Nutrição

Disciplinas

+ AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I
  • Carga horária: 40
+ AVALIAÇÃO NUTRICIONAL II
  • Carga horária: 40
+ BIOQUIMICA I
  • Carga horária: 80
+ BIOQUÍMICA II
  • Carga horária: 40
+ BROMATOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ CORPO HUMANO I
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO II
  • Carga horária: 120
+ DIETOTERAPIA I
  • Ementa: É fundamentada nas Ciências dos Alimentos e da Nutrição Humana, abordando os princípios do cuidado nutricional das patologias agudas e crônicas do indivíduo, por meio das modificações químicas e físicas das dietas de acordo com as necessidades nutricionais dos indivíduos.
  • Objetivo:

    Desenvolver conceitos teóricos da terapêutica nutricional nas diversas patologias que acometem os indivíduos;
    ? Relacionar os métodos de avaliação e educação nutricional, técnica dietética, composição dos alimentos, fisiologia da nutrição, bioquímica dos alimentos com a dietoterapia aplicada às patologias;
    ? Elaborar planos dietoterápicos considerando a cultura e filosofia alimentar do indivíduo (prescrição dietética); Criar um protocolo de atendimento ao paciente internado.
    ? Estabelecer a Integralidade com a equipe multiprofissional de saúde.

  • Carga horária: 80
+ DIETOTERAPIA II
  • Carga horária: 80
+ ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
  • Carga horária: 80
+ EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • Carga horária: 60
+ ESTÁGIO SUPERV.EM NUTRIÇÃO SOCIAL I
  • Ementa: O estágio em Nutrição social associa os conhecimentos teóricos com a realização de práticas em Unidade Básica de Saúde, ambulatório de clínica geral, pediatria e nutrição esportiva (Clínica-escola) e Merenda escolar A disciplina aborda a importância da dietoterapia individualizada e coletiva, a evolução clínica dos pacientes atendidos em ambulatórios com fins de diagnosticar o estado nutricional e promover atenção dietética baseada nas patologias e fisiopatologias e interação medicamentosa. São discutidas e avaliadas as características técnicas, econômicas, administrativas do local do estágio e sua influência no atendimento na área de saúde pública. Assim como realizar atividades práticas conforme o PNAE. Realizar o atendimento ambulatorial de nutrição esportiva para atletas adolescentes e praticantes de atividade física.
  • Objetivo: Objetivos:
    - Capacitar o acadêmico a atuar na promoção, prevenção, recuperação e manutenção, da saúde. Baseando-se em condutas dietoterápicas conforme as condições socioeconômicas, hábitos individuais e para a prática de atividade física, utilizando da prática ambulatorial.
    - Promover ao acadêmico a vivência da prática do PNAE através da merenda escolar municipal e/ou estadual, de acordo com as suas realidades.
  • Carga horária: 120
+ FARMACOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO
  • Carga horária: 40
+ IMUNOLOGIA BÁSICA
  • Carga horária: 40
+ MARKETING DE ALIMENTOS
  • Carga horária: 40
+ MICROBIOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO E METABOLISMO
  • Ementa: REGULAÇÃO HORMONAL. METABOLISMO DE MACRO E MICRONUTRIENTES. INANIÇÃO. JEJUM. HIPERMETABOLISMO. INTERAÇÃO DROGA-NUTRIENTE.
  • Objetivo: Direcionar o conhecimento sobre Nutrição e as etapas envolvidas no processo da alimentação, suas interações e a biodisponibilidade durante o metabolismo.
    Correlacionar com as disciplinas básicas como anatomia, biologia celular e molecular, bioquímica e fisiologia, e complementa os conteúdos das disciplinas: Dietoterapia, Patalogia da Nutrição, Avaliação Nutricional e Nutrição Experimental.
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO ESPORTIVA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL
  • Carga horária: 80
+ NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
  • Carga horária: 40
+ O SER HUMANO E O CUIDADO
  • Carga horária: 80
+ PARASITOLOGIA BÁSICA
  • Carga horária: 40
+ PATOLOGIA BÁSICA
  • Carga horária: 40
+ PESQUISA E APRENDIZAGEM
  • Carga horária: 80
+ PLANEJAMENTO DIETÉTICO
  • Carga horária: 80
+ PRÁTICAS INTEGRALIZADORAS EM NUTRIÇÃO
  • Ementa: Alimentação e Cultura. Educação e processo educativo. Comunicação e nutrição. Teoria e abordagens pedagógicas e suas aplicações na educação nutricional. Determinantes de o comportamento alimentar. Aspectos envolvidos na mudança alimentar. Os diferentes instrumentos e recursos da ação informativa e educativa. Planejamento de programas de educação nutricional. Promover a integração entre os conhecimentos biológicos (disciplinas básicas) e os específicos (temas contemporâneos da prática profissional) as necessidades de saúde da população, de modo que, processualmente se amplie a atuação na atenção à saúde em diferentes áreas e temas atuais.
  • Objetivo:

    Proporcionar ao acadêmico o contato com a prática profissional por intermédio da integração das disciplinas.

  • Carga horária: 40
+ QUÍMICA GERAL
  • Carga horária: 40
+ TÉCNICA DIETÉTICA
  • Carga horária: 80
+ TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
  • Carga horária: 80
+ TECNOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS
  • Carga horária: 80