Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando nos seguintes temas: currículo e formação de professores na perspectiva da interculturalidade, identidade e diferença.
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Dissertações Orientadas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA MARCOLINO LILI: UMA POSSIBILIDADE DE FORTALECIMENTO ÉTNICO - Alfredo Anástacio Neto
A ESCOLA MUNICIPAL FELICIANO PIO - ALDEIA IPEGUE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: ANÁLISE DOS IMPACTOS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
A MATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI/KAIOWA E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM: DIÁLOGOS DE SABERES
A PEDAGOGIA TERENA E A CRIANÇA DO PIN NIOAQUE:AS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA, COMUNIDADE E ESCOLA - Eliane Gonçalves de Lima
A PLURALIDADE CULTURAL E A PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA - UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA E UMA ESCOLA DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS - Eugênia Portela de Siqueira Marques
A REPRESENTAÇÃO DO DOCENTE E DO ACADÊMICO INDÍGENA, COM RELAÇÃO AS COTAS INDÍGENAS, NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DOURADOS
AÇÕES AFIRMATIVAS, COTAS E A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA TERENA: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO DA IDENTIDADE TERENA DA ALDEIA CACHOEIRINHA./ MIRANDA/ MS
AS REPRESENTAÇÕES DOS INDIGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO) DO ENSINO PÚBLICO DE CAMPO GRANDE / MS
CLASSES DE IDADE XAVANTE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA
COMUNIDADE TERENA DE ROCHEDO/MS - ALDEIA BÁLSAMO: A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NOS PROCESSOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
CRIANÇAS INDÍGENAS EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E PAIS DE ALUNOS INDÍGENAS EM NOVO PROGRESSO PARÁ
CULTURA REGIONAL E O ENSINO DA ARTE:CAMINHO PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURAL / ESTUDO DE CASO: E. M. SULIVAN SILVESTRE OLIVEIRA / TUMUNE KALIVONO /CRIANÇA DO FUTURO - Nilva Heimbach
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNCÍPIO DE DOURADOS/MS (2001-2010)
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA e os PROCESSOS PRÓPRIOS DE APRENDIZAGENS: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Amambai - MS.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS DO CURSO NORMAL MÉDIO INTERCULTURAL INDÍGENA ARÁ VERÁ NA PERSPECTIVA DA V TURMA 2015
IDENTIDADES INDÍGENAS NA MÍDIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INDÍGENAS SOBRE IDENTIDADE/DIFERENÇA E REPRESENTAÇÃO
NAS TRAMAS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA FRENTE À ALTERIDADE DOS ALUNOS INDÍGENAS
O ENSINO DIFERENCIADO NA ESCOLA INDÍGENA /TENGATUÍ MARANGATÚ/
O PERCURSO HISTÓRICO DA LÍNGUA E CULTURA TERENA NA ALDEIA IPEGUE/AQUIDAUANA/ MS
O PROJETO CÓRREGO BANDEIRA E AS CRIANÇAS TERENA
O QUE INTERESSA SABER DE ÍNDIO?: UM ESTUDO A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS DE ESCOLAS DE CAMPO GRANDE SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS DO MATO GROSSO DO SUL
OGUATA PYAHU (UMA NOVA CAMINHADA) NO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA RESERVA INDÍGENA TE’ÝIKUE
PERCEPÇÃO DOS ADULTOS TERENA SOBRE A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ALDEIA TERERÉ DE SIDROLÂNDIA- MS
PRINCÍPIOS E VALORES FRANCISCANOS EM TEMPOS DE SOCIEDADE LÍQUIDA: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO – DOURADOS-MS
UM OLHAR DESSANO PARA A CULTURA/PEDAGOGIA DESSANA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO
UNIARTE: DESPERTANDO NOVOS OLHARES
Teses Orientadas
A CIRCULARIDADE DAS CRIANÇAS KAIOWÁ NA ALDEIA LARANJEIRA ÑANDERU, RIO BRILHANTE, MATO GROSSO DO SUL
A CRIANÇA INDÍGENA NO ESPAÇO ESCOLAR DE CAMPO GRANDE/MS: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E BILÍNGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL
A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO
CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais?
INDÍGENAS GUATÓ NAS ESCOLAS URBANAS DE CORUMBÁ/MS
KALIVÔNO HIKO TÊRENOE: Sendo criança indígena Terena do/no século XXI - vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações
NAME NALA EM DIÁSPORA: PRESENÇA SENEGALESA EM CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL
NAS FRONTEIRAS DAS NEGOCIAÇÕES: OUTROS SABERES E OUTROS FAZERES GUARANI E KAIOWÁ
OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA PERCEPÇÃO DAS COORDENAÇÕES DE CURSO
PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO DIÁLOGO COM AS CULTURAS QUE ATRAVESSAM O CURSO DE PEDAGOGIA/UEMS/MARACAJU
PESQUISANDO COM ZACARIAS KAPIAAR”: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES/A INDÍGENAS IKOLEN (GAVIÃO) DE RONDÔNIA SOBRE A ESCOLA
PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE’ÝIKUE, CAARAPÓ/MATO GROSSO DO SUL
YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO)
Área de Atuação: Antropologia /Subárea: Etnologia Indígena - Teoria Antropológica - Antropologia Urbana - Direitos Humanos e Antropologia - Educação / Subárea: Currículo
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Teses Orientadas
A ESCOLA NA RETOMADA TERENA MÃE TERRA, MIRANDA/MS: sua importância na percepção dos donos da terra
Área de Atuação: Tem experiência na área de História, História Indígena, Antropologia, Educação e Educação Escolar Indígena.
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Dissertações Orientadas
A CONQUISTA DE UM NOVO TERRITÓRIO: INDÍGENAS ADVOGADOS E ADVOGADAS - UM OLHAR DECOLONIAL PARA OS CURSOS DE DIREITO
A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ: um estudo a partir dos relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola
AS MANIFESTAÇÕES DE CRIANÇAS DE 05 E 06 ANOS SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA ESCOLA DE RONDONÓPOLIS/MT.
AS PROFESSORAS TERENA NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO TRADICIONAL DA ALDEIA BURITI/DOIS IRMÃOS DO BURITI – MS
AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES INDIGENAS DOS 6° E 7° ANOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA NO ESTADO DO AMAZONAS SOBRE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS
OS ACADÊMICOS NEGROS DO CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS: um estudo em uma faculdade de Rio Verde/GO
OS IDOSOS NA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE-UMI/UCDB: o que dizem sobre suas histórias e identidades
OS POVOS INDÍGENAS NA SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE CAMPO GRANDE /MS
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História do Brasil, História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira.
Linhas de Pesquisa
Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Dissertações Orientadas
A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) – (2009-2013)
A LICENCIATURA LETRAS LIBRAS – MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) (2013-2017)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) (2008-2012)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2003-2008)
O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL, NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI – MS (2009-2015)
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2011)
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2008-2014)
POLÍTICAS/PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS (2014-2018)
Teses Orientadas
EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL “ESCOLA DA AUTORIA” NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ - MS (2016-2019)
O DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA POLÍTICA INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (2021 – 2025)
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2021)
Área de Atuação: Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa.
Formação
Doutorado (USP)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Dissertações Orientadas
A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (TEATRO E DANÇA): CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E O BEM-ESTAR DOS PROFESSORES DE ARTE DE CAMPO GRANDE/MS.
AS CONTRIBUIÇÕES DA “OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO” PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA, O TRABALHO E O BEM-ESTAR DOCENTE: A EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BANDEIRANTES/MS
BEM-ESTAR ∕MAL-ESTAR NO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO GRANDE – MS
CLIMA ESCOLAR SEGUNDO OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
CONSTRUINDO UM TECIDO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS: RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE GESTORES E PROFESSORES E O BEM-ESTAR OU MAL-ESTAR DOCENTE
DE “MANEQUIM FUNERÁRIO” A MESTRE EM EDUCAÇÃO: um estudo sobre as questões da sexualidade e do corpo nas relações vividas na escola
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL
O BEM-ESTAR DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS
O BEM-ESTAR DOCENTE E A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MS
O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DE ESCOLAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ – RO
O BEM-ESTAR NO TRABALHO DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SURDEZ
O TRABALHO E O BEM-ESTAR DO PROFESSOR DE MÚSICA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CAMPO GRANDE-MS
OS "BONS PROFESSORES" DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL / DOURADOS: Uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE, MS
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZADO DO ALUNO SURDO NA UNIVERSIDADE
PROFESSORES DE ARTE: FATORES DE SATISFAÇÃO E BEM-ESTAR NO TRABALHO DOCENTE
PROFESSORES INICIANTES NA FUNÇÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO: NARRATIVAS DESSA CONSTITUIÇÃO
SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE UTILIZAM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE À PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS
SÍNDROME DE BURNOUT: um estudo com docentes de uma escola estadual de Campo Grande-MS
Teses Orientadas
BEM-ESTAR DOCENTE: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES
BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS NO PANTANAL
DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA : BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE
EM FORMA PARA ENSINAR: UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E CULTURA ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS DO NOSSO TEMPO: "Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica"
O BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA PANDEMIA DA COVID 19: AS PRÁTICAS E DESAFIOS COMO ARTICULADOR, FORMADOR E TRANSFORMADOR
O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE
UM CONTEXTO INOVADOR: A ARTE COMO BASE PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Educação Escolar Indígena, Educação Ambiental, Educação do Campo, Ciências Ambientais, História e Meio Ambiente, Políticas Públicas
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Dissertações Orientadas
A CRIANÇA INDÍGENA TERENA DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL: O PRIMEIRO CONTATO ESCOLAR
A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA DA ESTADUAL NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA ALDEINHA, EM ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL
ESCOLA PANTANEIRA SANTANA, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, EM MATO GROSSO DO SUL: UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL?
O PROTAGONISMO DA ESCOLA POLO INDÍGENA TERENA ALEXINA ROSA FIGUEREDO, DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL, NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO DA TERRA INDÍGENA BURITI
O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES TERENA DA ALDEIA TERERÉ - TERRA BURITI - SIDROLÂNDIA-MS: NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER COMUNITÁRIO
PROCESSO PRÓPRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM KAIOWÁ E GUARANI NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA PÓLO DA RESERVA INDÍGENA TE’ÝIKUE: Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade e Sustentabilidade
TAVYTERÃ REKO ROKYTA: OS PILARES DA EDUCAÇÃO GUARANI KAIOWÁ NOS PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Teses Orientadas
NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cultura, identidade, diferença e formação de professores para contextos multiculturais
Formação
Pós-doutorado (Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.)
Linhas de Pesquisa
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Linha III: Diversidade Cultural e Educação Indígena
Dissertações Orientadas
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL 1964 A 1985
A IMPORTÂNCIA DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR ZUMBI DOS PALMARES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES NEGRAS QUE SE FORMARAM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES
A INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO PROJETO INCLUSÃO RADICAL
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA RACIAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
A LEI Nº 10.639/2003 E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS DO 6º AO 9º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE – MS COM ALTO IDEB
A LUTA E RESISTÊNCIA DE MULHERES PARTICIPANTES DO GRUPO TEZ PARA A DESCONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE RACISTA E SEXISTA
A PRESENÇA DE ALUNOS BOLIVIANOS NUMA ESCOLA LOCALIZADA NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
AS/OS DOCENTES DE HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA E A (DES/RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS
CULTURA DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
DISCUSSÃO RACIAL NA ESCOLA E GRUPO AFRO-RICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL
EDUCAÇÃO E GÊNERO - A RE-SIGNIFICAÇÃO DA MASCULINIDADE
EFEITOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS IDENTIDADES DE NEGROS COTISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL
GÊNERO, SEXUALIDADE E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ADOLESCÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
INDÍGENAS TERENA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA SITUADA NA ALDEIA TERERÉ – SIDROLÂNDIA/MATO GROSSO DO SUL
O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL E SUAS IDENTIDADES
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E A ATUALIDADE DA QUESTÃO NA ESCOLA: ENTRE A EXISTÊNCIA DA LEI Nº10. 639/03 E O FAZER PEDAGÓGICO DO EDUCADOR
O PROFESSOR DE LETRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
OS EDUCADORES, A DIVERSIDADE CULTURAL E APRODUÇÃO DE IDENTIDADES/DIFERENÇAS
OS GESTORES ESCOLARES E A DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS
PROFESSORES DO ASSENTAMENTO TAQUARAL: ATRAJETÓRIA DE LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÕES DE NEGROS PRODUZIDAS POR ALUNOS, MEDIADAS PELA LEITURA DA OBRA “O MULATO”
Teses Orientadas
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O CORPO DIFERENTE
CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI
ESTUDANTES DE ORIGEM PARAGUAIA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO: INTERDIÇÕES, SILENCIAMENTOS, NEGOCIAÇÕES CULTURAIS, LINGUISTICAS E IDENTITÁRIAS NA FRONTEIRA
EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL”: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
FOI O ESPAÇO QUE ENCONTREI: A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM CONTEXTO DE COLONIALIDADE GERMÂNICA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS IDENTIDADES/DIFERENÇAS E SUA ARTICULAÇÃO COM OS PROCESSOS FORMATIVOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS/DOURADOS
PROTAGONISMOS ANTIRRACISTAS: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DE VIDA DE MATO GROSSO DO SUL
REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ
TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS
VUKAPANAVO SÊNO TÊRENOE: A PRESENÇA DAS MULHERES TERENA NO MOVIMENTO INDÍGENA- DESAFIOS E PERCURSOS
“VÃO PARA A UNIVERSIDADE, MAS NÃO DEIXEM DE SER ÍNDIOS”: IDENTIDADES/ DIFERENÇAS INDÍGENAS PRODUZIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Área de Atuação: Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente
Formação
Doutorado (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Dissertações Orientadas
A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA:APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LITERATURA TROVADORESCA MEDIADA POR UM HIPERTEXTO
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
A SALA DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NO PROCESSO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
AS COMPREENSÕES E COMPLEXIDADES DO ENSINO HÍBRIDO EM CENÁRIO DE TRANSFORMAÇÕES: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERIDADE PRIVADO NO ESTADO DE MS
AS IMPLICAÇÕES POSSÍVEIS DO USO DO WHATSAPP ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE FILOSOFIA
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
CIBERSTALKING!? E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA A TERCEIRA IDADE
EDUCAÇÃO A DISTANCIA: UM OLHAR SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE
IMPLICAÇÕES DO USO LAPTOP INDIVIDUAL NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS
INTER-RELAÇÕES PROFESSOR, ALUNOS E FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS SALAS DE TECNOLOGIAS
LEITURA, LITERATURA E CINEMA NA SALA DE AULA:UMA CENA
O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃOONLINE: INTERAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIASDE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA EJA – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NO DIÁLOGO ENTRE COORDENAÇÃO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS
PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - MS
PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DIÁLOGOS SOBRE PROCESSOS FORMATIVOS, PRÁTICAS E ENSINO REMOTO
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
PROJETO RÁDIO RECREIO NO DIA A DIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESPANHOLA EM UM CURSO LIVRE DE IDIOMAS ONLINE
TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS: FERRAMENTAS OU POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM O MUNDO?
Teses Orientadas
A FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES
APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH. UNIVERSIDADE
CULTURA DIGITAL E REDES SOCIAIS: Incerteza e ousadia na formação de professores
ENTRELAÇAMENTOS HUMANO-AFETIVOS EM PROCESSOS INTERATIVOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA IES PRIVADA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A DISTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO PROFORMAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONLINE COM/PARA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CLASSES HOSPITALARES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
MOVIMENTAÇÕES ENTRE O PRESENCIAL E O [DIGITAL/VIRTUAL]:PROFESSORES(AS) ARQUITETOS(AS) E URBANISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD
O VÍDEO DIDÁTICO ALÉM DAS TÉCNICAS E DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ONLINE NA ERA DA CIBERCULTURA
PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE
Área de Atuação: Áreas de atuação: Educação Indígena; Formação de Professores; Processos Ensino Aprendizagem; Desenvolvimento Local/sustentabilidade; Infância e Educação Infantil.
Formação
Doutorado (Universidade Complutense de Madrid, UCM, Espanha.)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Dissertações Orientadas
A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO GRANDE/MS
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS – UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU COTIDIANO: OUVINDO O QUE DIZEM AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS CEIS DE BONITO - MS
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
A PRÁTICA DOCENTE E A ORGANIZAÇÃO TEMPO/ESPAÇO NA PRÉ-ESCOLA
AS AÇÕES DO PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA PEDAGOGIA/ UCDB
AS CRIANÇAS COMO PRODUTORAS DE CULTURAS INFANTIS NO COTIDIANO DA CRECHE
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS EMEIS DE CAMPO GRANDE–MS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL/LUGAR DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR
CLASSE HOSPITALAR: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO
CRIANÇAS BEM PEQUENAS E AS INTERAÇÕES COM LEITURA E ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS VOZES DOS PROFESSORES.
EDUCAÇÃO INFANTIL E TECNOLOGIA: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES
ENTRE TRAMAS E INTERAÇÕES: O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NUMA CRECHE DE CAMPO GRANDE/MS
INÍCIO DA DOCÊNCIA: APRENDENDO A SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O COTIDIANO DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: (DES) CONSTRUÇÕES
O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - THAÍS CARDOZO DE SOUZA DOS SANTOS
Teses Orientadas
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
CULTURAS INFANTIS: AS CRIANÇAS PANTANEIRAS COMO PROTAGONISTAS DE SUAS HISTÓRIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ-RO
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO COM FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UFMS-CÂMPUS DO PANTANAL
PROTAGONISMO INFANTIL E DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA AULA DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE/MS
Área de Atuação: Atua principalmente nos seguintes temas: conselhos de educação, gestão e políticas públicas educacionais e gestão educacional da educação básica
Dissertações Orientadas
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO
APLICAÇÃO DE POLÍTICAS NORTEADORAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MATO GROSSO DO SUL: CEAME/TEA (2016-2020)
ESCOLA PLENA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE MATO GROSSO (2015-2018)
NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (NAAH/S): POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (PEE/MS – 2014-2024): META 4: EDUCAÇÃO ESPECIAL
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014-2024): DIREITO À EDUCAÇÃO EXPRESSO NA META 2 E NA ESTRATÉGIA 2.4
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014/2024): ANÁLISE DA META 4 - NO QUE DIZ RESPEITO AO ACESSO E PERMANÊNCIA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CORUMBÁ - MS (2015-2025): AÇÕES E PROCESSOS PARA O CUMPRIMENTO DA META 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL
Área de Atuação: Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, planejamento educacional, educação básica e história da educação. Pesquisadora produtividade 2 CNPq
Linhas de Pesquisa
Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Linha I: Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
Dissertações Orientadas
A CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL DE DIRIGENTES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE / MS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO ESCOLAR (2001-2004)
A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB NA GESTÃO DOS RECURSOS EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2008)
A UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2007-2010)
CENTROS DE ATENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2022)
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL - 1999 a 2006
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: MISSÃO INSTITUCIONAL DO SENAI
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL E A AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NOTURNO 1990 a 2006
JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015-2020)
O ENSINO SECUNDÁRIO EM CORUMBÁ, SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO: O GINÁSIO MARIA LEITE (1918-1937)
O ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS: O GINÁSIO OSVALDO CRUZ (1927-1949)
O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR (2007 - 2010)
O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE- ESCOLA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2007-2010): A EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE ESCOLAR
OFERTA EDUCATIVA DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2015-2020)
OS GRUPOS ESCOLARES NO ESTADO DE MATOGROSSO COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA PÚBLICAEDUCACIONAL: O GRUPO ESCOLAR JOAQUIMMURTINHO, EM CAMPO GRANDE, SUL DO ESTADO(1910 ? 1950).
PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ESCOLA CAMPEÃ PARA A GESTÃO ESCOLAR
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES (2007-2010)
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MATO GROSSO DO SUL: A EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO - MOVA/ MS (1999/2006)
POLÍTICA DE GESTÃO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: IMPLICAÇÕES DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA (2005- 2008)
POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1999-2006)
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS(1999-2006)
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA– 2003 A 2010
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): O PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE CAMPO GRANDE, MS (2002 - 2005)
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: O PAPEL DAS UNIDADES EXECUTORAS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA - de 2003 a 2005.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA - A GESTÃO DO PRONERA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 1998-2001
PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETORES ESCOLARES, NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2010)
Teses Orientadas
A ATUAÇÃO DO “COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO” NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
CONSELHOS DE EDUCAÇÃO EM DOIS MUNICÍPIOS SULMATO-GROSSENSES, NO CONTEXTO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2007-2014)
EDUCAÇÃO E MERITOCRACIA: A AÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL (2007 A 2010)
GRANDES OLIGOPÓLIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO DO GRUPO ANHANGUERA EDUCACIONAL (2007-2012)
MOVIMENTOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 19 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS (2014-2018)
O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (1999 - 2014)
O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016)
O “PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE” NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: IMPLEMENTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS-POLO DE CAMPO GRANDE E PARANAÍBA/MS – 2003 A 2010
PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E A META 4: OFERTA EDUCATIVA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (2014-2018)
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018)
PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: UMA PROPOSTA DO TERCEIRO SETOR PARA A GESTÃO DE ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2014)
PROJETOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA MODALIDADE EDUCACIONAL (2003 – 2018)
VALORIZAÇÃO DOCENTE NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES EM DOIS MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES (2011-2014)
Área de Atuação: Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor, educação, reflexão e cultura
Formação
Doutorado (Universidade do Vale do Rio do Sinos)
Linhas de Pesquisa
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Linha II: Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente
Dissertações Orientadas
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS/DAS PROFISSIONAIS LIBERAIS INSERIDOS/AS NA ATIVIDADE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A PRÁXIS DOCENTE
A DIFERENÇA CULTURAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALTO IDEB
A DOCÊNCIA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO ENSINO FUNDAMENTAL
A IMPLEMENTAÇÃO DO 1º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UMA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DAS POSSIBILIDADES E LIMITES
AS CONCEPÇÕES DE DESIGUALDADE SOCIAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALTO IDEB
AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEEJA - DOURADOS/MS
CURRÍCULO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA / LICENCIATURA: UM ESTUDO DE CASO
O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS(AS) ALUNOS(AS) DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS
O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA ESTADUAL COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E DOM BOSCO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES
Teses Orientadas
A (NÃO) PRESENÇA DA INTER/MULTICULTURALIDADE NO PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES E DIFERENÇAS DOS SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CONTRACORRENTE: A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR-HOMEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
DECOLONIZANDO O CURRÍCULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PROFESSORA INDÍGENAS GAVIÃO EM RONDÔNIA
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR-PESQUISADOR
O QUEFAZER DOCENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E TENSÕES
PROFESSORES DAS UNIDADES EDUCACIONAIS DE INTERNAÇÃO: CONCEPÇÕES DE SOCIOEDUCAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O QUEFAZER PEDAGÓGICO
PROFESSORES SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO BILÍNGUE: CONCEPÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES
SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS
Área de Atuação: Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa. Avaliadora Institucional do INEP/MEC
Linhas de Pesquisa
Linha I: Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
Linha I: Política, Gestão e História da Educação
Dissertações Orientadas
O EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS: IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS (2010–2015)
O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2011-2015)