11/02/2026
UCDB avança em melhorias no campus a partir das demandas da Avaliação Institucional
Fonte: Gilmar Hernandes
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) avança, a cada ano, o compromisso com a melhoria contínua, a inovação e a excelência acadêmica. Como resultado direto das contribuições apontadas na Avaliação Institucional, a Universidade tem promovido uma série de aprimoramentos em ambientes e serviços. Neste semestre, lança a campanha “Você pediu, a UCDB ouviu”.
A iniciativa conta com um selo institucional que simboliza a escuta ativa e o compromisso da Universidade com a participação estudantil. “O selo materializa, de forma clara e visível, a conexão entre a voz dos estudantes e as ações concretas implementadas pela Universidade. Para os estudantes, cumpre um papel fundamental de gerar percepção de retorno, aumentar a confiança nos processos avaliativos, estimular maior participação nas próximas pesquisas e reforçar o sentimento de pertencimento”, destacou o diretor de Tecnologia, Inovação e Integração, Ricardo de Almeida Pinto.
Em 2025, grandes obras foram feitas para atender a comunidade UCDB, como novos monitores em laboratórios, estruturação do Laboratório de Comunicação, revitalização de auditório e ginásio esportivo, além da climatização do restaurante universitário. Em anos anteriores, já haviam sido feitas a construção de passarelas, instalação de elevadores, a implantação de metodologias ativas.
Para 2026, outras ações estão em fase de execução ou planejamento, como a implantação de uma nova rede de Wi-Fi, substituição de tomadas nas salas de aula, revitalização das clínicas, ampliação do atendimento da Central de Atendimento para o período noturno e reforço na divulgação de eventos e notícias institucionais nas redes sociais.
Ricardo ressalta que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) exerce papel estratégico ao coordenar e conduzir os processos de avaliação interna, promovendo a cultura da autoavaliação, da transparência e do aprimoramento permanente. “A Avaliação Institucional é o principal instrumento de escuta da comunidade acadêmica. Ela coleta a percepção de estudantes, docentes e colaboradores sobre diferentes dimensões da Universidade, transformando essas informações em diagnósticos e planos de ação”, pontua.
A CPA está presente na UCDB há 30 anos — antes mesmo de sua obrigatoriedade estabelecida pela Lei nº 10.861, de abril de 2004. Vinculada à Reitoria, a Comissão deve, por força de lei, ser composta por três representantes dos segmentos internos: discentes, docentes e técnicos-administrativos, além de um representante da sociedade civil organizada. Para mais informações entre em contato via e-mail cpa@ucdb.br.