Indique a um amigo

Biotério

O Biotério da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB é um local de produção e manutenção de animais de laboratório. Dentro do Setor, existem duas alas: em uma delas, há a produção de roedores de diversas linhagens para utilização em aulas da graduação e pós-graduação e também para a pesquisa de docentes e alunos da Instituição e parceiros externos.

 

A segunda ala corresponde às salas de manutenção de serpentes peçonhentas e não peçonhentas, oriundas de doações e resgates feitos pela população sul-mato-grossense e órgãos especializados (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Centro de Controle de Zoonoses, etc).

 

O Biotério/UCDB favorece aos professores e acadêmicos o acesso a materiais para aulas e a reagentes biológicos para o ensino e a pesquisa, otimizando o aprendizado e a prática dos assuntos desenvolvidos. O Biotério ainda desenvolve pesquisa sobre a fauna de répteis do mato Grosso do Sul, produção de veneno, ação de toxinas, veterinária de répteis.

 

Além do atendimento à comunidade acadêmica, o Biotério/UCDB também desenvolve ações populares de educação ambiental, exposição dos animais, treinamentos para grupos militares e civis sobre cuidados com animais peçonhentos, manejo e resgate de serpentes em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Atualmente, o Biotério conta com 1500 roedores e 480 serpentes vivas, compondo um acervo que, em 2010 e 2011 atenderam uma demanda de 130 escolas em todo o Estado e, in loco, por volta de 24 mil alunos, disseminando conhecimento para conscientizar a população da importância da conservação e preservação desses animais.