Internacionalização

Outras Oportunidades

+ CHAMADA INTERCÂMBIO UNIVERSIDADE DE WASHINGTON 2020

INTERCÂMBIO CULTURAL 2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS, INTERSECCIONALIDE DE GÊNERO, RAÇA, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS

Local: Universidade de Washington/Tacoma-EUA

Saída: 17/01/2020 - Retorno: 08/02/2020

 

Estudantes da UCDB em Washington

I - INVESTIMENTO: 2.500 DÓLARES (À VISTA OU PARCELADO EM 8 VEZES)

 

II - COBERTURA:

1. HOSPEDAGEM POR 3 SEMANAS EM CASAS DE FAMÍLIAS ou HOTEL;

2. ALIMENTAÇÃO (CAFÉ DA MANHÃ E Jantar);

3. VISITAS TÉCNICAS E TRANSPORTE DE ACORDO COM OS PLANOS DE TRABALHOS APRESENTADOS;

4. AULAS NA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON/TACOMA;

5. 1 (UMA) REFEIÇÃO COMUNITÁRIA;

6. VISITAS TÉCNICAS EM TACOMA E SEATTLE;

7. 7 PASSEIOS TURÍSTICOS EM SEATTLE (CITY PASS);

8. CERTIFICADO COM CARGA HORÁRIA DE 100 HORAS

 

III - REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO-2019

1. SER ALUNO DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÂO OU EGRESSOS DA UCDB.

2. SER MAIOR DE 18 ANOS

3.POSSUIR RECURSOS PARA PAGAMENTO DAS DESPESAS DO INTERCÂMBIO (TOTAL DO INVESTIMENTO: 2.500 DÓLARES À VISTA OU PARCELADOS EM 5 VEZES ATÉ 10 DE JANEIRO/2020), DO SEGURO-SAÚDE E DA PASSAGEM PARA OS EUA.

4. APRESENTAR DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DE PROFICIÊNCIA INTERMEDIÁRIA OU SUPERIOR NO IDIOMA INGLÊS.

5.ASSINAR CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM O INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL - IDHMS.

6.PARTICIPAR DO TREINAMENTO MENSAL PARA PREPARAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO (JUNHO A DEZEMBRO/2019).

 

CANDIDATOS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UCDB (3312-3302).

 

NÚMERO DE VAGAS: 8

 

 

+ Edital Sicredi para docentes UCDB 2018 - 2019

PROGRAMA DE BOLSA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL - SICREDI

 

EDITAL nº 01/2018

O presente Edital torna público o Processo de Seleção para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Sicredi – Edição 2019.

 

1. Objetivo

O objetivo deste instrumento é disciplinar as relações necessárias ao desenvolvimento do Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Sicredi, que tem como finalidade contribuir, por meio do intercâmbio de docentes (graduação ou pós-graduação) vinculados à Universidade Católica Dom Bosco, para o desenvolvimento de suas respectivas pesquisas, docência e capacitação, visando ao aperfeiçoamento contínuo e ao desenvolvimento Institucional.

 

2. Bolsas

Serão concedidas a docentes da Universidade Católica Dom Bosco, por meio de processo seletivo, 2 (duas) bolsas de Mobilidade Internacional na quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada uma.

O recurso disponibilizado deverá ser utilizado como auxílio para missões de trabalho no exterior, no âmbito de projetos de pesquisa em cooperação internacional ou de missões individuais, que incluem auxílio deslocamento, auxílios para diárias, exclusivamente para:

 

2.1 Atividades relacionadas à execução de projetos de pesquisa em cooperação internacional;

 

2.2 Apresentação de resultados de pesquisa em congressos e eventos internacionais de maior expressão na área de conhecimento, com possibilidade de visitas técnicas em instituições para prospecção de eventuais parcerias;

 

2.3 Atividades voltadas à viabilização de cotutela entre cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros e estrangeiros.

 

3. Duração da Atividade Internacional

Este edital destina-se ao auxílio financeiro para participação em atividades acadêmicas internacionais, que aconteçam no período entre julho de 2019 a fevereiro de 2020. Entretanto o período da atividade internacional não poderá exceder 30 dias.

 

4. Ações Estratégica

A concessão do auxílio prevê as seguintes repercussões futuras:

a) Qualificar docentes da Universidade Católica Dom Bosco;

b) Promover o intercâmbio interinstitucional;

c) Promover o aprimoramento ou o desenvolvimento de técnicas ou processos;

d) Promover salto qualitativo do conhecimento técnico-científico dos docentes da Universidade Católica Dom Bosco;

e) Estimular o aumento da produção técnico-científica dos docentes da Universidade Católica Dom Bosco em colaboração com instituições estrangeiras;

f) Apoiar os cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Católica Dom Bosco.

 

5. Dos proponentes elegíveis

 

5.1 Requisitos do proponente

As propostas deverão ser solicitadas por docentes, que deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. Ser docente com título de doutor, com vínculo celetista na Universidade Católica Dom Bosco.
  2. Pertencer ao quadro docente vinculado à Graduação ou aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Católica Dom Bosco;
  3. Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes.

 

6. Documentos para a inscrição:

6.1. São documentos obrigatórios para a inscrição da proposta:

a) Formulário de Submissão - (Anexo I), em PDF;

b) Carta de ciência do Coordenador da Graduação ou do Programa de Pós-Graduação stricto sensu;

c) Cópia do currículo do pesquisador estrangeiro colaborador;

d) Declaração de aceite da visita, emitida e assinada pelo supervisor vinculado à instituição de destino estrangeira, em papel timbrado da instituição, em que conste o período da visita, o local de realização desta e a descrição das atividades previstas – em PDF;

 

7. Envio das propostas e documentos comprobatórios

As propostas devem ser entregues na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco. O formulário preenchido e impresso deve ser acompanhado da documentação comprobatória sobre o evento.

 

8. Itens financiáveis

  • Passagem aérea;
  • Passagem terrestre;
  • Taxa de inscrição de cursos de idiomas;
  • Hospedagem, alimentação e traslados.

 

9. Da análise e resultados das propostas:

A seleção das propostas submetidas a este edital será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas, nas seguintes etapas:

  • Etapa 1: Enquadramento das propostas, realizado pela Coordenação da Graduação ou do Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Análise técnica para verificação dos documentos e adequação a este edital.
  • Etapa 2: Análise técnica e julgamento de mérito por um comitê externo à Universidade Católica Dom Bosco; O Comitê externo será composto por 3 pesquisadores externos convidados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
  • Etapa 3: Homologação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Durante a análise técnica, o deferimento das solicitações dependerá da relevância do evento, bem como da disseminação da produção científica. Terão prioridade as propostas que viabilizem mobilidade internacional de docentes sem experiência prévia no exterior.

Ao final dessas etapas, o docente solicitante será informado por e-mail do deferimento ou indeferimento de sua solicitação. A liberação de recursos será feita até 15 (quinze) dias após a aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O depósito será feito na conta corrente informada no formulário de apresentação da proposta – (ANEXO I).

 

10. Cronograma

Etapa

Prazo

Envio da documentação de inscrição

 (item 6) á PROPP

01 de abril de 2019 a 17 de maio de 2019

Enquadramento das propostas pelas coordenações da Graduação ou

 Pós-Graduação stricto sensu

18 de maio de 2019 a 22 de maio de 2019

Envio das propostas enquadradas ao Conselho da PROPP

23 de maio de 2019

Análise técnica e julgamento de mérito por um comitê externo à Universidade Católica Dom Bosco

24 de maio de 2019 a 16 de junho de 2019

Homologação e divulgação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A partir de 19 de junho de 2019

 

11. Relatório técnico

Ao final da vigência, o proponente deverá apresentar o relatório técnico de atividades desenvolvidas durante a Mobilidade Internacional à Coordenação do Curso de Graduação ou de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Católica Dom Bosco em, no máximo, 60 (sessenta) dias a contar da data do encerramento da Mobilidade Internacional (ANEXO II).

 

12. Recursos

Pedido de recurso, entendido como pedido de reconsideração do resultado, acrescido de justificativas ou explicações que possam contribuir para nova análise, será aceito no prazo de até 72 horas após a data de divulgação dos resultados. O recurso deverá ser entregue pessoalmente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, em formulário específico, conforme modelo contido no ANEXO III. Não serão aceitos recursos em outro formato. Recursos apresentados após esses prazos não serão considerados.

 

13.  Casos Omissos

Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Assessoria de Relações Internacionais da UCDB.

 

Campo Grande, 01 de março de 2019.

  

Prof. Dr. Cristiano Espindola Carvalho

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Qualquer dúvida, contatar a secretaria da PROPP e/ ou Assessoria de Relações Internacionais

e-mails: propp@ucdb.br / ri@ucdb.br

telefones: 3312-3723 / 3312-3614

+ Bolsa De Doutarado Pleno no Estados Unidos - 2019

Bolsas para 2020, para curso de doutorado pleno nos EUA, nas principais universidades de pesquisa dos Estados Unidos. Este programa é uma  parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES.

Link 

ATENÇÃO O CÓDIGO GRE É 4438

 

VEJA AS INSTRUÇÕES PARA ENVIO DAS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO ABAIXO

 

+ CHAMADA ERASMUS MUNDUS 2019

ERASMUS MUNDUS CALL 2019

Mais informações/More Informations: https://site.ucdb.br//public/downloads/1025743-chamada-erasmus-mundus-2019.jpg

 

 

+ INTERCÂMBIO CULTURAL UCDB - UNIVERSIDADE DE WASHINGTON 2019

INTERCÂMBIO CULTURAL 2019

TEMA: DIREITOS HUMANOS, GÊNERO, RAÇA, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS EM PERSPECTIVA GLOBAL

 

Local: Universidade de Washington/Tacoma-EUA

Saída: 17/01/2019 - Retorno: 01/02/2019

 

I - INVESTIMENTO: 2.000 DÓLARES (À VISTA OU PARCELADO EM 5 VEZES)

 

II - COBERTURA:

1. HOSPEDAGEM POR 2 SEMANAS EM CASAS DE FAMÍLIAS ou HOTEL;

2. ALIMENTAÇÃO (CAFÉ DA MANHÃ E REFEIÇÕES);

3. VISITAS TÉCNICAS E TRANSPORTE DE ACORDO COM OS PLANOS DE TRABALHOS APRESENTADOS;

4. AULAS NA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON/TACOMA;

5. 1 (UMA) REFEIÇÃO COMUNITÁRIA;

6. VISITAS TÉCNICAS EM TACOMA E SEATTLE;

7. 7 PASSEIOS TURÍSTICOS EM SEATTLE (CITY PASS);

8. CERTIFICADO COM CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS

 

III - REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO-2019

1. SER ALUNO DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÂO OU EGRESSOS DA UCDB.

2. SER MAIOR DE 18 ANOS

3.POSSUIR RECURSOS PARA PAGAMENTO DAS DESPESAS DO INTERCÂMBIO (TOTAL DO INVESTIMENTO: 2.000 DÓLARES À VISTA OU PARCELADOS EM 5 VEZES ATÉ 10 DE JANEIRO/2019), DO SEGURO-SAÚDE E DA PASSAGEM PARA OS EUA.

4.FALAR FLUENTEMENTE O INGLÊS OU ESTAR EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO E/OU AVANÇADO.

5.ASSINAR CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM O INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL - IDHMS.

6.PARTICIPAR DO TREINAMENTO MENSAL PARA PREPARAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO (SETEMBRO A DEZEMBRO/2018).

 

NÚMERO DE VAGAS: 8

 

CANDIDATOS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UCDB (3312-3302).

 

+ Programa STIC AmSud/Capes

Informamos que a Capes passará a exigir, como requisito de candidatura DE ALUNOS para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino, assim como o ORCID (orcid.org). Para bolsistas cujo destino seja a França, os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pelos seguintes testes reconhecidos internacionalmente: Test 7 de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF. Para bolsistas cujo destino seja países da América do Sul, os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua espanhola: B2 certificados pelo teste reconhecido internacionalmente: DELE. São exceções ao requisito de apresentação de teste de proficiência as modalidades de estágio pós-doutoral (ou pós-doutorado), professor/pesquisador visitante no exterior, estágio sênior no exterior e cátedra.

As inscrições na CAPES serão do dia 15/02/2018 à 31/05/2018 pelo link https://inscricao.capes.gov.br, Edital abaixo. Deve haver inscrição simultânea até o dia 15 de maio de 2018 na página da secretaria internacional do STIC/MATH em http://www.sticmathamsud.org ou contacto@sticmathamsud.org

STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.

Tipo de programa

Projetos Conjuntos de Pesquisa

Objetivo específicos

  •  Desenvolver a colaboração no campo das TICs, por meio do intercâmbio de pesquisadores, estudantes de doutorados e de conhecimentos entre os países da América do Sul envolvidos e a França.
  •  Apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada contendo um potencial de transferência de inovação e tecnologia, com uma escala regional, entre a França e, pelo menos, dois parceiros sul-americanos.
  • Encorajar sinergias na América do Sul com as instituições e outros programas regionais e multilaterais neste setor.
  • Incentivar a participação dos jovens pesquisadores e assegurar a continuidade das redes.

Modalidades de bolsas e benefícios

Serão financiados até 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa, com os seguintes benefícios:

Missões de Trabalho: Consiste na concessão de viagem de curta duração para coordenador ou membro da equipe do projeto. Para fins de concessão, 1 (uma) missão de trabalho equivale à viagem de 1 (um) membro da equipe.

O número total de missões de trabalho é de até 8 (oito) durante os 2 (dois) anos de projeto. Um mínimo de 2 (duas) missões de trabalho deverão ser efetuadas dentro do biênio, dentre as quais ao menos 1 (uma) deverá ser feita pelo coordenador do projeto. A previsão de todas as missões de trabalho deverá ser inserida no ato da inscrição, em campo específico do formulário online.

Serão permitidas até 4 missões para a França e 4 missões para países da América do Sul, não havendo teto máximo por ano. Somente o coordenador do projeto poderá realizar missão de trabalho em anos consecutivos, sendo no máximo uma missão por ano de projeto. É recomendável promover a mobilidade do maior número de pesquisadores da equipe. Os demais membros somente podem realizar uma missão de trabalho durante o projeto.

Benefícios ao pesquisador brasileiro no exterior:

  • Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
  • Auxílio seguro-saúde.

Missões de Estudo: Consiste no deslocamento de estudante ao exterior a fim de desenvolver atividades letivas e de pesquisa na área de interesse do projeto indicados pelo coordenador brasileiro do projeto selecionado.

Serão concedidas até 2 (duas) missões de estudo por ano, exclusivamente para as seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado (respeitada a disponibilidade orçamentária da CAPES).
Observação: O número de missões de estudos, por projeto, será de até 2 (duas) por ano de projeto, conforme a seguinte orientação: 1 (uma) missão Brasil-França; 1 (uma) missão Brasil-América do Sul.

As bolsas das Missões de Estudo fazem jus ao recebimento de:

  • Mensalidades;
  • Auxílio-instalação;
  • Auxílio-deslocamento (passagens aéreas internacionais, de ida e volta, em classe econômica promocional);
  • Auxílio seguro-saúde.

Duração das Missões de Estudo: duração mínima de 4 (quatro) e máxima de 12 (doze) meses para Doutorado-Sanduíche, e mínima de 2 (dois) e máxima de 12 (doze) meses para Pós-Doutorado, improrrogáveis.

Duração do Projeto Conjunto de Pesquisa: Cada Coordenador de projeto conjunto deverá planejar suas atividades considerando a duração de 2 (dois) anos, improrrogáveis.

Inscrição

  • A proposta deve ser apresentada pelo Coordenador Brasileiro à CAPES, pelo Coordenador Internacional à Secretaria do STIC-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.
  • As inscrições na CAPES serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição em https://inscricao.capes.gov.br.
  • Inscrições realizadas após o período informado no calendário serão desconsideradas.
  • Não serão aceitas candidaturas que não foram inscritas pelo coordenador Internacional do projeto no site internacional do Stic/Math http://www.sticmathamsud.org (prazo menor).
  • As propostas de Projetos conjuntos de pesquisa deverão ser apresentadas pelo link de inscrição até 23h59 (horário oficial de Brasília);
  • As propostas de projetos conjuntos devem ter caráter institucional e ser coordenadas por representante docente da Instituição de Ensino Superior (IES).
  • A implementação do segundo ano de projeto conjunto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, às prestações de contas parciais, ao plano de atividades atualizado para o último ano e à disponibilidade orçamentária da DRI/CAPES.
  • Para a apresentação de nova proposta, o coordenador brasileiro e/ou equipe que já tenha participado do Programa CAPES/ MATH -AMSUD deverá ter cumprido todas as obrigações para encerramento do projeto (prestação de contas final e relatório final) e ter o relatório do projeto anterior aprovado.
Não serão disponibilizados Recursos para material de Custeio. 
+ Capes/Brafagri

Inscrições abertas do Edital Brafagri nº 04/2018 para projetos até 18/04/2018 em: http://inscricao.capes.gov.br/individual

“Informamos que a Capes passará a exigir, como requisito de candidatura DE ALUNOS para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como de ORCID (orcid.org). Para mais informações acerca do nível de proficiência exigido, orientamos que verifique o edital de seleção do Programa no qual submeterá a sua candidatura. São exceções ao requisito de apresentação de teste de proficiência as modalidades de estágio pós-doutoral (ou pós-doutorado), professor/pesquisador visitante no exterior, estágio sênior no exterior e cátedra.”
“Informamos que a Capes passará a exigir de todos os candidatos e beneficiários dos programas de fomento da Diretoria de Relações Internacionais o registro no ORCID (orcid.org). Essa exigência será feita não só nas candidaturas a novos editais, como também de todos os beneficiários ativos.”

Brasil França Agricultura

Tipo de programa

Parceria universitária

Objetivo

O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Modalidade de bolsas e benefícios

Missão de trabalho: duração não pode ser inferior a 7 (sete) ou superior a 20 (vinte) dias.

Benefícios:

  • Diárias
  • Seguro saúde
  • Auxílio deslocamento

Material de custeio: recursos concedidos por ano de projeto, não cumulativos, para despesas com a aquisição de material de custeio.

Missão de estudo

Modalidade:

  • Graduação Sanduíche

Benefícios:

  • Mensalidade
  • Auxílio instalação
  • Seguro saúde
  • Adicional localidade (conforme Portaria nº 60, de 4 de maio de 2015)
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio material didático

Duração: mínimo de 4 (quatro) e máximo de 10 (dez) meses, (1 ou 2 semestres).

Duração do projeto: será de 2 (dois) anos, com possibilidade de prorrogação por mais 2 (dois) anos, conforme critério das agências financiadoras.

Inscrição

  • As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos no calendário do edital.
  • Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente, os documentos obrigatórios que deverão ser gerados em formato “PDF”, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes), e incluídos obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição da internet.
  • O candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013.
  • Os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, no momento previsto para o início da missão de estudos. O retorno ao Brasil deve ocorrer com pelo menos 1 (um) semestre letivo de antecedência ao prazo regulamentar de conclusão da graduação.

Links disponíveis

Contato

brafagri@capes.gov.br

+ CAPES/COFECUB seleciona projetos entre Brasil e França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quinta-feira, 22, o Edital nº 8/2018, referente ao programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Inscrições
Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 9 de maio, na página do Programa CAPES/COFECUB. A candidatura no Brasil deverá ser apresentada em português. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa para o link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.

Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir do ano de 201930 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da Capes. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de 4 anos. A vigência do segundo biênio do projeto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.

Benefícios
São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no Edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil reais para financiamento de quatro anos de projeto. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Alunos selecionados para utilizar a cota de bolsa de estudo deverão obrigatoriamente possuir o número válido de ORCID quando da inscrição no site da Capes pelo coordenador do projeto.

Acesse o Edital nº 8/2018 completo.

(Brasília – CCS/CAPES)

+ Chamada - Mobilidade Confap UK Academies

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul  informa que já está disponível no sistema SigFundect, entre os dias 22 de fevereiro e  26 de março,  a opção para submissão de propostas em português referentes ao edital  “ Confap 02/2018 Mobilidade Confap – UK Academies”.

As propostas só poderão ser enviadas para a Fundect após terem sido submetidas ao Confap (https://sigconfap.ledes.net/). O prazo final para submissão para o Confap é 28 de fevereiro.

O edital da respectiva chamada pode ser acessado clicando AQUI.

+ CONVITE PARA INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE DE SANBUENAVENTURA NA COLÔMBIA

La Universidad de San Buenaventura seccional Cali los invita a ser parte de las convocatorias de movilidad 2018-1 a través de nuestro convenio de cooperación académica

 

Fecha límite para las postulaciones: 15 de Noviembre

Inicio de clases: 29 de Enero

Finalización de clases: 4 de Junio

 

Proceso de Postulación:

1- Diligenciar el formulario de solicitud de intercambio (adjunto).

2- Carta de presentación de la universidad de origen donde conste que el estudiante ha sido seleccionado para el programa de movilidad académica.

3- Historial de notas con el promedio acumulado.

4- Fotocopia del pasaporte

5- Fotocopia del seguro médico internacional

 

Esta documentación debe ser enviada debidamente firmada al correo electrónico relaciones@usbcali.edu.co, una vez recibida se evalúa y en el trascurso de las siguientes semanas se envía la carta de aceptación.

 

Páginas recomendadas:

Para obtener información de la ciudad pueden visitar

Para conocer la Universidad de San Buenaventura Cali pueden visitar

 

ALUNOS UCDB INTERESSEDOS PODEM NOS CONTACTAR ATRAVÉS DO EMAIL:  ri@ucdb.br

 

+ Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt

Objetivo

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas

  • Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

Benefícios

  • Bolsa mensal;
  • Auxílio-instalação;
  • Auxílio-deslocamento;
  • Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;
  • Curso de idioma alemão quando necessário;
  • Subsídios para dependentes;
  • Auxílio para mobilidade.

Condições

A vigência da bolsa poderá variar conforme a modalidade:

  • Pós-doutorado: de seis (6) até vinte e quatro (24) meses; e
  • Pesquisador experiente: de seis (6) até dezoito (18) meses. Neste caso a estadia poderá ser dividida em até três períodos de no mínimo três (3) meses cada.

Para fazer sua inscrição utilize o formulário próprio disponível nesta página e observe atentamente a sua estrutura a qual é elaborada também para atender os requisitos da Fundação Alexander Von Humboldt.

Acesse o link do programa no site da Fundação Alexander von Humboldt.

Inscrições

As candidaturas deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à AvH. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.

O candidato deve submeter sua candidatura na CAPES exclusivamente via internet, até às 23h59 da data limite para envio de candidaturas, conforme cronograma deste Edital, constando os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição online (obrigatório), integralmente preenchido em português (link de inscrições disponível abaixo)
  2. Comprovante de residência no Brasil (obrigatório), recente e em nome do candidato;
  3. Currículo atualizado em português (obrigatório), disponível na plataforma LATTES lattes.cnpq.br (não há necessidade de envio de versão em papel);
  4. Currículo resumido em inglês (obrigatório), com no máximo 2 páginas, incluindo a descrição de projetos de pesquisa novos ou em andamento;
  5. Projeto de pesquisa em inglês (obrigatório) contendo:
    a) O estado atual da pesquisa, brevemente descrito e demonstrado através de aproximadamente cinco publicações importantes. (até 1 página);
    b) Descrição clara das questões a serem examinadas na pesquisa pretendida, sua originalidade e significado para o avanço do campo de pesquisa. (Aproximadamente 2 páginas);
    c) Descrição clara da metodologia científica. (Aproximadamente 2 páginas);
    d) Não é necessária uma bibliografia abrangente e um cronograma detalhado;
    e) O projeto de pesquisa deve ter aproximadamente cinco páginas ao todo;
    f) Deve ficar claro que o conteúdo principal foi desenvolvido independentemente pelo candidato e acordado previamente com seu anfitrião;
  6. Lista completa de publicações em inglês (obrigatório), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17;
  7. Lista de publicações chaves em inglês (obrigatório), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17:
    a) Pós-doutorado: entre 1 e 3 publicações;
    b) Pesquisador experiente: entre 3 e 5 publicações.
  8. Publicações chaves (obrigatório). As publicações listadas no item 7.2.6 deverão ser anexadas. Para as publicações que não estiverem em língua inglesa, deverá ser encaminhado também um resumo em inglês.
  9. Declaração do anfitrião em inglês (obrigatório), emitida há menos de 6 (seis) meses a contar da data de inscrição, conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17. Caso o anfitrião prefira enviar a sua declaração de forma confidencial, ele/ela poderá fazê-lo por meio do e-mail humboldt@capes.gov.br e info@avh.de. Neste caso, o candidato deverá anexar na inscrição uma declaração informando que o documento foi enviado diretamente à CAPES pelo anfitrião. Em casos excepcionais, justificados e autorizados pela CAPES e AvH durante o período de inscrição, o anfitrião poderá encaminhar a sua declaração diretamente à CAPES e à AvH após o período de inscrição.
  10. Diploma de doutorado (obrigatório). Deve ser anexado o diploma de doutorado original, frente e verso. Caso o diploma tenha sido obtido no exterior o reconhecimento no Brasil deverá ser concluído antes da inscrição e apresentado junto ao diploma. Para candidatos a pós-doutorado que já concluíram o curso, mas ainda não receberam o diploma, poderá ser anexada uma declaração de conclusão de curso da universidade informando que o candidato concluiu o curso e não somente defendeu a tese.
  11. Comprovante de proficiência (optativo). Serão aceitos testes de proficiência dentro da data de validade ou formulário preenchido por professor da língua que se pretende comprovar a proficiência (do departamento de letras da universidade ou de cursos de línguas), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17. A Fundação Humboldt poderá solicitar documentos adicionais.

Objetivo

O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades de bolsas

  • Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

Benefícios

  • Bolsa mensal;
  • Auxílio-instalação;
  • Auxílio-deslocamento;
  • Auxílio para aquisição de Seguro Saúde;
  • Curso de idioma alemão quando necessário;
  • Subsídios para dependentes;
  • Auxílio para mobilidade.

Condições

A vigência da bolsa poderá variar conforme a modalidade:

  • Pós-doutorado: de seis (6) até vinte e quatro (24) meses; e
  • Pesquisador experiente: de seis (6) até dezoito (18) meses. Neste caso a estadia poderá ser dividida em até três períodos de no mínimo três (3) meses cada.

Para fazer sua inscrição utilize o formulário próprio disponível nesta página e observe atentamente a sua estrutura a qual é elaborada também para atender os requisitos da Fundação Alexander Von Humboldt.

Acesse o link do programa no site da Fundação Alexander von Humboldt.

Inscrições

As candidaturas deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à AvH. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.

O candidato deve submeter sua candidatura na CAPES exclusivamente via internet, até às 23h59 da data limite para envio de candidaturas, conforme cronograma deste Edital, constando os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição online (obrigatório), integralmente preenchido em português (link de inscrições disponível abaixo)
  2. Comprovante de residência no Brasil (obrigatório), recente e em nome do candidato;
  3. Currículo atualizado em português (obrigatório), disponível na plataforma LATTES lattes.cnpq.br (não há necessidade de envio de versão em papel);
  4. Currículo resumido em inglês (obrigatório), com no máximo 2 páginas, incluindo a descrição de projetos de pesquisa novos ou em andamento;
  5. Projeto de pesquisa em inglês (obrigatório) contendo:
    a) O estado atual da pesquisa, brevemente descrito e demonstrado através de aproximadamente cinco publicações importantes. (até 1 página);
    b) Descrição clara das questões a serem examinadas na pesquisa pretendida, sua originalidade e significado para o avanço do campo de pesquisa. (Aproximadamente 2 páginas);
    c) Descrição clara da metodologia científica. (Aproximadamente 2 páginas);
    d) Não é necessária uma bibliografia abrangente e um cronograma detalhado;
    e) O projeto de pesquisa deve ter aproximadamente cinco páginas ao todo;
    f) Deve ficar claro que o conteúdo principal foi desenvolvido independentemente pelo candidato e acordado previamente com seu anfitrião;
  6. Lista completa de publicações em inglês (obrigatório), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17;
  7. Lista de publicações chaves em inglês (obrigatório), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17:
    a) Pós-doutorado: entre 1 e 3 publicações;
    b) Pesquisador experiente: entre 3 e 5 publicações.
  8. Publicações chaves (obrigatório). As publicações listadas no item 7.2.6 deverão ser anexadas. Para as publicações que não estiverem em língua inglesa, deverá ser encaminhado também um resumo em inglês.
  9. Declaração do anfitrião em inglês (obrigatório), emitida há menos de 6 (seis) meses a contar da data de inscrição, conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17. Caso o anfitrião prefira enviar a sua declaração de forma confidencial, ele/ela poderá fazê-lo por meio do e-mail humboldt@capes.gov.br e info@avh.de. Neste caso, o candidato deverá anexar na inscrição uma declaração informando que o documento foi enviado diretamente à CAPES pelo anfitrião. Em casos excepcionais, justificados e autorizados pela CAPES e AvH durante o período de inscrição, o anfitrião poderá encaminhar a sua declaração diretamente à CAPES e à AvH após o período de inscrição.
  10. Diploma de doutorado (obrigatório). Deve ser anexado o diploma de doutorado original, frente e verso. Caso o diploma tenha sido obtido no exterior o reconhecimento no Brasil deverá ser concluído antes da inscrição e apresentado junto ao diploma. Para candidatos a pós-doutorado que já concluíram o curso, mas ainda não receberam o diploma, poderá ser anexada uma declaração de conclusão de curso da universidade informando que o candidato concluiu o curso e não somente defendeu a tese.
  11. Comprovante de proficiência (optativo). Serão aceitos testes de proficiência dentro da data de validade ou formulário preenchido por professor da língua que se pretende comprovar a proficiência (do departamento de letras da universidade ou de cursos de línguas), conforme modelo disponível abaixo, nos documentos do Edital – Chamadas 12 a 17. A Fundação Humboldt poderá solicitar documentos adicionais.

Links disponíveis

+ PROGRAMA CAPES/SIU EDITAL nº. 23/2017-Noruega

 

Programa Capes/SIU

 

Norwegian Center for International Cooperation in Education (SIU)

 

Tipo de programa

 

Projeto conjunto de pesquisa

 

Objetivos

 

  1. Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e da Noruega;
  2. Fomentar a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e noruegueses;
  3. Fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

 

Modalidade de bolsas e benefícios

 

Missão de trabalho: concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto e/ou de docentes doutores, membros da equipe, com duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias.

 

Benefícios:

 

  • Diária
  • Seguro-saúde
  • Auxílio deslocamento

 

Recurso de custeio:
De até R$ 10.000,00 reais por ano de projeto.

 

Missão de estudo: concessão de bolsas de estudo no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.

 

Benefícios:

 

  • Mensalidade
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação
  • Seguro saúde
  • Adicional localidade (conforme Portaria nº 60 de maio/2015)

 

Duração do projeto: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme critérios das agências financiadoras.

 

Inscrição

 

No SIU

 

 

Na CAPES

 

Os links de inscrição serão disponibilizados em momento oportuno.

 

Links disponíveis

 

 

Contato

 

siu@capes.gov.br

 

+ Bolsas para Doutorado na Escola de Inverno - Pontificia Universidad Catolica de Chile-PUC

O Vice-Reitor de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Chile através de sua faculdade de programas de doutorado com a Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Chile, através de seu Departamento de Pós-Graduação e Postítulo, têm o prazer de anunciar que já começou a convocação para bolsas para a participação de jovens pesquisadores na Escola de Inverno 2017 nas seguintes áreas:

 

· PhD em Neurociências (UC)

· PhD em Ciências Biológicas, área Biomedicina (UC)

· Doutorado em Bioquímica (UCH)

· PhD em Ciências Farmacêuticas (UCH)

 

A Escola de Inverno 2017, destina-se a jovens pesquisadores da América Latina e do Caribe que pretendam prosseguir estudos de doutorado em uma das áreas abrangidas por esta chamada.

Início das chamadas: 15 de maio de 2017.

Término das chamada: 11 de junho de 2017, às 23:59 hrs. GMT-4.

Avaliação e publicação dos resultados: junho 2017

Aplicações: http://www.escueladoctorado.com/

Informações: internacionalizacion@uc.cl

 

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+ CNPq anuncia calendário de Bolsas Especiais 2017 com recomposição de bolsas no exterior

As datas de inscrição das Bolsas Especiais no País e no Exterior do CNPq para o ano de 2017 estão definidas. A ação retoma a possibilidade de solicitações de novas bolsas no exterior que estiveram suspensas em 2016. O calendário é dividido em três cronogramas ao longo do ano, com submissões cujos prazos finalizam em março, junho e setembro. As modalidades contempladas são:

 

Bolsas no País

Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Pós-Doutorado, Empresarial (PDI), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI)

 

Bolsas no Exterior

Doutorado pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado-Sanduíche (SWE), Estágio Sênior (ESN)

 

Veja o calendário:

Etapas

Cronograma 1

Cronograma 2

Cronograma 3

Inscrição

Até 1º de março de 2017

Até 1º de junho de 2017

Até 1º de setembro de 2017

Julgamento

maio/17

agosto/17

novembro/17

Resultado

Até 31 de maio de 2017

Até 30 de Agosto de 2017

Até 31 de dezembro de 2017

Início da vigência

julho/agosto/setembro/outubro de 2017

novembro/dezembro 2017 e janeiro/fevereiro de 2018

março/abril/maio/junho de 2018

Para mais informações acesse: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5603435

+ Programa ON-THE-ROAD Business-Portugal

O Programa ON-THE-ROAD Business atraindo cada vez mais estudantes universitários brasileiros para Portugal, e que acabamos de abrir inscrições para os grupos de 2017 e 2018 nas seguintes datas:

  • 22 a 29 de setembro/2017

  • 10 a 17 de dezembro/2017

  • 02 a 09 de fevereiro/2018

  • 23 a 30 novembro/2018

     

O valor do Programa é de 1.999€. Porém, todo participante inscrito na Universidade terá direito a um desconto de cerca de 40%, sendo o valor final de 1.253€.

Para outros detalhes e mais informações

Veja a nossa brochura (neste link);

Consulte aqui o site do Programa

Assista o vídeo abaixo

+ Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha Seleção 2017/2018

Chamada nº. 04/2017 - CAPES/CNPq/DAAD - Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha Seleção 2017/2018

DAAD/Doutorado Pleno (GDE)

DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE)

DAAD/Doutorado Sanduíche (SWE) - Co-Tutela

+ Candidaturas de pesquisadores para Collegium Institute of Advanced Studies of Lyon Durante 2018-19

Chamada de candidaturas 2017 do Instituto de Estudos Avançados (Collegium) da Universidade de Lyon. Está aberta a pesquisadores estrangeiros cujo laboratório tem parceria com a Universidade de Lyon, para estadias de 5 a 10 meses. Todas as disciplinas são aceitas mas preferência será dada aos temas ligados à Biosaúde, Ciências e Engenharia, Humanidades, etc.

Data limite de envio das candidaturas: 30/09/2017

Site em francês: http://www.collegium-lyon.fr/processus-de-selection-22063.kjsp RH=IEA_040500&RF=IEA_040500
Site em inglês: http://www.collegium-lyon.fr/selection-process-for-the-collegium-de-lyon-24935.kjsp?RH=IEA_010000ANG&RF=IEA_090100ANG

+ Universidade de San Buenaventura em Cali-Colômbia convida para Programa de Mobilidade

Prazo para inscrições: 20 de maio
As aulas começam: 17 jul
Conclusão das aulas: 30 novembro
 
O processo de candidatura:
1- preencher o formulário de intercâmbio (ver em download abaixo).
2- carta da universidade afirmando que o estudante foi selecionado para o programa de mobilidade acadêmica.
3- histórico de notas e média geral.
4- cópia do passaporte
5- cópia do seguro saúde
 
Esta documentação pode ser enviado devidamente assinado para e-mail relaciones@usbcali.edu.co, uma vez recebidas e avaliadas entre os dias 1 e 15 de junho, a carta de aceitação será enviada com os documentos necessários para obter visto de estudante.
 
Páginas recomendadas:
Para obter informações sobre a cidade, você pode visitar
· http://www.colombia.travel/es/a-donde-ir/pacifica/cali

Para saber a Universidade de San Buenaventura Cali pode visitar
· www.usbcali.edu.co

+ Bolsas de doutorado sanduíche nos EUA: Fulbright Brasil

Segue Chamada para oportunidade de bolsas de doutorado sanduíche nas áreas de Ciências Humas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes. clique aqui

Fulbright Brasil

Assessoria de Relações Internacionais da UCDB

ri@ucdb.br

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