Curso de Graduação em Teologia

A Graduação em Teologia vai moldar o seu futuro! Tenha amplas oportunidades de atuação.
Para ter sucesso, faça UCDB!

*Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Apresentação

Uma comunidade universitária que percorre todos os caminhos na busca do conhecimento, não pode deixar de fora o diálogo entre a fé e a razão. Bem sabemos da influência que visões religiosas e suas respectivas interpretações exercem no pensamento e nas opções das pessoas. O curso de Teologia presencial da UCDB, oferecido no período matutino, é um curso de graduação que, com “audácia reflexiva”,  procura dar aos alunos uma sólida formação teológica, construindo um processo de busca sistemática (racional) da inteligência da fé. Os estudos teológicos introduzem o aluno naquela longa tradição cristã que reflete sobre o mistério de Deus, acessado por meio do inesgotável conteúdo da fé oriundo da Revelação. De caráter humanístico e interdisciplinar, num processo pedagógico criativo, o curso dialoga constantemente com a pastoral e o mundo contemporâneo, visando a uma sociedade inclusiva e sustentável à luz da fé cristã.

Engana-se quem pensa que o curso seja voltado exclusivamente para formar os candidatos ao sacerdócio, ao diaconato e também religiosos (as). Esta é apenas uma das características do curso, que mantém em seu quadro estudantes leigos e leigas, e existe uma grande aplicação da área até mesmo para quem não crê, mas que faz de sua dúvida um caminho de busca. Por ser uma área pouco conhecida, é importante atribuir a real importância a este que é um dos campos do conhecimento mais antigos da história da humanidade e representa uma de nossas facetas mais importantes: o contato com a espiritualidade e com a fé. O curso é voltado para quem tem interesse em Teologia de forma geral. A graduação volta-se para as vertentes do cristianismo em que se enfoca o catolicismo. Além do estudo das religiões, você encontrará uma formação humanitária e integral. É possível desenvolver habilidades tais como:

  • Aprendizado sobre a história e formação da bimilenar tradição cristã;
  • Conhecimento sobre a origem e fundamento das instituições religiosas;
  • Aptidão no trato com pessoas e seus problemas;
  • Compreensão sistêmica e detalhada da igreja como organização;
  • Capacidade de comunicação e ensino;
  • Entendimento e estimulação do trabalho em equipe;
  • Aperfeiçoamento das capacidades de liderança do indivíduo.

O Estágio é atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso e tem como objetivo aproximar o estudante de sua futura atuação profissional, possibilitando a relação entre o estudo das ciências teológicas e a prática pastoral e acadêmica. Atividade formalizada pela Coordenadoria Geral de Estágio (CGE), deve ser cumprida a partir do 3º ano, perfazendo um total de 200 horas. O Estágio Pastoral é realizado em paróquias, comunidades, entidades, instituições, setores e espaços em que se dão as diversas atividades pastorais, bem como por meio de atividades acadêmicas e culturais.

 

Onde Atuar

  • O bacharel em Teologia desenvolve diferentes atividades, e sua missão depende de sua opção vocacional, como Ministro ordenado (Presbítero e/ou Diácono permanente), Religioso (a) ou Cristão leigo (a). Em suas atividades, o bacharel em Teologia será chamado a promover uma contínua interação entre a reflexão acadêmica e a prática diária no trabalho pastoral.  
  • O egresso estará apto para exercer uma autêntica liderança cristã na Igreja e na sociedade.
  • O teólogo ou Bacharel em Teologia poderá desenvolver pesquisas e assessorias teológico-pastorais e científicas, na busca de um contínuo diálogo com outras ciências e visões religiosas.
  • A capacitação profissional recebida lhe dará condições de assessorar a Igreja na elaboração de seus projetos pastorais, nos trabalhos de formação humano-cristã do laicato e outras atividades formativas, desenvolvendo estudos e pesquisas que possam iluminar as diferentes realidades eclesiais locais.
  • O Bacharel em Teologia poderá atuar também como professor universitário em Faculdades, Institutos e Seminários de Teologia (Docência e Pesquisa), como assessor teológico em empresas e ONGs, professor de ensino religioso em Escolas da Educação Básica.
  • Ainda no campo eclesiástico, o Bacharel em Teologia poderá assessorar as Paróquias nas áreas da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e da Evangelização, em seus diversos níveis.

O diploma de Bacharel em Teologia da UCDB tem duplo reconhecimento: o civil, pelo MEC, e o eclesiástico, pela Santa Sé Apostólica (Vaticano), pois o Curso é também filiado à Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP, agregada à Universidade Lateranense de Roma.

 

Informações do curso de Teologia

Duração

4 anos

Turno

Matutino