Medicina Veterinária

Indique a um amigo

Disciplinas

+ ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I
  • Ementa: Conceito geral. Métodos de estudo e divisão anatômica. Estudo comparativo da anatomia de aves e mamíferos : Osteologia; Artrologia; Miologia Tegumento Comum e Órgãos do sentido.
  • Objetivo:

    Fornecer ao acadêmico de Medicina Veterinária conhecimentos aplicados de anatomia das espécies
    animais, diferenciando-as e comparando-as. Compreender a localização, constituição, funcionamento e importância do tegumento, óssos, músculos e das principais articulações em diferentes espécies animais relacionando-as à sua futura aplicação em disciplinas profissionalizantes. A disciplina também tem como objetivos a socialização entre os acadêmicos e o trabalho em equipe.

    Estratégia de ensino e aprendizado:

    Montagem do esqueleto: A confecção de uma ossoteca leva os alunos a desenvolver a competência administração e gerenciamento, uma vez que exigirá um sequenciamento de atividades no decorrer do semestre, com vistas à apresentação de um resultado final.
    No início do semestre, a turma é distribuída em subgrupos e sorteiam-se espécies para cada
    subgrupo. Ao longo de semestre, os alunos devem separar e preparar peças.

    A aula expositiva e dialogada: A força desta estratégia consiste em fomentar o diálogo, como espaço para questionamentos, críticas e solução de dúvidas. É imprescindível que o grupo discuta e reflita sobre
    o que está sendo tratado, a fim de que uma síntese integradora seja elaborada por todos. A exposição dialogada deve sempre buscar conexões entre a experiência vivencial dos participantes, o objeto estudado e o todo da disciplina ou da própria Medicina Veterinária.
    Ao expor o tema, o professor pode direcionar questões escolhendo alunos aleatoriamente, solicitando que manifestem suas ideias, argumentem sobre o que entendem como correto acerca do tema, ou, até mesmo, que façam uma conclusão da aula.
    A sala invertida proporciona ao acadêmico o contato com a matéria e a sua interpretação antes mesmo do professor, com a finalidade de levantar dúvidas e estar com o questionamento pronto quando o conteúdo for ministrado. Faz-se isto 1 aula antes da ministração do conteúdo pelo docente.

     

    As aulas teóricas a partir do dia 22/02/2021 serão ministradas virtualmente pelo sistema AVA. As aulas práticas estão programadas para serem no laboratório de anatomia E010 de forma presencial, por revezamento, respeitano o distanciamento e as normas de biossegurança,que estamos enfrentando neata pandemia causada pelo COVID-19.

  • Carga horária: 120
+ ANATOMIA PATOLÓGICA
  • Carga horária: 80
+ ANESTESIOLOGIA
  • Carga horária: 60
+ ANIMAIS SILVESTRES
  • Carga horária: 40
+ AQUICULTURA
  • Ementa: Piscicultura: histórico, espécies, sistemas de cultivo Ictiologia: anatomia e fisiologia dos peixes Propriedades físicas e químicas da água Nutrição e alimentação de peixes Reprodução de peixes Principais doenças: profilaxia Produção de outros organismos aquáticos (rã, jacaré e camarão)
  • Objetivo: Oferecer aos acadêmicos do curso de medicina veterinária subsídios que lhes permitam caracterizar e trabalhar a piscicultura em diferentes contextos biológicos, ictiológicos e zootécnicos.
    Proporcionar um amplo conhecimento sobre o papel ecológico dos peixes e outros organismos aquáticos em seu ambiente natural fornecendo as bases para a sua criação em cativeiro.
  • Carga horária: 40
+ AVICULTURA
  • Carga horária: 40
+ BIOINFORMÁTICA
  • Ementa: Uso da internet como ferramenta de pesquisa e análise de dados biológicos. Uso de software na análise de dados. Analisar e interpretar resultados obtidos com os principais delineamentos experimentais voltados à biologia. Ferramentas básicas utilizadas para a análise de dados de biomoléculas e sua interpretação e aplicação. Apresentação de problemas de bioinformática e de suas soluções.
  • Objetivo:

    Objetiva-se que os alunos compreendam os principais conceitos de bioestatística, de forma que possam aplicar em suas pesquisas, testes e análises experimentais da forma correta, e analisar criticamente os métodos estatísticos utilizados em artigos científicos e demais pesquisas. Além disso, serão capazes de coletar, descrever, analisar e interpretar dados experimentais. Todas essas habilidades serão ensinadas para solucionar problemas através de internet, softwares e ferramentas básicas acessíveis. 

  • Carga horária: 40
+ BIOLOGIA MOLECULAR
  • Carga horária: 40
+ BIOQUÍMICA ANIMAL
  • Carga horária: 80
+ BOVINOCULTURA DE CORTE
  • Carga horária: 40
+ BOVINOCULTURA DE LEITE
  • Carga horária: 40
+ CITOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL I
  • Ementa: A origem da vida. A célula. Vírus, procariotos e eucariotos. Estrutura e função celular. Organelas citoplasmáticas. O núcleo. Os ácidos nucléicos. O ciclo celular. Noções básicas de biologia molecular e microscopia.
  • Objetivo: Ao fim da disciplina, o aluno deverá estar apto a entender os principais processos celulares,
    a constituição dos ácidos nucléicos, os eventos de replicação, transcrição e tradução e
    aplicações da biologia molecular na atualidade.
  • Carga horária: 80
+ CLINICA CIRÚRGICA
  • Carga horária: 80
+ CLINICA MÉDICA DE EQUINOS
  • Ementa: Estudo da etiopatogenia, diagnostico e conduta terapêutica das principais afecções de carácter clínico que acomete os equinos.
  • Objetivo:

    O acadêmico deve ser capaz de reconhecer as principais enfermidades de equinos, ou seja: identificar a alteraçao clínica, diagnosticar a enfermidade,classificar a severidade, estabelecer a melhor ou mais indicada conduta terapeutica e o prognóstico. Solicitar e interpretar diferentes tipos de exames completares. Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na clínica médica de equídeos. Orientar e discutir as possíveis causas e prevenções para as doenças dos equinos e suas consequências para o bem-estar da espécie, sabendo assim orientar sobre a iportância do manejo sanitário na criação desses animais. 

  • Carga horária: 60
+ CLINICA MÉDICA E TERAPÊUTICA DE PEQUENOS ANIMAIS I
  • Ementa: Oferecer aos alunos conhecimentos sobre as principais enfermidades de pequenos animais, incluindo aspectos fisiopatológicos, sua correlação com as manifestações clínicas e estabelecimento do diagnóstico e da terapêutica, além de procedimentos preventivos, em uma abordagem por sistemas orgânicos.
  • Objetivo: Geral: Capacitar o aluno a diagnosticar enfermidades no âmbito da clínica médica veterinária de pequenos animais, especialmente caninos e felinos, bem como, prescrever a medicação para o tratamento dessas doenças.

    Específico: capacitar o aluno para: realização de exame clínico, coleta de amostras para exames complementares, orientação de medidas preventivas e estabelecimento de medidas terapêuticas adequadas ao caso e em conformidade com a literatura científica vigente.
  • Carga horária: 80
+ CLINICA MÉDICA E TOXICOLOGIA DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO II
  • Ementa: Clínica médica das doenças carenciais e metabólicas, plantas tóxicas e acidentes ofídicos de interesse em animais de produção.
  • Objetivo:

    Apresentar as principais doenças carenciais e metabólicas dos animais de produção, bem como plantas tóxicas de interesse pecuário e acidentes ofídicos, proporcionando ao acadêmico informações suficientes para reconhecimento clínico, além dos respectivos tratamentos e medidas de controle.

  • Carga horária: 60
+ CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
  • Carga horária: 80
+ DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
  • Ementa: Conceitos gerais do histórico e da fisica da radiação e do ultra-som. Proporciona a compreensão das técnicas de produção de imagem das estruturas anatômicas, bem como o conhecimentos e aplicações de posicionamentos radiográficos de pequenos e grandes animais, capacitando o profissional tanto na escolha e utilização de exames radiográficos simples e contrastados como a opção por exames ultra-sonográficos no auxílio diagnóstico para a clínica de animais de estimação.
  • Objetivo:

    Proporcionar conhecimentos básicos de aplicação e interpretação radiográfica e ultrassonográfica na clínica e cirurgia de pequenos animais.

     

    As aulas teóricas a partir do dia 22/02/2021 serão ministradas virtualmente pelo sistema AVA. As aulas práticas estão programadas para serem no laboratório de anatomia E010 de forma presencial, por revezamento, respeitano o distanciamento e as normas de biossegurança,que estamos enfrentando neata pandemia causada pelo COVID-19.

  • Carga horária: 120
+ DOENÇAS INFECCIOSAS I
  • Carga horária: 100
+ DOENÇAS INFECCIOSAS II
  • Ementa: Contextualizar o parasita com o(s) meio (interno e externo) em que vive. Associar o ciclo evolutivo dos principais parasitas dos animais domésticos com o organismo do hospedeiro, formas de identificação das doenças parasitárias, tratamento e controle.
  • Objetivo: Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de avaliar as causas e efeitos advindos da interação parasito-hospedeiro; associar
    a biologia dos parasitas ao estudo das variações sazonais de suas populações com o objetivo primordial de controlar
    seu potencial biótico a níveis não patogênicos, bem como associar a biologia do parasita a patogenia no hospedeiro.
  • Carga horária: 80
+ DOENÇAS INFECCIOSAS III
  • Ementa: Estudos das principais doenças infecciosas que acometem que os animais domésticos, com ênfase aquelas causadas por bactérias, prions, ricketsias e fungos. São abordados aspectos referentes a etiologia, epidemiologia, patogenia, patologia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia, além de aspectos envolvendo a importância da enfermidade sob o aspecto econômico/sanitário para o país e suas implicações. Também são realçados conceitos epidemiológicos e alguns conhecimentos de defesa sanitária animal.
  • Objetivo:

    Capacitar os alunos para reconhecer a etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico, controle e tratamento das principais doenças bacterianas e micóticas que acometem os animais domésticos. Executar e interpretar os métodos de diagnóstico destas enfermidades. 
    Obter noções sobre colheita de amostras e segurança ao manuseá-las. 

  • Carga horária: 40
+ ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
  • Carga horária: 80
+ EMBRIOLOGIA ANIMAL
  • Ementa: Estudo da origem embriológica e desenvolvimento dos tecidos. Aspectos gerais da reprodução e desenvolvimento comparado dos grandes grupos de animais. Fecundação, segmentação, gastrulação, neurulação e organogênese. Má-formações embrionárias. Manipulação embrionária.
  • Objetivo:

    Fornecer base para o aprendizado do desenvolvimento embriológico na prática de medicina veterinária e contribuir para formação de profissionais generalistas, críticos, reflexivos, capacitado, comprometido com processo técnico e científico, capaz de ser um agente transformador atendendo aos preceitos éticos e legais e além de resolver problemas individuais e sociais, atuando nos níveis de assistência à saúde única.

  • Carga horária: 40
+ EPIDEMIOLOGIA
  • Carga horária: 40
+ EQUIDEOCULTURA
  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • Carga horária: 500
+ FARMACOLOGIA ANIMAL
  • Carga horária: 60
+ FISIOLOGIA ANIMAL I
  • Ementa: Estudo do funcionamento da matéria viva, explicando as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos animais. Abordagem introdutória da fisiologia geral. Entender a estrutura e funcionamento dos fluidos corporais e sangue, do Sistema Cardiovascular, do Sistema Nervoso e Muscular e do Sistema Endócrino. Análise dos aspectos relacionados com a organização funcional dos sistemas. Compreender o funcionamento da célula, dos diferentes órgãos e sistemas dos animais, assim como, as inter-relações e interdependências desses sistemas fisiológicos.
  • Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos sobre as principais funções e mecanismos fisiológicos a cerca dos principais sistemas que compõem o organismo animal.
    Contribuir para o conhecimento científico dos acadêmicos a fim de que possa ser aplicado em áreas afins.
    Despertar no acadêmico sua responsabilidade com seu aprendizado através de metodologias ativas aplicadas durante o semestre.
  • Carga horária: 80
+ FISIOLOGIA ANIMAL II
  • Carga horária: 40
+ FORRAGICULTURA
  • Carga horária: 20
+ IMUNOLOGIA
  • Carga horária: 80
+ INTRODUÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA
  • Ementa: Medicina Veterinária: histórico, conceitos e evolução. Áreas de atuação do médico veterinário. A importância social da Medicina Veterinária. Senso crítico e ética no exercício da profissão. O Veterinário como Formador de Opinião. Perspectivas da Medicina Veterinária no Brasil e no mundo.
  • Objetivo:

    Objetivo geral:

    Proporcionar e Habilitar ao acadêmico ingressante no curso de Medicina Veterinária a conhecer os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de médicos veterinários, bem como conhecer as diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário, os direitos e deveres do profissional, bem como estimular a atitude de parceria e co-responsabilidade entre docente-acadêmico e entre academico-acadêmico para juntos buscarem aprendizagem.

    Assegurar, também, a formação do acadêmico para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à áreas de atuação: saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, com competências de tomada de decisão e gestão pessoal para articular o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que conduza a construção do perfil almejado, estimulando a participação do acadêmico em projetos de ensino, pesquisa e extensão; socializando o conhecimento produzido.

    Objetivo específico:

    Estudar e reconhecer a história e evolução da medicina veterinária.

    Identificar a Medicina Veterinária em diferentes contextos, áreas de atuação e campo de conhecimento.

    Conhecer as principais legislações referentes a profissão;

    Desenvolver as competências humanísticas: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, educação permanente.

    Aprender a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável.

  • Carga horária: 20
+ METABOLISMO ANIMAL
  • Carga horária: 40
+ MICROBIOLOGIA ANIMAL
  • Carga horária: 100
+ NUTRIÇÃO ANIMAL
  • Carga horária: 40
+ O SER HUMANO E O CUIDADO
  • Carga horária: 80
+ OVINOCULTURA E CAPRINOCULTURA
  • Carga horária: 40
+ PARASITOLOGIA ANIMAL
  • Carga horária: 80
+ PATOLOGIA ANIMAL
  • Carga horária: 80
+ PATOLOGIA CLÍNICA
  • Carga horária: 80
+ PESQUISA E APRENDIZAGEM
  • Carga horária: 80
+ PRÁTICA DE CAMPO
  • Carga horária: 60
+ PRÁTICA HOSPITALAR
  • Ementa: Esta disciplina oferece o entendimento das tarefas intelectuais fundamentais da medicina veterinária, que são: o diagnóstico, e a decisão quanto a melhor forma de terapia CLÍNICA/CIRÚRGICA. Consequentemente será enfatizada as condutas diagnósticas que vão fornecer ao acadêmico informações valiosas depois de executado a anamnese e o exame físico e atualizar o acadêmico em algumas patologias cirúrgicas específicas e situações emergenciais na clínica de pequenos animais.
  • Objetivo:

    Manter o aluno atualizado com os processos praticáveis na Medicina Veterinária de Clinica Cirúrgica de Pequenos Animais.

  • Carga horária: 120
+ REPRODUÇÃO ANIMAL I
  • Carga horária: 60
+ REPRODUÇÃO ANIMAL II
  • Carga horária: 60
+ SAÚDE PUBLICA
  • Carga horária: 40
+ SEMIOLOGIA VETERINÁRIA
  • Carga horária: 80
+ SUINOCULTURA
  • Ementa: Situação da suinocultura industrial. Manejo alimentar para diferentes categorias. Manejo sanitário e biossegurança. Planejamento da granja.
  • Objetivo:

    Enfocar a importância da exploração suinícula como alternativa econômica viável, na produção de proteína de origem animal, bem como de produtos biológicos.
    Organizar e analisar os principais índices zootécnicos pertinentes aos seguintes itens: sistemas de criação e tipos de produção, nutrição, instalações e equipamentos e ambiência.

    Será feita a interdisiplinaridade com as disciplinas de avicultura, nutrição animal e nutrição de não ruminantes.

  • Carga horária: 40
+ TÉCNICA CIRÚRGICA
  • Carga horária: 80
+ TECNOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS
  • Carga horária: 80
+ TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • Carga horária: 120