INTERCÂMBIO CULTURAL 2020
TEMA: DIREITOS HUMANOS, INTERSECCIONALIDE DE GÊNERO, RAÇA, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS
Local: Universidade de Washington/Tacoma-EUA
Saída: 17/01/2020 - Retorno: 08/02/2020
I - INVESTIMENTO: 2.500 DÓLARES (À VISTA OU PARCELADO EM 8 VEZES)
II - COBERTURA:
1. HOSPEDAGEM POR 3 SEMANAS EM CASAS DE FAMÍLIAS ou HOTEL;
2. ALIMENTAÇÃO (CAFÉ DA MANHÃ E Jantar);
3. VISITAS TÉCNICAS E TRANSPORTE DE ACORDO COM OS PLANOS DE TRABALHOS APRESENTADOS;
4. AULAS NA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON/TACOMA;
5. 1 (UMA) REFEIÇÃO COMUNITÁRIA;
6. VISITAS TÉCNICAS EM TACOMA E SEATTLE;
7. 7 PASSEIOS TURÍSTICOS EM SEATTLE (CITY PASS);
8. CERTIFICADO COM CARGA HORÁRIA DE 100 HORAS
III - REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO-2019
1. SER ALUNO DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÂO OU EGRESSOS DA UCDB.
2. SER MAIOR DE 18 ANOS
3.POSSUIR RECURSOS PARA PAGAMENTO DAS DESPESAS DO INTERCÂMBIO (TOTAL DO INVESTIMENTO: 2.500 DÓLARES À VISTA OU PARCELADOS EM 5 VEZES ATÉ 10 DE JANEIRO/2020), DO SEGURO-SAÚDE E DA PASSAGEM PARA OS EUA.
4. APRESENTAR DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DE PROFICIÊNCIA INTERMEDIÁRIA OU SUPERIOR NO IDIOMA INGLÊS.
5.ASSINAR CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM O INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL - IDHMS.
6.PARTICIPAR DO TREINAMENTO MENSAL PARA PREPARAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO (JUNHO A DEZEMBRO/2019).
CANDIDATOS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UCDB (3312-3302).
NÚMERO DE VAGAS: 8
PROGRAMA DE BOLSA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL - SICREDI
EDITAL nº 01/2018
O presente Edital torna público o Processo de Seleção para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Sicredi – Edição 2019.
1. Objetivo
O objetivo deste instrumento é disciplinar as relações necessárias ao desenvolvimento do Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Sicredi, que tem como finalidade contribuir, por meio do intercâmbio de docentes (graduação ou pós-graduação) vinculados à Universidade Católica Dom Bosco, para o desenvolvimento de suas respectivas pesquisas, docência e capacitação, visando ao aperfeiçoamento contínuo e ao desenvolvimento Institucional.
2. Bolsas
Serão concedidas a docentes da Universidade Católica Dom Bosco, por meio de processo seletivo, 2 (duas) bolsas de Mobilidade Internacional na quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) cada uma.
O recurso disponibilizado deverá ser utilizado como auxílio para missões de trabalho no exterior, no âmbito de projetos de pesquisa em cooperação internacional ou de missões individuais, que incluem auxílio deslocamento, auxílios para diárias, exclusivamente para:
2.1 Atividades relacionadas à execução de projetos de pesquisa em cooperação internacional;
2.2 Apresentação de resultados de pesquisa em congressos e eventos internacionais de maior expressão na área de conhecimento, com possibilidade de visitas técnicas em instituições para prospecção de eventuais parcerias;
2.3 Atividades voltadas à viabilização de cotutela entre cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros e estrangeiros.
3. Duração da Atividade Internacional
Este edital destina-se ao auxílio financeiro para participação em atividades acadêmicas internacionais, que aconteçam no período entre julho de 2019 a fevereiro de 2020. Entretanto o período da atividade internacional não poderá exceder 30 dias.
4. Ações Estratégica
A concessão do auxílio prevê as seguintes repercussões futuras:
a) Qualificar docentes da Universidade Católica Dom Bosco;
b) Promover o intercâmbio interinstitucional;
c) Promover o aprimoramento ou o desenvolvimento de técnicas ou processos;
d) Promover salto qualitativo do conhecimento técnico-científico dos docentes da Universidade Católica Dom Bosco;
e) Estimular o aumento da produção técnico-científica dos docentes da Universidade Católica Dom Bosco em colaboração com instituições estrangeiras;
f) Apoiar os cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Católica Dom Bosco.
5. Dos proponentes elegíveis
5.1 Requisitos do proponente
As propostas deverão ser solicitadas por docentes, que deverão atender aos seguintes requisitos:
6. Documentos para a inscrição:
6.1. São documentos obrigatórios para a inscrição da proposta:
a) Formulário de Submissão - (Anexo I), em PDF;
b) Carta de ciência do Coordenador da Graduação ou do Programa de Pós-Graduação stricto sensu;
c) Cópia do currículo do pesquisador estrangeiro colaborador;
d) Declaração de aceite da visita, emitida e assinada pelo supervisor vinculado à instituição de destino estrangeira, em papel timbrado da instituição, em que conste o período da visita, o local de realização desta e a descrição das atividades previstas – em PDF;
7. Envio das propostas e documentos comprobatórios
As propostas devem ser entregues na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco. O formulário preenchido e impresso deve ser acompanhado da documentação comprobatória sobre o evento.
8. Itens financiáveis
9. Da análise e resultados das propostas:
A seleção das propostas submetidas a este edital será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas, nas seguintes etapas:
Durante a análise técnica, o deferimento das solicitações dependerá da relevância do evento, bem como da disseminação da produção científica. Terão prioridade as propostas que viabilizem mobilidade internacional de docentes sem experiência prévia no exterior.
Ao final dessas etapas, o docente solicitante será informado por e-mail do deferimento ou indeferimento de sua solicitação. A liberação de recursos será feita até 15 (quinze) dias após a aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O depósito será feito na conta corrente informada no formulário de apresentação da proposta – (ANEXO I).
10. Cronograma
Etapa |
Prazo |
Envio da documentação de inscrição (item 6) á PROPP |
01 de abril de 2019 a 17 de maio de 2019 |
Enquadramento das propostas pelas coordenações da Graduação ou Pós-Graduação stricto sensu |
18 de maio de 2019 a 22 de maio de 2019 |
Envio das propostas enquadradas ao Conselho da PROPP |
23 de maio de 2019 |
Análise técnica e julgamento de mérito por um comitê externo à Universidade Católica Dom Bosco |
24 de maio de 2019 a 16 de junho de 2019 |
Homologação e divulgação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
A partir de 19 de junho de 2019 |
11. Relatório técnico
Ao final da vigência, o proponente deverá apresentar o relatório técnico de atividades desenvolvidas durante a Mobilidade Internacional à Coordenação do Curso de Graduação ou de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Católica Dom Bosco em, no máximo, 60 (sessenta) dias a contar da data do encerramento da Mobilidade Internacional (ANEXO II).
12. Recursos
Pedido de recurso, entendido como pedido de reconsideração do resultado, acrescido de justificativas ou explicações que possam contribuir para nova análise, será aceito no prazo de até 72 horas após a data de divulgação dos resultados. O recurso deverá ser entregue pessoalmente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, em formulário específico, conforme modelo contido no ANEXO III. Não serão aceitos recursos em outro formato. Recursos apresentados após esses prazos não serão considerados.
13. Casos Omissos
Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Assessoria de Relações Internacionais da UCDB.
Campo Grande, 01 de março de 2019.
Prof. Dr. Cristiano Espindola Carvalho
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Qualquer dúvida, contatar a secretaria da PROPP e/ ou Assessoria de Relações Internacionais
e-mails: propp@ucdb.br / ri@ucdb.br
telefones: 3312-3723 / 3312-3614
Bolsas para 2020, para curso de doutorado pleno nos EUA, nas principais universidades de pesquisa dos Estados Unidos. Este programa é uma parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES.
ATENÇÃO O CÓDIGO GRE É 4438
VEJA AS INSTRUÇÕES PARA ENVIO DAS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO ABAIXO
* caso ainda vá realizar o teste GRE e/ou de proficiência de língua inglesa TOEFL, indicar os código TOEFL 7522 e código GRE 4438 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.
Nos três primeiros anos do doutorado, o bolsista receberá os seguintes benefícios:
A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Durante este período, o adicional de 50% do valor do estipêndio mensal e o seguro saúde para o dependente continuarão a ser pagos diretamente ao bolsista pelo Programa.
Atenção candidato,
Atentar às instruções referentes às “cartas de recomendação confidenciais”:
1. O conteúdo das cartas deverá ser de conhecimento exclusivo do recomendante e do Programa, pois tal confidencialidade proporciona uma recomendação mais imparcial pelo recomendante.
2. Não serão aceitas recomendações encaminhadas após o encerramento das inscrições (31 de março de 2019).
3. Caso mais de 3 cartas de recomendação sejam encaminhadas em favor do mesmo candidato, somente as 3 primeiras serão consideradas.
4. O(a) candidato(a) deverá:
a) Informar no ato de inscrição da candidatura os dados pessoais de 3 indivíduos (recomendantes) que emitirão as cartas de recomendação.
b) Baixar o formulário de Dados de Contato para Cartas de Recomendação disponível na página do programa e, após preenchimento, anexá-lo ao formulário on-line de inscrição.
c) Baixar o formulário (Anexo V) disponível na página do programa e fornecê-lo para preenchimento pelos recomendantes que escolher.
d) Solicitar a cada recomendante que envie o formulário preenchido e assinado para o e-mail fulbright@capes.gov.br com o arquivo nomeado no seguinte formato: REFERENCE-(primeiro nome último nome do candidato)-(primeiro nome e último nome do recomendante). Ex: REFERENCE-JOAO SILVA-MARIA PEREIRA.
e) Solicitar a cada recomendante que utilize o mesmo e-mail institucional que o candidato informará a CAPES no ato de sua inscrição para encaminhar o formulário preenchido e assinado à CAPES até 31 de março de 2019. Não é necessário ao recomendante aguardar que o candidato finalize sua inscrição pare realizar o envio da carta de recomendação.
ERASMUS MUNDUS CALL 2019
Mais informações/More Informations: https://site.ucdb.br//public/downloads/1025743-chamada-erasmus-mundus-2019.jpg
INTERCÂMBIO CULTURAL 2019
TEMA: DIREITOS HUMANOS, GÊNERO, RAÇA, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS EM PERSPECTIVA GLOBAL
Local: Universidade de Washington/Tacoma-EUA
Saída: 17/01/2019 - Retorno: 01/02/2019
I - INVESTIMENTO: 2.000 DÓLARES (À VISTA OU PARCELADO EM 5 VEZES)
II - COBERTURA:
1. HOSPEDAGEM POR 2 SEMANAS EM CASAS DE FAMÍLIAS ou HOTEL;
2. ALIMENTAÇÃO (CAFÉ DA MANHÃ E REFEIÇÕES);
3. VISITAS TÉCNICAS E TRANSPORTE DE ACORDO COM OS PLANOS DE TRABALHOS APRESENTADOS;
4. AULAS NA UNIVERSIDADE DE WASHINGTON/TACOMA;
5. 1 (UMA) REFEIÇÃO COMUNITÁRIA;
6. VISITAS TÉCNICAS EM TACOMA E SEATTLE;
7. 7 PASSEIOS TURÍSTICOS EM SEATTLE (CITY PASS);
8. CERTIFICADO COM CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS
III - REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO INTERCÂMBIO-2019
1. SER ALUNO DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÂO OU EGRESSOS DA UCDB.
2. SER MAIOR DE 18 ANOS
3.POSSUIR RECURSOS PARA PAGAMENTO DAS DESPESAS DO INTERCÂMBIO (TOTAL DO INVESTIMENTO: 2.000 DÓLARES À VISTA OU PARCELADOS EM 5 VEZES ATÉ 10 DE JANEIRO/2019), DO SEGURO-SAÚDE E DA PASSAGEM PARA OS EUA.
4.FALAR FLUENTEMENTE O INGLÊS OU ESTAR EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO E/OU AVANÇADO.
5.ASSINAR CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM O INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL - IDHMS.
6.PARTICIPAR DO TREINAMENTO MENSAL PARA PREPARAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO (SETEMBRO A DEZEMBRO/2018).
NÚMERO DE VAGAS: 8
CANDIDATOS INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UCDB (3312-3302).
Informamos que a Capes passará a exigir, como requisito de candidatura DE ALUNOS para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino, assim como o ORCID (orcid.org). Para bolsistas cujo destino seja a França, os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pelos seguintes testes reconhecidos internacionalmente: Test 7 de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF. Para bolsistas cujo destino seja países da América do Sul, os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua espanhola: B2 certificados pelo teste reconhecido internacionalmente: DELE. São exceções ao requisito de apresentação de teste de proficiência as modalidades de estágio pós-doutoral (ou pós-doutorado), professor/pesquisador visitante no exterior, estágio sênior no exterior e cátedra.
STIC AmSud é um programa de cooperação regional em ciência e tecnologia em que França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela participam. O objetivo do programa é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e uma ou mais equipe(s) de cientistas franceses.
Tipo de programa
Projetos Conjuntos de Pesquisa
Serão financiados até 5 (cinco) projetos conjuntos de pesquisa, com os seguintes benefícios:
Missões de Trabalho: Consiste na concessão de viagem de curta duração para coordenador ou membro da equipe do projeto. Para fins de concessão, 1 (uma) missão de trabalho equivale à viagem de 1 (um) membro da equipe.
O número total de missões de trabalho é de até 8 (oito) durante os 2 (dois) anos de projeto. Um mínimo de 2 (duas) missões de trabalho deverão ser efetuadas dentro do biênio, dentre as quais ao menos 1 (uma) deverá ser feita pelo coordenador do projeto. A previsão de todas as missões de trabalho deverá ser inserida no ato da inscrição, em campo específico do formulário online.
Serão permitidas até 4 missões para a França e 4 missões para países da América do Sul, não havendo teto máximo por ano. Somente o coordenador do projeto poderá realizar missão de trabalho em anos consecutivos, sendo no máximo uma missão por ano de projeto. É recomendável promover a mobilidade do maior número de pesquisadores da equipe. Os demais membros somente podem realizar uma missão de trabalho durante o projeto.
Benefícios ao pesquisador brasileiro no exterior:
Missões de Estudo: Consiste no deslocamento de estudante ao exterior a fim de desenvolver atividades letivas e de pesquisa na área de interesse do projeto indicados pelo coordenador brasileiro do projeto selecionado.
Serão concedidas até 2 (duas) missões de estudo por ano, exclusivamente para as seguintes modalidades: Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado (respeitada a disponibilidade orçamentária da CAPES).
Observação: O número de missões de estudos, por projeto, será de até 2 (duas) por ano de projeto, conforme a seguinte orientação: 1 (uma) missão Brasil-França; 1 (uma) missão Brasil-América do Sul.
As bolsas das Missões de Estudo fazem jus ao recebimento de:
Duração das Missões de Estudo: duração mínima de 4 (quatro) e máxima de 12 (doze) meses para Doutorado-Sanduíche, e mínima de 2 (dois) e máxima de 12 (doze) meses para Pós-Doutorado, improrrogáveis.
Duração do Projeto Conjunto de Pesquisa: Cada Coordenador de projeto conjunto deverá planejar suas atividades considerando a duração de 2 (dois) anos, improrrogáveis.
Inscrições abertas do Edital Brafagri nº 04/2018 para projetos até 18/04/2018 em: http://inscricao.capes.gov.br/individual
Parceria universitária
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
Missão de trabalho: duração não pode ser inferior a 7 (sete) ou superior a 20 (vinte) dias.
Benefícios:
Material de custeio: recursos concedidos por ano de projeto, não cumulativos, para despesas com a aquisição de material de custeio.
Missão de estudo
Modalidade:
Benefícios:
Duração: mínimo de 4 (quatro) e máximo de 10 (dez) meses, (1 ou 2 semestres).
Duração do projeto: será de 2 (dois) anos, com possibilidade de prorrogação por mais 2 (dois) anos, conforme critério das agências financiadoras.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quinta-feira, 22, o Edital nº 8/2018, referente ao programa CAPES/Cofecub, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses, com objetivo de estimular o intercâmbio científico entre Brasil e França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
Inscrições
Os projetos que atenderem aos requisitos descritos no edital deverão ser inscritos exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos até o dia 9 de maio, na página do Programa CAPES/COFECUB. A candidatura no Brasil deverá ser apresentada em português. A proposta em francês deverá ser encaminhada pela equipe francesa para o link disponibilizado para este fim pelo Cofecub. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.
Serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa para início das atividades a partir do ano de 201930 nas diversas áreas de conhecimento, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária e financeira da Capes. Cada proposta deverá conter planejamento de atividades em módulos anuais, considerando a duração máxima de financiamento dos projetos de 4 anos. A vigência do segundo biênio do projeto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.
Benefícios
São itens financiáveis no âmbito do programa: missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros, conforme especificados no Edital, levando-se em consideração o valor limite de até R$ 140 mil reais para financiamento de quatro anos de projeto. Também estão previstas missões de estudos aos projetos selecionados, nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado.
Alunos selecionados para utilizar a cota de bolsa de estudo deverão obrigatoriamente possuir o número válido de ORCID quando da inscrição no site da Capes pelo coordenador do projeto.
Acesse o Edital nº 8/2018 completo.
(Brasília – CCS/CAPES)
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul informa que já está disponível no sistema SigFundect, entre os dias 22 de fevereiro e 26 de março, a opção para submissão de propostas em português referentes ao edital “ Confap 02/2018 Mobilidade Confap – UK Academies”.
As propostas só poderão ser enviadas para a Fundect após terem sido submetidas ao Confap (https://sigconfap.ledes.net/). O prazo final para submissão para o Confap é 28 de fevereiro.
O edital da respectiva chamada pode ser acessado clicando AQUI.
La Universidad de San Buenaventura seccional Cali los invita a ser parte de las convocatorias de movilidad 2018-1 a través de nuestro convenio de cooperación académica
Fecha límite para las postulaciones: 15 de Noviembre
Inicio de clases: 29 de Enero
Finalización de clases: 4 de Junio
Proceso de Postulación:
1- Diligenciar el formulario de solicitud de intercambio (adjunto).
2- Carta de presentación de la universidad de origen donde conste que el estudiante ha sido seleccionado para el programa de movilidad académica.
3- Historial de notas con el promedio acumulado.
4- Fotocopia del pasaporte
5- Fotocopia del seguro médico internacional
Esta documentación debe ser enviada debidamente firmada al correo electrónico relaciones@usbcali.edu.co, una vez recibida se evalúa y en el trascurso de las siguientes semanas se envía la carta de aceptación.
Páginas recomendadas:
Para obtener información de la ciudad pueden visitar
Para conocer la Universidad de San Buenaventura Cali pueden visitar
O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.
A vigência da bolsa poderá variar conforme a modalidade:
Para fazer sua inscrição utilize o formulário próprio disponível nesta página e observe atentamente a sua estrutura a qual é elaborada também para atender os requisitos da Fundação Alexander Von Humboldt.
Acesse o link do programa no site da Fundação Alexander von Humboldt.
As candidaturas deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à AvH. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.
O candidato deve submeter sua candidatura na CAPES exclusivamente via internet, até às 23h59 da data limite para envio de candidaturas, conforme cronograma deste Edital, constando os seguintes documentos:
O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.
A vigência da bolsa poderá variar conforme a modalidade:
Para fazer sua inscrição utilize o formulário próprio disponível nesta página e observe atentamente a sua estrutura a qual é elaborada também para atender os requisitos da Fundação Alexander Von Humboldt.
Acesse o link do programa no site da Fundação Alexander von Humboldt.
As candidaturas deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à AvH. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.
O candidato deve submeter sua candidatura na CAPES exclusivamente via internet, até às 23h59 da data limite para envio de candidaturas, conforme cronograma deste Edital, constando os seguintes documentos:
Projeto conjunto de pesquisa
Missão de trabalho: concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto e/ou de docentes doutores, membros da equipe, com duração mínima de 7 (sete) e máxima de 20 (vinte) dias.
Benefícios:
Recurso de custeio:
De até R$ 10.000,00 reais por ano de projeto.
Missão de estudo: concessão de bolsas de estudo no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.
Benefícios:
Duração do projeto: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme critérios das agências financiadoras.
No SIU
Na CAPES
Os links de inscrição serão disponibilizados em momento oportuno.
O Vice-Reitor de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Chile através de sua faculdade de programas de doutorado com a Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Chile, através de seu Departamento de Pós-Graduação e Postítulo, têm o prazer de anunciar que já começou a convocação para bolsas para a participação de jovens pesquisadores na Escola de Inverno 2017 nas seguintes áreas:
· PhD em Neurociências (UC)
· PhD em Ciências Biológicas, área Biomedicina (UC)
· Doutorado em Bioquímica (UCH)
· PhD em Ciências Farmacêuticas (UCH)
A Escola de Inverno 2017, destina-se a jovens pesquisadores da América Latina e do Caribe que pretendam prosseguir estudos de doutorado em uma das áreas abrangidas por esta chamada.
Início das chamadas: 15 de maio de 2017.
Término das chamada: 11 de junho de 2017, às 23:59 hrs. GMT-4.
Avaliação e publicação dos resultados: junho 2017
Aplicações: http://www.escueladoctorado.com/
Informações: internacionalizacion@uc.cl
As datas de inscrição das Bolsas Especiais no País e no Exterior do CNPq para o ano de 2017 estão definidas. A ação retoma a possibilidade de solicitações de novas bolsas no exterior que estiveram suspensas em 2016. O calendário é dividido em três cronogramas ao longo do ano, com submissões cujos prazos finalizam em março, junho e setembro. As modalidades contempladas são:
Bolsas no País
Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Pós-Doutorado, Empresarial (PDI), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI)
Bolsas no Exterior
Doutorado pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado-Sanduíche (SWE), Estágio Sênior (ESN)
Veja o calendário:
Etapas |
Cronograma 1 |
Cronograma 2 |
Cronograma 3 |
Inscrição |
Até 1º de março de 2017 |
Até 1º de junho de 2017 |
Até 1º de setembro de 2017 |
Julgamento |
maio/17 |
agosto/17 |
novembro/17 |
Resultado |
Até 31 de maio de 2017 |
Até 30 de Agosto de 2017 |
Até 31 de dezembro de 2017 |
Início da vigência |
julho/agosto/setembro/outubro de 2017 |
novembro/dezembro 2017 e janeiro/fevereiro de 2018 |
março/abril/maio/junho de 2018 |
Para mais informações acesse: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5603435
O Programa ON-THE-ROAD Business atraindo cada vez mais estudantes universitários brasileiros para Portugal, e que acabamos de abrir inscrições para os grupos de 2017 e 2018 nas seguintes datas:
22 a 29 de setembro/2017
10 a 17 de dezembro/2017
02 a 09 de fevereiro/2018
23 a 30 novembro/2018
O valor do Programa é de 1.999€. Porém, todo participante inscrito na Universidade terá direito a um desconto de cerca de 40%, sendo o valor final de 1.253€.
Para outros detalhes e mais informações
Veja a nossa brochura (neste link);
Consulte aqui o site do Programa
Assista o vídeo abaixo
Chamada nº. 04/2017 - CAPES/CNPq/DAAD - Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha Seleção 2017/2018
Chamada de candidaturas 2017 do Instituto de Estudos Avançados (Collegium) da Universidade de Lyon. Está aberta a pesquisadores estrangeiros cujo laboratório tem parceria com a Universidade de Lyon, para estadias de 5 a 10 meses. Todas as disciplinas são aceitas mas preferência será dada aos temas ligados à Biosaúde, Ciências e Engenharia, Humanidades, etc.
Data limite de envio das candidaturas: 30/09/2017
Site em francês: http://www.collegium-lyon.fr/processus-de-selection-22063.kjsp RH=IEA_040500&RF=IEA_040500
Site em inglês: http://www.collegium-lyon.fr/selection-process-for-the-collegium-de-lyon-24935.kjsp?RH=IEA_010000ANG&RF=IEA_090100ANG
Prazo para inscrições: 20 de maio
As aulas começam: 17 jul
Conclusão das aulas: 30 novembro
O processo de candidatura:
1- preencher o formulário de intercâmbio (ver em download abaixo).
2- carta da universidade afirmando que o estudante foi selecionado para o programa de mobilidade acadêmica.
3- histórico de notas e média geral.
4- cópia do passaporte
5- cópia do seguro saúde
Esta documentação pode ser enviado devidamente assinado para e-mail relaciones@usbcali.edu.co, uma vez recebidas e avaliadas entre os dias 1 e 15 de junho, a carta de aceitação será enviada com os documentos necessários para obter visto de estudante.
Páginas recomendadas:
Para obter informações sobre a cidade, você pode visitar
· http://www.colombia.travel/es/a-donde-ir/pacifica/cali
Para saber a Universidade de San Buenaventura Cali pode visitar
· www.usbcali.edu.co
Segue Chamada para oportunidade de bolsas de doutorado sanduíche nas áreas de Ciências Humas, Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes. clique aqui
Assessoria de Relações Internacionais da UCDB
ri@ucdb.br