Na semana de 07 a 11 de Agosto recebemos 10 turmas de Direito da Professora Tânia Regina Silva Garcez para o treinamento de RECUROS INFORMACIONAIS DISPONÍVEIS PARA CONSULTA NA BIBLIOTECA, destas turmas 4 são do útlimo semestre do curso e assitiram a oficna Estratégias de Pesquisa no Periódicos Capes. Foi um grande prazer receber a professora com suas turmas para estes treinamentos e visista orientada.
A biblioteca recebeu o Projeto de extensão ESSALUZ desenvolvido conjuntamente pelos cursos de Psicologia, Filosofia e Teologia. Na oportunidade eles conheceram o acervo de obras raras, os demais acervos,os espaços disponíveis na biblioteca e os serviços oferecidos. A biblioteca oferece Visita Orientada para a comunidade acadêmica e também para o público em geral. O agendamento pode ser feito pelo contato (67) 3312-3554, 3312-3556.
Fonte: Carine Ferrari
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A Biblioteca Pe. Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) inicia um projeto intitulado Gira-Livros, promovendo a troca de obras literárias entre acadêmicos, colaboradores e visitantes, motivando a leitura. Os livros já estão disponíveis para troca.
De acordo com a gestora da biblioteca da UCDB, Mouramise de Moura Viana, a iniciativa surgiu a partir da captação de um modelo observado no Tribunal de Contas, organizado pela bibliotecária Cecília Luna. “A biblioteca é uma mediadora entre o conhecimento e as pessoas, e aqui na biblioteca universitária não é diferente. Estimular e promover esse tipo de ação é de tremenda importância para que o conhecimento não deixe de ser transmitido”, comentou Mouramise.
Os livros poderão ser retirados por qualquer pessoa, não sendo necessário ter um cadastro. A única exigência é que ao pegar um livro, outro seja disponibilizado, sendo do mesmo gênero do qual foi retirado, além disso, devem estar em um bom estado de conservação. As obras deverão ser somente literárias, não sendo permitido livros de tema religioso, político, técnico ou pedagógico. Caso o acadêmico tenha interesse em realizar uma doação, deverá assinar um termo na recepção. Mais informações podem ser adquiridas por meio do telefone (67) 3312-3554.
Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes
A Biblioteca Pe. Felix Zavattaro, em parceria com o Museu das Culturas de Dom Bosco, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou em de agosto uma exposição com o tema "Campo Grande no seu aniversário celebra o bicentenário de Dom Bosco".
O objetivo do evento foi expor fotografias que contenham a história de criação de Campo Grande e seus pontos turísticos, além de uma exposição em comemoração ao bicentenário, celebrado no dia 16 de agosto. A mostra acontecerá de 11 a 31 de agosto de 2015 na Biblioteca da Católica.
A abertura foi realizada com uma apresentação musical com a Banda Elite; nos outros dias, a exposição esteve aberta durante todo o período de funcionamento da biblioteca, das 7h20 às 22h20.
O evento contou com os seguintes parceiros: Arquivo histórico de Campo Grande (Arca), Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), além de artistas regionais.
Foi um prazer receber a turma da Profa. Marla para uma visista orientada na biblioteca. Na oportunidade pudemos mostrar os vários tipos de acervos e espaços e ainda orientá-los quanto à recuperação de informação no nosso Portal.
Exposição organizada pela Biblioteca Pe. Felix Zavattaro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema “Campo Grande no seu aniversário celebra o bicentenário de Dom Bosco", teve seu encerramento dia 31 de Agosto 2015. A atração da noite foi a apresentação do grupo de dança Camalote.
A coordenadora do grupo de dança Camalote, a arte-educadora Maria Ivonete Simocelli, comentou que o grupo se preocupa em manter a cultura e passar a importância da preservação do meio ambiente por meio da dança. “O Camalote luta pela preservação da cultura popular do Pantanal com músicas conhecidas pelo Brasil afora. Queremos levar a todos os lugares a cultura regional com a música, a dança e nos adereços. Nosso repertório é construído por cirandas, caatinga, siriri, polcas, chamamés entre outros, e as coreografias são feitas pelos próprios dançarinos”, relatou.
Os alunos do Projovem da Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade vieram prestigiar a exposição no seu último dia, segundo a coordenadora do curso Lucinéia Susy “Isso é importante para eles, pois faz parte da história deles, conhecer a história de Campo Grande, além de estar dentro da grade escolar dos alunos nas matérias, como por exemplo, história”, disse ela.
E para quem não é nascido em Campo Grande, a exposição trouxe a oportunidade de conhecer a história da cidade desde o começo, como foi o caso do acadêmico do 2° semestre do curso Filosofia David Barros da Silva, que veio de Cuiabá (MT) para estudar na Católica. “A exposição me despertou o interesse pois assim, posso conhecer um pouco da cultura da cidade de Campo Grande e saber mais sobre a história do povo, a forma de pensar das pessoas que moram aqui, é muito interessante”, relatou.
O objetivo do evento foi expor fotografias com a história de criação de Campo Grande e seus pontos turísticos, além de uma exposição em comemoração ao bicentenário, celebrado no dia 16 de agosto. O evento contou com os seguintes parceiros: Arquivo histórico de Campo Grande (Arca), Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), além de artistas regionais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3549.
Algumas imagens do evento