09/10/2025
Promotores de Justiça do Pará conhecem o trabalho do Ceippam/UCDB
Fonte: Silvia Tada
Integrantes do Ministério Público do Pará (MPPA) estiveram na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para conhecer de perto o trabalho do Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental (Ceippam) — uma parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Católica. Este é o terceiro estado da região Norte do Brasil a ter interesse em replicar o projeto. Antes dos paraenses, representantes do Tocantins e do Acre visitaram as instalações.
Estiveram presentes os Promotores de Justiça José Godofredo Pires dos Santos e Viviane Lobato Sobral e a assessora técnica Katia de Oliveira Carvalheiro. A visita aconteceu na manhã de ontem (8).
O Ceippam funciona no bloco M, ao lado do Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) e tem sido responsável pela assessoria jurídica e técnica à Promotoria de 68 municípios de Mato Grosso do Sul. A parceria começou em 2018 e os resultados são reconhecidos nacionalmente, com a celeridade nos procedimentos que envolvem crimes ambientais. A formação acadêmica, com a presença de estagiários do curso de Direito, é outro ponto elogiado, principalmente pelas características do Estado, que têm uma relação muito próxima com o meio ambiente.