAS QUE SE FORMARAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
    • A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES
    • A INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROJETO INCLUSÃO RADICAL
    • A INSERÇÃO DA TEMÁTICA RACIAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
    • A LEI Nº 10.639/2003 E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS DO 6º AO 9º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE – MS COM ALTO IDEB
    • A LUTA E RESISTÊNCIA DE MULHERES PARTICIPANTES DO GRUPO TEZ PARA A DESCONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE RACISTA E SEXISTA
    • A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS NUMA ESCOLA LOCALIZADA NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
    • AS/OS DOCENTES DE HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA E A (DES/RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS
    • CULTURA DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
    • DISCUSSÃO RACIAL NA ESCOLA E GRUPO AFRO-RICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL
    • EDUCAÇÃO E GÊNERO - A RE-SIGNIFICAÇÃO DA MASCULINIDADE
    • EFEITOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS IDENTIDADES DE NEGROS COTISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
    • FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL
    • GÊNERO, SEXUALIDADE E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ADOLESCÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
    • INDÍGENAS TERENA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA SITUADA NA ALDEIA TERERÉ – SIDROLÂNDIA/MATO GROSSO DO SUL
    • O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL E SUAS IDENTIDADES
    • O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E A ATUALIDADE DA QUESTÃO NA ESCOLA: ENTRE A EXISTÊNCIA DA LEI Nº10. 639/03 E O FAZER PEDAGÓGICO DO EDUCADOR
    • O PROFESSOR DE LETRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
    • OS EDUCADORES, A DIVERSIDADE CULTURAL E APRODUÇÃO DE IDENTIDADES/DIFERENÇAS
    • OS GESTORES ESCOLARES E A DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS
    • PROFESSORES DO ASSENTAMENTO TAQUARAL: ATRAJETÓRIA DE LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO
    • REPRESENTAÇÕES DE NEGROS PRODUZIDAS POR ALUNOS, MEDIADAS PELA LEITURA DA OBRA “O MULATO”
  • Teses Orientadas
    • A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS
    • AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
    • AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O CORPO DIFERENTE
    • CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI
    • ESTUDANTES DE ORIGEM PARAGUAIA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO: INTERDIÇÕES, SILENCIAMENTOS, NEGOCIAÇÕES CULTURAIS, LINGUISTICAS E IDENTITÁRIAS NA FRONTEIRA
    • EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL”: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
    • FOI O ESPAÇO QUE ENCONTREI: A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CONTEXTO DE COLONIALIDADE GERMÂNICA
    • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS IDENTIDADES/DIFERENÇAS E SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/DOURADOS
    • PROTAGONISMOS ANTIRRACISTAS: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE VIDA DE MATO GROSSO DO SUL
    • REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ
    • TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS
    • VUKAPANAVO SÊNO TÊRENOE: A PRESENÇA DAS MULHERES TERENA NO MOVIMENTO INDÍGENA- DESAFIOS E PERCURSOS
    • “VÃO PARA A UNIVERSIDADE, MAS NÃO DEIXEM DE SER ÍNDIOS”: IDENTIDADES/ DIFERENÇAS INDÍGENAS PRODUZIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
+ Maria Cristina Lima Paniago (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: cristina@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7069068378393799
  • URL: www.ucdb.br/docentes/mariacristina
  • Área de Atuação: Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente
  • Formação
    • Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Dissertações Orientadas
    • A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA:APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LITERATURA TROVADORESCA MEDIADA POR UM HIPERTEXTO
    • A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
    • A SALA DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
    • A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NO PROCESSO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
    • AS COMPREENSÕES E COMPLEXIDADES DO ENSINO HÍBRIDO EM CENÁRIO DE TRANSFORMAÇÕES: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERIDADE PRIVADO NO ESTADO DE MS
    • AS IMPLICAÇÕES POSSÍVEIS DO USO DO WHATSAPP ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FILOSOFIA
    • AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
    • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
    • CIBERSTALKING!? E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
    • DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA A TERCEIRA IDADE
    • EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UM OLHAR SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE
    • IMPLICAÇÕES DO USO LAPTOP INDIVIDUAL NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS
    • INTER-RELAÇÕES PROFESSOR, ALUNOS E FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS SALAS DE TECNOLOGIAS
    • LEITURA, LITERATURA E CINEMA NA SALA DE AULA:UMA CENA
    • O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃOONLINE: INTERAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIASDE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
    • PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA EJA – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NO DIÁLOGO ENTRE COORDENAÇÃO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS
    • PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - MS
    • PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DIÁLOGOS SOBRE PROCESSOS FORMATIVOS, PRÁTICAS E ENSINO REMOTO
    • PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
    • PROJETO RÁDIO RECREIO NO DIA A DIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
    • REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA EM UM CURSO LIVRE DE IDIOMAS ONLINE
    • TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS: FERRAMENTAS OU POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM O MUNDO?
  • Teses Orientadas
    • A FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
    • APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH. UNIVERSIDADE
    • CULTURA DIGITAL E REDES SOCIAIS: Incerteza e ousadia na formação de professores
    • ENTRELAÇAMENTOS HUMANO-AFETIVOS EM PROCESSOS INTERATIVOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA IES PRIVADA
    • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A DISTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO PROFORMAR
    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE COM/PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CLASSES HOSPITALARES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
    • MOVIMENTAÇÕES ENTRE O PRESENCIAL E O [DIGITAL/VIRTUAL]:PROFESSORES(AS) ARQUITETOS(AS) E URBANISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
    • O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD
    • O VÍDEO DIDÁTICO ALÉM DAS TÉCNICAS E DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ONLINE NA ERA DA CIBERCULTURA
    • PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE
+ Marta Regina Brostolin (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: brosto@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6004951866411296
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil.
  • Formação
    • Doutorado (Universidade Complutense de Madrid, UCM, Espanha.)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Dissertações Orientadas
    • A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO GRANDE/MS
    • A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS – UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE
    • A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    • A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU COTIDIANO: OUVINDO O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA
    • A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS
    • A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CEIS DE BONITO - MS
    • A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
    • A PRÁTICA DOCENTE E A ORGANIZAÇÃO TEMPO/ESPAÇO NA PRÉ-ESCOLA
    • AS AÇÕES DO PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA PEDAGOGIA/ UCDB
    • AS CRIANÇAS COMO PRODUTORAS DE CULTURAS INFANTIS NO COTIDIANO DA CRECHE
    • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS EMEIS DE CAMPO GRANDE–MS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
    • AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL/LUGAR DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR
    • CLASSE HOSPITALAR: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO
    • CRIANÇAS BEM PEQUENAS E AS INTERAÇÕES COM LEITURA E ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS VOZES DOS PROFESSORES.
    • EDUCAÇÃO INFANTIL E TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES
    • ENTRE TRAMAS E INTERAÇÕES: O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NUMA CRECHE DE CAMPO GRANDE/MS
    • INÍCIO DA DOCÊNCIA: APRENDENDO A SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    • O COTIDIANO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: (DES) CONSTRUÇÕES
    • O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - THAÍS CARDOZO DE SOUZA DOS SANTOS
  • Teses Orientadas
    • CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
    • CULTURAS INFANTIS: AS CRIANÇAS PANTANEIRAS COMO PROTAGONISTAS DE SUAS HISTÓRIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
    • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO
    • FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO COM FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMS-CÂMPUS DO PANTANAL
    • PROTAGONISMO INFANTIL E DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA AULA DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE/MS
+ NADIA BIGARELLA (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: Nadia Bigarella
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/2605563325860764
  • URL: http://lattes.cnpq.br/2605563325860764
  • Área de Atuação: Atua principalmente nos seguintes temas: conselhos de educação, gestão e políticas públicas educacionais e gestão educacional da educação básica
  • Dissertações Orientadas
    • A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO
    • APLICAÇÃO DE POLÍTICAS NORTEADORAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MATO GROSSO DO SUL: CEAME/TEA (2016-2020)
    • ESCOLA PLENA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE MATO GROSSO (2015-2018)
    • NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S): POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
    • O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (PEE/MS – 2014-2024): META 4: EDUCAÇÃO ESPECIAL
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014-2024): DIREITO À EDUCAÇÃO EXPRESSO NA META 2 E NA ESTRATÉGIA 2.4
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014/2024): ANÁLISE DA META 4 - NO QUE DIZ RESPEITO AO ACESSO E PERMANÊNCIA
    • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CORUMBÁ - MS (2015-2025): AÇÕES E PROCESSOS PARA O CUMPRIMENTO DA META 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL
+ Regina Tereza Cestari de Oliveira (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: reginacestari@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/6569293985017211
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação. Pesquisadora produtividade 2 CNPq
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
    • Linha I: Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
  • Dissertações Orientadas
    • A CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE DIRIGENTES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE / MS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO ESCOLAR (2001-2004)
    • A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB NA GESTÃO DOS RECURSOS EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2008)
    • A UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2007-2010)
    • CENTROS DE ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2022)
    • DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL - 1999 a 2006
    • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: MISSÃO INSTITUCIONAL DO SENAI
    • EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL E A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NOTURNO 1990 a 2006
    • JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2020)
    • O ENSINO SECUNDÁRIO EM CORUMBÁ, SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO: O GINÁSIO MARIA LEITE (1918-1937)
    • O ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: O GINÁSIO OSVALDO CRUZ (1927-1949)
    • O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR (2007 - 2010)
    • O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE- ESCOLA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2007-2010): A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
    • OFERTA EDUCATIVA DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2015-2020)
    • OS GRUPOS ESCOLARES NO ESTADO DE MATOGROSSO COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA PÚBLICAEDUCACIONAL: O GRUPO ESCOLAR JOAQUIMMURTINHO, EM CAMPO GRANDE, SUL DO ESTADO(1910 ? 1950).
    • PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA CAMPEÃ PARA A GESTÃO ESCOLAR
    • PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES (2007-2010)
    • POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MATO GROSSO DO SUL: A EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO - MOVA/ MS (1999/2006)
    • POLÍTICA DE GESTÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: IMPLICAÇÕES DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (2005- 2008)
    • POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1999-2006)
    • PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS(1999-2006)
    • PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA– 2003 A 2010
    • PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): O PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE CAMPO GRANDE, MS (2002 - 2005)
    • PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: O PAPEL DAS UNIDADES EXECUTORAS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA - de 2003 a 2005.
    • PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA - A GESTÃO DO PRONERA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 1998-2001
    • PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETORES ESCOLARES, NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2010)
  • Teses Orientadas
    • A ATUAÇÃO DO “COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO” NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
    • CONSELHOS DE EDUCAÇÃO EM DOIS MUNICÍPIOS SULMATO-GROSSENSES, NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2014)
    • EDUCAÇÃO E MERITOCRACIA: A AÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL (2007 A 2010)
    • GRANDES OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO DO GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL (2007-2012)
    • MOVIMENTOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS (2014-2018)
    • O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (1999 - 2014)
    • O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016)
    • O “PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE” NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLEMENTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS-POLO DE CAMPO GRANDE E PARANAÍBA/MS – 2003 A 2010
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4: OFERTA EDUCATIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014-2018)
    • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018)
    • PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A GESTÃO DE ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2014)
    • PROJETOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA MODALIDADE EDUCACIONAL (2003 – 2018)
    • VALORIZAÇÃO DOCENTE NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES EM DOIS MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
+ Ruth Pavan (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: ruth@ucdb.br
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8227786473173731
  • URL: www.ucdb.br
  • Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor, educação, reflexão e cultura
  • Formação
    • Doutorado (Universidade do Vale do Rio do Sinos)
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
    • Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
  • Dissertações Orientadas
    • A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS/DAS PROFISSIONAIS LIBERAIS INSERIDOS/AS NA ATIVIDADE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
    • A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    • A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A PRÁXIS DOCENTE
    • A DIFERENÇA CULTURAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALTO IDEB
    • A DOCÊNCIA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
    • A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO ENSINO FUNDAMENTAL
    • A IMPLEMENTAÇÃO DO 1º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA
    • APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UMA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DAS POSSIBILIDADES E LIMITES
    • AS CONCEPÇÕES DE DESIGUALDADE SOCIAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALTO IDEB
    • AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
    • ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
    • CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
    • CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEEJA - DOURADOS/MS
    • CURRÍCULO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
    • CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS
    • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA
    • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA / LICENCIATURA: UM ESTUDO DE CASO
    • O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS(AS) ALUNOS(AS) DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    • O IMPACTO DA AVALIAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS
    • O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO
    • O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
    • RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA ESTADUAL COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E DOM BOSCO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES
  • Teses Orientadas
    • A (NÃO) PRESENÇA DA INTER/MULTICULTURALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
    • A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    • CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS DOS SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR
    • CONTRACORRENTE: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR-HOMEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    • CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
    • DECOLONIZANDO O CURRÍCULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PROFESSORA INDÍGENAS GAVIÃO EM RONDÔNIA
    • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR-PESQUISADOR
    • O QUEFAZER DOCENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E TENSÕES
    • PESQUISA-AÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA: ACONTECIMENTOS FORMATIVOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    • PROFESSORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE INTERNAÇÃO: CONCEPÇÕES DE SOCIOEDUCAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O QUEFAZER PEDAGÓGICO
    • PROFESSORES SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO BILÍNGUE: CONCEPÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES
    • SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS
+ Valdivina Alves Ferreira (permanente até dezembro de 2016 e colaboradora até junho de 2017) (Permanente)
  • Titulação: Doutorado
  • Contato: valdivina5784@hotmail.com
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/4825111570999096
  • URL: http://lattes.cnpq.br/4825111570999096
  • Área de Atuação: Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa. Avaliadora Institucional do INEP/MEC
  • Linhas de Pesquisa
    • Linha I: Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
    • Linha I: Política, Gestão e História da Educação
  • Dissertações Orientadas
    • O EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS: IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS (2010–2015)
    • O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2011-2015)