Ementa: Definição de divisão da Biotecnologia. Histórico;
Técnicas moleculares utilizadas em Biotecnologia moderna;
Biotecnologia Industrial: oportunidades na indústria brasileira;
Química verde e Biocombustíveis;
Biotecnologia Genômica;
Biotecnologias ambiental;
Situação da biotecnologia no Brasil;
Marcos regulatórios brasileiros;
Ementa: Seminários A é voltada para pós graduandos que já possuem seus projetos de dissertação ou tese com os tópicos introdução, objetivos (geral e específicos), revisão bibliográfica e metodologia prontos. Esse projeto será apresentado para uma banca composta por um convidado externo (com grau superior ao do pós graduando), um dos professores ministrantes da disciplina e um pós-graduando que esteja cursando a disciplina e que é escolhido pelo método de sorteio. O pós graduando tem seu trabalho avaliado quanto a parte oral e escrita do projeto de acordo com uma ficha de avaliação.
Seminário B é voltada para pós graduandos que já cursaram seminário A e possuem seus manuscritos referentes à tese ou dissertação com resultados parciais e ou finais. Do mesmo modo, o pós graduando apresenta seu trabalho, sendo avaliado por uma banca composta por um convidado externo (com grau superior ao do pós graduando), um dos professores ministrantes da disciplina e um pós-graduando que esteja cursando a disciplina e que é escolhido pelo método de sorteio. Seminários B deverá ser cursado no semestre anterior à qualificação do discente. Esta disciplina não é voltada para a elaboração de projetos de dissertação ou tese. O pós graduando tem seu trabalho avaliado quanto a parte oral e escrita dos manuscritos da dissertação ou tese.
A entrega previa do projeto de tese é pré-requisito para seminário A.
Tanto em seminários A quanto em Seminários B, os pós-graduandos são solicitados a entregarem seus manuscritos com 15 dias de antecedência à data da apresentação, para convite aos professores/pesquisadores externos e avaliação em tempo hábil.
Ementa: Ética no uso de animais de laboratório;
Principais animais empregados na experimentação científica;
Genética de animais de laboratório;
Características e comportamento de animais de laboratório;
Boas práticas na criação e manutenção de animais de laboratório;
Reprodução e manejo reprodutivo;
Manejo de animais de laboratório;
Gnotobiologia;
Bem-estar animal;
Analgesia, anestesia e eutanásia;
Coleta de amostras biológicas;
Nutrição e deficiências nutricionais;
Edificação de biotérios;
Padrão sanitário de biotérios;
Biosegurança em biotérios;
Ementa: A disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos básicos de Bioinformática aplicados à pesquisa científica de sistemas biológicos, desenvolvendo com maior detalhamento conceitos relacionados a fundamentos de alinhamento e filogenia molecular, construção de árvore filogenética e comparação de sequencias de genes e proteínas. Ao término da disciplina, o aluno deverá estar apto a compreender e analisar sistemas biológicos utilizando ferramentas computacionais de bioinformática aplicadas à biologia molecular.
Ementa: A parasitologia animal será abordada com um enfoque biológico, médico e ecológico.
Ao final do curso o aluno poderá ter um melhor entendimento (a) a cerca da taxonomia dos principais grupos de Artrópodes, Protozoários e helmintos de importância na Medicina Veterinária, (b) reconhecer morfologicamente os parasitas, (c) conhecer os ciclos de transmissão das diferentes espécies, (d) obter um entendimento acerca do fenômeno parasitismo e suas implicações a saúde dos animais e humana.
Responsável: Dra. Alline Pereira de Castro, Dr. Ludovico Migliolo e Dr. Octavio Luiz Franco
Nível: Mestrado
Créditos: 03
Ementa: - Alvos em vias metabólicas e na expressão gênica;
- Estrutura de ácidos nucleicos;
- Estrutura primária, secundária, terciária e quaternária de proteínas;
- Visão geral do metabolismo e regulação;
- Uso das omics para melhor entendimento do metabolismo.
Responsável: Octávio Luiz Franco e Vitor Hugo Brito
Nível: Mestrado e Doutorado
Créditos: 3
Ementa: Produção e da sua qualidade e a sua interação com processos biológicos (bioprocessos), sejam aqueles relacionados à produção vegetal em si ou aqueles empregados na transformação do produto agrícola e agroalimentar, visando aumentos de produtividade, eficiência, qualidade e inovação tecnológica. Interfaces com as questões relativas à transformação da matéria-prima e à qualidade do produto final, com uma visão global da cadeia produtiva.
Responsável: Profa. Dra. Antonia Railda Roel/ Prof. Dr. Tiago Tognolli de Almeida
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: Utilização dos microrganismos endofíticos, explorando ferramentas clássicas e moleculares, para obtenção de produtos de interesse industrial, farmacêutico e agropecuário.
Responsável: Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera / Prof. Dr. Filipe Martins Santos
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A importância do delineamento experimental no desenvolvimento da ecologia; Hipóteses científicas e filosofia Popperiana; Construção de modelos nulos, observações independentes, pseudo-repetições e estatística inferencial; Introdução a modelos lineares e modelos multivariados
Ementa: A disciplina aborda as relações parasito-hoepedeiro-ambiente em um contexto ecológico objetivando entender aspectos dos ciclos de vida, ecologia, distribuição e impactos dos parasitas sobre seus hospedeiros mamíferos e suas populações, tanto no ambiente natural como em sistemas de criação. Também aborda a saúde de mamíferos de3 vida livre no contexto da Saúde Única.
Responsável: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira/ Prof. Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 03
Ementa: Apresentar as motivações de se tornar um empreendedor, os fundamentos do empreendedorismo e o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento e crescimento econômico. Características, tipos e habilidades doempreendedor. Práticas e comportamentos para a gestão empreendedora, Liderança e Motivação. Apresentar os conceitos de modelagem de negócios, enfatizando a proposta de CANVAS de Modelo de Negócio. Explorar as dimensões de projetos inovadores: Projeto e design, propriedade intelectual, finanças, gestão, organização e marketing. Apresentar os diversos instrumentos de apoio à inovação, como APLs, Incubadora de Empresas, Parques Tecnológicos, FINEP, Aceleradoras. Expor os alunos a uma situação real de mercado com o objetivo de criarem um "Modelo de Negócio Inovador". A ideia é focar na sequência de tarefas focadas na capacidade dos participantes em resolver problemas complexos, de forma multidisciplinar e num ambiente turbulento e restrito em termos de tempo e recursos de forma a transformar conhecimento científico e tecnológico em inovação para o mercado.
Carga horária: 45h/a
Linhas de Pesquisa: Políticas Públicas e Dinâmicas de Inovação em Desenvolvimento Territorial
Ementa: 1. Ciência como forma de gerar conhecimento
2. Aspectos históricos da pesquisa científica no Brasil e no Mundo
3. Atributos do conhecimento científico: as ciências formais, as ciências empíricas, a verdade pragmática e a racionalidade científica.
4. História da pós-graduação no Brasil
5. Números da pesquisa no Brasil e no mundo e Internacionalização
6. Agências de Fomento à pesquisa
7. Marcos regulatórios da pesquisa no Brasil
8. Sistemas de avaliação da pós-graduação no Brasil
9. Indicadores de qualidade da pesquisa no Brasil e no mundo (F.I, I.H, Qualis)
10. Abordagens, tipos de pesquisa e conceitos metodológicos. Tese e Dissertação
11. Pesquisa na área biológica e da saúde
12. Planejamento (operacionalização) de pesquisas observacionais e experimentais
13. Os passos para a elaboração de um projeto de pesquisa: Formulação e definição de um problema de pesquisa, construção de objetivos e hipóteses. Definição de variáveis. Justificativa. Métodos.
14. Base de dados para a pesquisa
15. Bases do delineamento experimental
16. Boas práticas na pesquisa
17. Reprodutibilidade e Rastreabilidade de dados
18. Relatórios
19. Ferramentas para elaboração de gráficos, análise estatística, referencias.
20. Ética na pesquisa e ética profissional
21. Bem estar do pesquisador
22. Gerenciamento de grupos de pesquisa
Responsável: Prof. Dr. Marlon Henrique e Silva Cardoso
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 04
Ementa: A disciplina aborda o uso de ferramentas de biofisica computacional (modelagem e dinâmica molecular) e experimental (espectroscopia de ressonância magnética nuclear) para o estudo da dinâmica estrutural de peptídeos bioativos, incluindo a predição de suas estruturas tridimensionais, avaliação de suas trajetórias em diferentes ambientes miméticos, avaliação dos deslocamentos químicos secundários para hidrogênios alfa, assim como a determinação de coeficientes de temperatura para prótons amídicos (NH).
Responsável: Prof. Dr. Ludovico Migliolo e Prof. Dr. Octávio Luiz Franco
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 2
Ementa: Consolidar as bases teóricas de temas fundamentais à formação profissional do aluno na área de Biotecnologia. Familiarizar o aluno com a identificação de um problema científico e tecnológico, a formulação de uma hipótese e a abordagem técnica para testá-la. Técnicas para escrita de artigo cientifico assim como o treinamento de pensamento para a condução deste ato, bem como formar o aluno para pensar e ter foco na transformação do conhecimento básico científico em produtos tecnológicos de interesse da sociedade. Trabalho de concepção da pergunta biológica, justificativa, metodologia, introdução, resultados e discussão de artigos. Aprendizado na escolha da revista, e seu posicionamento e solidez cientifica. Quanto aos produtos tecnológicos como desenvolvê-los em parceria com empresas de biotecnologia, como resguardar o conhecimento na forma de patentes, o que é propriedade intelectual, modelos de parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Ementa: Estrutura de proteínas e função catalítica. Métodos de purificação e caracterização de enzimas. Medidas de atividade enzimática e determinação de parâmetros cinéticos. Teoria de cinética enzimática segundo Michaelis-Menten. Inibição competitiva e não competitiva. Conceitos básicos de enzimas alostéricas. Aplicação de enzimas em biotecnologia. Imobilização de enzimas de interesse industrial e para aplicações em saúde.
Responsável: Profa. Dra. Carina Elisei de Oliveira
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 3
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo principal a análise de temas atuais em Biologia Molecular, capacitando-os a analisar e interpretar resultados de experimentos que utilizam técnicas de clonagem molecular e expressão gênica e desenvolver nos alunos a capacidade de utilizar uma abordagem molecular na solução de problemas relacionados a sua área de atuação. Serão também abortadas algumas técnicas de DNA recombinante com suas aplicações em biotecnologia.
Ementa: Temas atuais relacionados à Biotecnologia a serem selecionados previamente.
Bibliografia:Artigos científicos selecionados da literatura especializada a serem disponibilizados pelo docente.
Responsável: Prof. Dr. Ludovico Migliolo e Prof. Dr. Octávio Luiz Franco
Créditos: 4
Ementa: Conhecer as classes de toxinas animais, vegetais e/ou microbianas, analisando as características químicas e estruturais comuns e a relação estrutura-função; bem como os potenciais de utilização das diferentes toxinas como agentes terapêuticos ou como ferramentas de estudo nas diversas áreas do conhecimento. Iniciar e/ou aprimorar o conhecimento dos alunos no estudo e na importância da Toxinologia Básica e Aplicada, abordando a origem das toxinas, mecanismos de ação e efeitos em vítimas de acidentes com animais peçonhentos e/ou venenosos.
Justificativa: Diversos organismos desenvolveram ao longo da evolução aparatos úteis para suas defesas, alimentações e/ou reproduções que os permitiram sobreviver nos ambientes mais hostis. Com o conhecimento tradicional acerca de seu uso medicinal, suas potencialidades tornaram-se objetos de muitas pesquisas científicas. Nos últimos anos, intensificou-se a busca por novos agentes terapêuticos a partir de fontes naturais, como microrganismos, algas, plantas, venenos de anuros, escorpiões, aranhas, vespas, abelhas e serpentes, que constituíssem uma importante alternativa de tratamento contra as inúmeras doenças infecciosas, emergentes ou não, que afligem a sociedade. Dentre estas, os venenos/peçonhas de animais, além de toxinas vegetais e microbianas, vêm mostrando promissoras atividades microbicidas sobre diferentes patógenos, como bactérias, fungos, vírus e protozoários. A necessidade de moléculas farmacologicamente úteis para a população evidenciou a riqueza da flora e fauna como verdadeiras fontes naturais para o desenvolvimento de novos medicamentos. Dentre os recursos da biodiversidade, os venenos/peçonhas animais mostram-se propícios à descoberta de compostos ou atividades biológicas com potencial terapêutico, pela variedade de proteínas, enzimas e peptídeos. Apesar do alto custo temporal e financeiro até o desenvolvimento de um protótipo-líder de biofármaco, a caracterização desses venenos/peçonhas e suas toxinas é a porta de entrada para possíveis aplicações biotecnológicas.