Pedagogia

Disciplinas

+ AÇÃO DOCENTE-ENSINO FUNDAMENTAL: LINGUA PORTUGUESA
  • Ementa: A disciplina contempla o estudo dos conteúdos de Língua Portuguesa, orientados para as práticas do ensino da leitura, da literatura, da linguagem oral, da produção escrita e dos conhecimentos linguísticos. Análise da produção de materiais didáticos e de propostas didático-metodológicas para o ensino do objeto linguístico e literário nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental.
  • Objetivo: - Compreender os conceitos referentes ao ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental.
    - Compreender teórica e metodologicamente os conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
    - Analisar as orientações do PCN para ensino da Língua Portuguesa.
    - Reconhecer a importância do papel do professor no ensino da Língua Portuguesa na organização do trabalho didático com a Língua Portuguesa.
  • Carga horária: 120
+ AÇÃO DOCENTE-ENSINO FUNDAMENTAL: MATEMÁTICA
  • Ementa: O conhecimento matemático. Tendência do ensino da Matemática: Resolução de Problemas - História da Matemática - Tecnologia da Informação - O recurso de jogos Matemáticos - Teatro e Matemática - Literatura Infantil e Matematica. Conteúdos e Metodologias.Construindo aulas dinâmicas.
  • Objetivo: - Levar o futuro professor(acadêmico) perceber a importância de um papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento;
    - Dar ênfase na resolução de problemas, na exploração da Matemática a partir dos problemas vividos no cotidiano e encontradas nas várias disciplinas;
    - Levar o futuro professor (acadêmico) a sentir a necessidade de trabalhar com seus alunos de forma a compreender a importância do uso da tecnologia e a acompanhar sua permanente renovação;
    - Proporcionar ao futuro professor (acadêmico)a compreensão teórica e didática de como o aluno constrói o conceito de número;
    - Trabalhar conceitos de operações e as técnicas operatórias conforme a orientção do PCN de Matemática;
    - Proporcionar atividades com uso de material didático para desenvolver o trabalho com números naturais, frações, geometria e medidas;
    - Desenvolver atividades com o conteúdo matemático de forma interdisciplinar.
  • Carga horária: 120
+ DIVERSIDADE E INCLUSÃO
  • Carga horária: 40
+ EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO
  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 120
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 80
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
  • Ementa: Posicionamento politico-critico-emancipatório na Regência das aulas da Educação Física Escolar. Participação efetiva no contexto educacional. Elaboração de Projeto multidisciplinar como uma possibilidade de dialogo no currículo e na efetivação das práticas da Educação Física.
  • Objetivo:

    - Articular os conhecimentos teóricos com a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola de ensino fundamental - Séries Iniciais
    - Analisar as condições de funcionamento das escolas de ensino fundamental.
    - Compreender a função social da escola de ensino fundamental na realidade brasileira e regional.
    - Atuar em seu futuro campo profissional.

  • Carga horária: 80
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES III
  • Carga horária: 40
+ INFÂNCIA, CULTURA E MIDIA
  • Carga horária: 60
+ PESQUISA EDUCACIONAL: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
  • Ementa: Projeto de Pesquisa e suas etapas; Tema de pesquisa; Justificativas de pesquisa; Objetivos de pesquisa; Perguntas de pesquisa; Metodologias de Pesquisa; Revisão bibliográfica; Instrumentos de coleta e análise de dados.
  • Objetivo: Desenvolver a capacidade para construir um projeto de pesquisa.
    Organizar a pesquisa.
    Sistematizar o trabalho de levantamento bibliográfico e revisão crítica do material de referência publicado sobre a temática pesquisada.
    Desenvolver o plano de trabalho da pesquisa.
  • Carga horária: 80
+ PSICOLOGIA E INFÂNCIA
  • Carga horária: 40