BBBBB
Indique a um amigo

Biotério

Ativo desde 2003, o Biotério UCDB é um laboratório que tem por missão a manutenção de animais silvestres e a produção de animais destinados a experimentação científica , visando apoiar o progresso do ensino, pesquisa e extensão, ser agentes da conscientização sobre conservação espécies e tráfico de animais através da Educação Ambiental e ser referência nacional pela excelência na gestão da manutenção de animais não convencionais em cativeiro. Firmados em valores como ética, moral, qualidade de serviços, bem estar animal, respeito ao meio ambiente, valorização da criatividade e do trabalho em equipe.

Atualmente. o Biotério conta com um acervo de 1.500 roedores e 335 serpentes vivas, além de outros reptéis (jacarés, jabutis, cágados, lagartos), e anfíbios. Todas as serpentes depositados pela população ou resgatadas pelo Biotério e Polícia Militar Ambiental.


Referência na área

bioAlém de atender a comunidade acadêmica, o Biotério/UCDB desenvolve ações populares de educação ambiental através da exposição dos animais em eventos, treinamentos para grupos militares e civis sobre conservação de animais peçonhentos, manejo e resgate de serpentes e conscientização sobre tráfico de animais silvestres em todo o Estado. Anualmente, o Biotério participa de pelo menos 20 eventos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais e 12 instruções militares. Participa de operações de resgate técnico animal em cenários de desastres ambientais. Se destaca, ainda, pela manutenção de animais apreendidos provenientes do tráfico de animais silvestres.

 


Atividades Desenvolvidas

 Aprender para conservar!

O Biotério-UCDB detém a guarda de peças como peles de onça- pintada, cervos e cabeças empalhadas que em posse de caçadores foram apreendidas pela Polícia Federal na Operação Jaguar. Estas peças são utilizadas para fixação de conteúdo em aulas da Universidade, bem como no trabalho de Educação Ambiental contra o tráfico e caça de Animais Silvestres;

 

Realização de aulas com a utilização dos animais e da coleção científica para melhor fixação do conteúdo ministrado e apoio a pesquisa;

   

As aulas são direcionadas tanto aos alunos da UCDB, quanto a alunos de outras Instituições, mediante solicitação e agendamento.

 

Conhecer para conservar!

O Biotério UCDB participa de eventos populares da Universidade, Shoppings, Exposições e Feiras de Ciências Escolares atendendo desde crianças a adultos;

 
   

Em todos os eventos os animais são expostos de maneira que a população ou público atendido possa aprender a diferenciar os animais por suas características marcantes, tirar dúvidas e desmistificar algumas crenças populares.;

 

Estas ações populares permitem ao Biotério- UCDB ser disseminador de conceitos de Educação Ambiental para crianças, adolescentes e adultos de forma simples e visual nos tornando agentes na conscientização sobre conservação de espécies e tráfico de animais silvestres.

 
   

Capacitar para conservar!

O treinamento de ofidismo e manejo de serpentes é um dos pilares do Biotério-UCDB.

 

Todos os anos são ministrados cursos teóricos e práticos para turmas em formação de forças públicas como BOPE, CHOQUE, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia do Exército, Polícia Militar Ambiental e Força Aérea Brasileira;

 
   

A qualificação dos militares, que são acionados em caso de aparecimento de serpentes em vias públicas e residências, permite que o animal tenha manejo e destinação adequada com segurança para o militar, para a população e para o animal.

 

Conservar para Salvar!

Todas as serpentes do Biotério-UCDB são oriundas de resgates feitos pela equipe do Biotério, militares e própria população quando encontradas em vias públicas, domicílios, empresas e até mesmo propriedades rurais.

 
   Todos os animais são registrados com chip, passam por avaliações clínicas como exames de sangue, parasitológicos, desvermifugação e são acondicionados nos recintos conforme sua biologia e hábito na natureza.
 

As serpentes peçonhentas possuem cronograma de extração de veneno com padronização sanitária, uma vez que são utilizados para produção de antiveneno e pesquisas de biomoléculas que possam ser  aplicadas   a   saúde   humana, a exemplo do Captopril® (Medicação para Hipertensão).

 
   

Resgatar para conservar!

O ano de 2020 foi marcado por um dos maiores desastres na história do Pantanal, as queimadas. O que consumou a atuação da UCDB na categoria de Resgate Técnico Animal em cenários de desastres ambientais.

 

O Biotério-UCDB passou a integrar o Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal/MS. Formado por um consórcio de Instituições que atua no resgate, atendimento emergencial e fornecimento de alimento aos animais sobreviventes, durante e após os desastres. As equipes operacionais são compostas por voluntários multiprofissionais treinados, que inclusive participam dos planos de ação para evitar novos incêndios.

 
   

As incursões de resgate, além de ser em benefício da natureza permitem que os estagiários que já vivenciam experiências de campo dentro do perímetro urbano, possam ter a vivência de situações reais colocando em prática protocolos internacionais específicos para cada grupo animal.

 

Após a diminuição dos focos de incêndio e dos atendimentos emergenciais, são realizados monitoramentos nas áreas atingidas pelas queimadas em busca de rastros da passagem de animais e a avaliação da presença de recursos hídricos e alimentares.

 
   

Algumas áreas foram atingidas de forma a esgotar os recursos alimentares, assim a partir de doações, toneladas de alimentos, entre frutas, legumes e sementes, são levados até essas áreas para serem distribuídos com um mix que atenda vários grupos animais.

 Uma das atividades realizadas também é o apoio a população que está ao entorno das áreas atingidas. São realizados atendimentos clínicos aos animais domésticos e de produção nas propriedades, bem como desvermifugação, vacinação e conscientização sobre zoonoses.  

Contato

Telefone: (67) 3312-3688

Instagram: @bioterioucdb


Fotos