Responsável: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
Nível: Mestrado
Créditos: 03
Ementa: A Ciência dos Dados e a pesquisa empírica; Introdução ao programa R e RStudio; Programação no RStudio; Integração do RStudio; Estatística Descritiva Completa; Testes; Introdução à Econometria.
Responsável: Profa. Dra.Carina Elisei de Oliveira/Prof. Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira/Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera/Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme/ Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho
Nível: Mestrado / Doutorado
Créditos: 03
Ementa: A disciplina visa criar integração das linhas de pesquisa do programa de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (PPGCASA).
Através de um olhar sistêmico acerca da proposta do programa multidisciplinar, a disciplina é construída por vários professores que integraram as áreas de gestão do agronegócio, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade na saúde e sustentabilidade produtiva, estratégicas para o PPGCASA.
A disciplina será ministrada por quatro professores e integrará quatro diferentes sistemas de análise:
1. Análise Sistêmica do Agronegócio;
2. Análise Sistêmica da Sustentabilidade na Saúde/Produção;
3. Análise Sistêmica da Influência da Biodiversidade nos Processos de Saúde e Doenças;
4. Análise Sistêmica da Sustentabilidade Ambiental;
5. Análise Sistêmica do Processo Produtivo Sustentável.
Responsável: Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme
Nível: Mestrado
Créditos: 03
Ementa: -Conhecimento científico, as diversas formas e atividades envolvidas.
-Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e animais;
-O problema da neutralidade do conhecimento científico;
-Produção do conhecimento, delineamentos quantitativos e qualitativos;
-Uso de fluxogramas e mapeamentos na elaboração de pesquisas e resultados finais;
-Etapas na produção do conhecimento, por exemplo: estudo do estado da arte; delimitação do problema e objetivos da pesquisa, metodologias de coleta e processamento de dados;
-Estrutura final da divulgação dos resultados.
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade/Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A disciplina de Seminários A é voltada para pós graduandos que já possuem seus projetos de dissertação ou tese com os tópicos introdução, objetivos (geral e específicos), revisão bibliográfica e metodologia prontos. Esse projeto será apresentado para uma banca composta por um convidado externo (com grau superior ao do pós graduando), um dos professores ministrantes da disciplina e um pós-graduando que esteja cursando a disciplina e que é escolhido pelo método de sorteio. O pós graduando tem seu trabalho avaliado quanto a parte oral e escrita do projeto de acordo com uma ficha de avaliação. A entrega prévia do projeto de tese é pré-requisito para seminário A. os pós-graduandos são solicitados a entregarem seus manuscritos com 15 dias de antecedência à data da apresentação, para convite aos professores/pesquisadores externos e avaliação em tempo hábil.
Responsável: Profa. Dra. Carina Elisei de Oliveira/ Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Seminários Seminário B é voltada para pós graduandos que já cursaram seminário A e possuem seus manuscritos referentes à tese ou dissertação com resultados parciais e ou finais. Do mesmo modo, o pós graduando apresenta seu trabalho, sendo avaliado por uma banca composta por um convidado externo (com grau superior ao do pós graduando), um dos professores ministrantes da disciplina e um pós-graduando que esteja cursando a disciplina e que é escolhido pele método de sorteio. Seminários B deverá ser cursado no semestre anterior à qualificação do discente. Esta disciplina não é voltada para a elaboração de projetos de dissertação ou tese. O pós graduando tem seu trabalho avaliado quanto a parte oral e escrita dos manuscritos da dissertação ou tese.
A entrega previa do projeto de tese é pré-requisito para seminário A.
Tanto em seminários A quanto em Seminários B, os pós-graduandos são solicitados a entregarem seus manuscritos com 15 dias de antecedência à data da apresentação, para convite aos professores/pesquisadores externos e avaliação em tempo hábil.
Ementa: Ética no uso de animais de laboratório;
Principais animais empregados na experimentação científica;
Genética de animais de laboratório;
Características e comportamento de animais de laboratório;
Boas práticas na criação e manutenção de animais de laboratório;
Reprodução e manejo reprodutivo;
Manejo de animais de laboratório;
Gnotobiologia;
Bem-estar animal;
Analgesia, anestesia e eutanásia;
Coleta de amostras biológicas;
Nutrição e deficiências nutricionais;
Edificação de biotérios;
Padrão sanitário de biotérios;
Biosegurança em biotérios;
Ementa: A parasitologia animal será abordada com um enfoque biológico, médico e ecológico. Ao final do curso o aluno poderá ter um melhor entendimento a cerca do fenômeno parasitismo e suas implicações a saúde dos animais de produção.
Responsável: Profa. Dra. Antonia Railda Roel/ Profa. Dra. Rosemary Matias/ Prof. Dr. Tiago Tognolli de Almeida
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Retrospectiva e Perspectivas da Bioprospecção no Brasil. Produtos naturais e seu potencial, uso e modo de ação. Obtenção de substâncias ativas da biodiversidade brasileira. Introdução a conceitos de bioensaios. Classes de compostos orgânicos encontrados em plantas superiores e microrganismos. Métodos de extração, análise e identificação de metabólitos primários e secundários. Atividade Biológica de produtos naturais. Metodologia de Bioprospecção para o desenvolvimento de inseticida para Aedes aegypti: Coleta, preparo do(s) extrato(s), separação, multiplicação e identificação dos fungos endofíticos, Bioensaios, Análise dos dados.
Ementa: Conceito amplo e restrito da biotecnologia na nutrição animal; As novas tecnologias. Biotecnologia na Agropecuária. A Biotecnologia no Brasil e no mundo; Situação atual e perspectivas.
Responsável: Profa. Dra. Antonia Railda Roel/ Prof. Dr. Tiago Tognolli de Almeida
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Utilização dos microrganismos endofíticos, explorando ferramentas clássicas e moleculares, para obtenção de produtos de interesse industrial, farmacêutico e agropecuário.
Responsável: Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera / Prof. Dr. Filipe Martins Santos
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A importância do delineamento experimental no desenvolvimento da ecologia; Hipóteses científicas e filosofia Popperiana; Construção de modelos nulos, observações independentes, pseudo-repetições e estatística inferencial; Introdução a modelos lineares e modelos multivariados
Ementa: A disciplina aborda as relações parasito-hoepedeiro-ambiente em um contexto ecológico objetivando entender aspectos dos ciclos de vida, ecologia, distribuição e impactos dos parasitas sobre seus hospedeiros mamíferos e suas populações, tanto no ambiente natural como em sistemas de criação. Também aborda a saúde de mamíferos de3 vida livre no contexto da Saúde Única.
Responsável: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira/ Prof. Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 03
Ementa: Apresentar as motivações de se tornar um empreendedor, os fundamentos do empreendedorismo e o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento e crescimento econômico. Características, tipos e habilidades doempreendedor. Práticas e comportamentos para a gestão empreendedora, Liderança e Motivação. Apresentar os conceitos de modelagem de negócios, enfatizando a proposta de CANVAS de Modelo de Negócio. Explorar as dimensões de projetos inovadores: Projeto e design, propriedade intelectual, finanças, gestão, organização e marketing. Apresentar os diversos instrumentos de apoio à inovação, como APLs, Incubadora de Empresas, Parques Tecnológicos, FINEP, Aceleradoras. Expor os alunos a uma situação real de mercado com o objetivo de criarem um "Modelo de Negócio Inovador". A ideia é focar na sequência de tarefas focadas na capacidade dos participantes em resolver problemas complexos, de forma multidisciplinar e num ambiente turbulento e restrito em termos de tempo e recursos de forma a transformar conhecimento científico e tecnológico em inovação para o mercado.
Carga horária: 45h/a
Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas e Dinâmicas de Inovação em Desenvolvimento Territorial
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: As diferenças entre os princípios e conceitos da ética, moral, ética ambiental e bioética; conceitos e relações entre ética, ambiente e sociedade. Os primórdios, os debates e a complexidade da relação sociedade, natureza, meio ambiente e cidadania. A busca de um novo sistema ético: da visão antropocêntrica à ecológica profunda. A perspectiva da ética ambiental sobre os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Ambiental. Implicações éticas do Relatório Brundtland: os pilares da sustentabilidade. Intervenções genéticas. Bioética das diversas ecologias: biopolítica e Sustentabilidade. Pesquisas com seres vivos e a legislação nacional e internacional.
Ementa: 1. Ciência como forma de gerar conhecimento
2. Aspectos históricos da pesquisa científica no Brasil e no Mundo
3. Atributos do conhecimento científico: as ciências formais, as ciências empíricas, a verdade pragmática e a racionalidade científica.
4. História da pós-graduação no Brasil
5. Números da pesquisa no Brasil e no mundo e Internacionalização
6. Agências de Fomento à pesquisa
7. Marcos regulatórios da pesquisa no Brasil
8. Sistemas de avaliação da pós-graduação no Brasil
9. Indicadores de qualidade da pesquisa no Brasil e no mundo (F.I, I.H, Qualis)
10. Abordagens, tipos de pesquisa e conceitos metodológicos. Tese e Dissertação
11. Pesquisa na área biológica e da saúde
12. Planejamento (operacionalização) de pesquisas observacionais e experimentais
13. Os passos para a elaboração de um projeto de pesquisa: Formulação e definição de um problema de pesquisa, construção de objetivos e hipóteses. Definição de variáveis. Justificativa. Métodos.
14. Base de dados para a pesquisa
15. Bases do delineamento experimental
16. Boas práticas na pesquisa
17. Reprodutibilidade e Rastreabilidade de dados
18. Relatórios
19. Ferramentas para elaboração de gráficos, análise estatística, referencias.
20. Ética na pesquisa e ética profissional
21. Bem estar do pesquisador
22. Gerenciamento de grupos de pesquisa
Responsável: Prof. Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Gestão de recursos hídricos e saneamento. Legislação aplicada ao setor de recursos hídricos e saneamento. Qualidade da água e de efluentes. Índices de qualidade da água. Autodepuração de corpo receptor e aplicação. Tratamento e reuso de água e efluentes.
Ementa: História e Escopo da Inteligência Artificial, Representação de conhecimento e raciocínio, Busca, Aprendizagem de Máquina, Filosofia e Ética, Seleção de Tópicos Avançados.
Ementa: Fornecer ao pós-graduando o conhecimento e informações sobre as principais técnicas envolvidas para a intensificação sustentável da pecuária de corte, e suas relações benefício-custo, visando principalmente os aumentos de produção sustentável na cadeia de cria-engorda.
Responsável: Profa. Dra. Carina Elisei de Oliveira/ Prof. Dr. Gabriel Carvalho de Macedo/ Prof. Dr. Jaire Marinho Torres
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 03
Ementa: 1) Logística de campo
2) Captura, contenção e manejo de pequenos mamíferos voadores e não-voadores e mamíferos de médio e grande porte
3) Coleta e processamento de amostras biológicas
4) Abordagem às zoonoses que envolvem mamíferos silvestres
5) Avaliação da saúde de mamíferos silvestres
6) Gerenciamento de conflitos com a fauna
Ementa: Noções de ecologia de Insetos. Defesas das plantas contra herbivoria. Teorias da co-evolução. Fatores físicos, morfológicos e químicos. Histórico da Resistência de Plantas a Insetos. Tipos de resistência. Pseudo-resistência. Causas da resistência. Seleção do hospedeiro pelos insetos. Resistência Induzida. Plantas Inseticidas. Melhoramento genético tradicional e Transgênicos. Agricultura Orgânica.
Responsável: Profa. Dra. Carina Elisei de Oliveira/ Profa. Dra. Alinne Pereira de Castro
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: 1) Biologia molecular e o diagnóstico de doenças infecciosas; 2) Conceitos em imunologia aplicada aos diagnósticos; 3) Técnicas avançadas para detecção de patógenos; 4) Apresentação de artigos científicos; 5) Aulas práticas.
Ementa: Avaliação de alimentos; Nomenclatura e classificação de alimentos; Principais alimentos utilizados para ruminantes; Aditivos; Rações; Métodos de determinação da digestibilidade para ruminantes; Utilização de indicadores em estudos de digestão; Digestão parcial; Determinação da digestibilidade e consumo por animais em condições de pastejo; Fatores que afetam a digestibilidade; Balanço nutricional; Eficiência de utilização da energia para ruminantes.
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A disciplina visa proporcionar conhecimento teórico dos principais conceitos de patologia e estudos dos principais mecanismos de desenvolvimento das doenças de animais, a nível macroscópico e celular.
Responsável: Prof. Dr. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho/Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Saneamento, saúde, higiene e transmissão de doenças. Qualidade da água. Práticas e perspectivas do saneamento focado em recursos. Ecotecnologias aplicadas ao tratamento e reuso de esgoto doméstico. Efluentes agroindustriais. Produção vegetal utilizando resíduos sólidos e líquidos de esgoto. Aspectos legais e Institucionais.
Responsável: Profa. Dra. Carina Elisei de Oliveira
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Introdução teórica ao assunto (estrutura do DNA, replicação e expressão gênica, universalidade e redundância do código genético, clonagem, tecnologias de sequenciamento genético, conceitos básicos em filogenia). Uso de genes em filogenia animal. Assemblagem e tratamento de sequências de nucleotídeos. Alinhamento de sequências gênicas. Tratamento e análise de alinhamentos de sequências gênicas. Análises filogenéticas utilizando sequências gênicas e interpretação de resultados. Análises filoegenéticas utilizando associação de matrizes de dados genéticos e morfológicos. Uso de softwares aplicados à filogenia. Bancos de dados genéticos. Escolha de metodologia mais adequada. Dessa forma, o pesquisador será capacitado para desenvolver e analisar, de forma crítica e adequada filogenenias com base em sequências de nucleotídeos e aminoácidos, interpretar resultados de maneira correta, operar softwares relacionados, analisar alinhamentos e realizar montagens de sequencias contíguas, bem como estimular o pensamento crítico sobre o assunto. Apresentar metodologias em análises integrativas utilizando dados morfológicos e moleculares.
Ementa: Base genética do melhoramento de espécies florestais. Sistema reprodutivo de espécies arbóreas: alógamas, autógamas e de sistema reprodutivo misto. Métodos de melhoramento de espécies florestais. Clonagem de genótipos superiores. Melhoramento genético de espécies arbóreas e os desafios da sustentabilidade. Técnicas básicas e especializadas aplicadas ao melhoramento florestal. Estratégias de programas de melhoramento genético; zonas de melhoramento; estabilidade e adaptabilidade de materiais genéticos; Maximização de ganhos genéticos com seleção.
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Estudar os aspectos epidemiológicos, clínicos, patológicos e do diagnóstico das doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e parasitos, principais enfermidades tóxicas e por deficiências minerais dos animais de produção.