a) Proporcionar aos/à alunos/as a observação e a vivência de diversos aspectos administrativos, pedagógicos e operacionais de uma instituição desportiva
b) Compreender que a prática docente deve estar fundamentada numa visão de mulher/homem e de sociedade, exigindo do/a educador/a uma concepção social, política e pedagógica definida.
c) Problematizar a formação de professores/as de Educação Física averiguando a atuação dos atuais professores em exercício e delineando possíveis caminhos de efetiva participação no cotidiano das instituições desportivas (academias, clubes e agremiações, parques e locais de lazer.
d) Exercitar a convivência e troca de experiências em sala de aula, entre pessoas que possuem trajetórias educacionais e profissionais diferenciadas e, portanto, têm diferentes formas de compreender a realidade, de apropriar-se e de construir/reconstruir o conhecimento.
e) Constatar que professores/as e alunos/as, mesmo possuindo concepções diferentes, podem ser companheiros/as e sujeitos na construção do conhecimento, tornando a ação pedagógica desafiadora, crítica, criativa e prazerosa.
f) Experienciar a prática docente como uma forma de rever os conhecimentos adquiridos durante o curso, detectando falhas e redescobrindo novas formas de atuar respeitando e valorizando as características regionais e culturais.
Desenvolver conhecimentos e competências para atuar, de forma participativa no ensino do Esporte Paralímpico;
Realizar avaliações e testes físicos em atletas paralímpicos.
Acompanhar o treinamento das equipes de Campo Grande.
Conhecer um pouco da classificação funcional dos esportes paralímpicos.
Por meio da disciplina de ginástica de academia, fazer com que os alunos do curso de educação física, tenham o conhecimento
básico da teoria e prática, das várias modalidades existentes dentro de uma academia, para que possam encontrar dentre elas,
as suas reais habilidades, sendo este conhecimento básico de cunho fisiológico, sócio - afetivo e motor. Os programas e discussões de conteúdos devem estar focados no objetivo geral da formação que é a atividade física na promoção da saúde na Licenciatura e no Bacharelado.