Identificar os principais conceitos que envolvem a discussão da filosofia política entendendo o homem, a vida social e o que envolve esse relacionamento.
Analisar o pensamento dos maiores filósofos da antiguidade, sua leitura da sociedade em que viviam, bem como as soluções que eles propunham para aquelas sociedades destacando o que pode servir para a nossa leitura sobre a sociedade atual.
Entender as principais características da filosofia cristã e sua visão de política, enumerando os pontos fundamentais de análise de sociedade feito pelos pensadores mais importantes da Idade Média, bem como suas propostas para se ter sociedades mais justas.
Apresentar as principais características das transformações no saber ocorridas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Enumerar as linhas fundamentais do pensamento político dos pensadores do Renascimento e sua importância para o entendimento da organização da sociedade da época.
A disciplina objetiva explicitar os pressupostos e fundamentos da filosofia antiga (Clássica, Henelenística e Imperial) delineando, em uma primeira abordagem histórica, a saber, sua origem e suas principais linhas gerais, preparando, assim, o terreno para a leitura e compreensão (direta) dos textos filosóficos, cuja análise filosófica se alia à crítica da cultura; e sob este horizonte, suscitar interpelações ou focos de interesses temáticos convergentes à filosofia.