Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

19/11/2015

Projeto da UCDB vence Prêmio Santander Universidade Solidária

Fonte: Silvia Tada

 

Projeto desenvolvido na Universidade Católica Dom Bosco foi um dos vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária, entregue na tarde de hoje (19), em São Paulo. A proposta “Desenvolvimento e comercialização de barras energéticas a partir de produtos locais” é realizada com duas comunidades agrícolas, a Broto Frutos Culinária do Cerrado, em Campo Grande e a Cooperana, no assentamento Nova Aliança, em Terenos, sob a coordenação da professora Dra. Marney Pascoli Cereda, do Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAgro), da UCDB.

A Instituição foi representada no evento pela pesquisadora e pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciane Pinho de Almeida. Oito trabalhos de todo país foram selecionados. Com a premiação do programa Santander Universidades, o projeto da Católica será apoiado por dois anos, beneficiando mais de 40 famílias.

Conforme explicou Marney Cereda, para promover o desenvolvimento e a geração de renda nas duas associações foi desenvolvida técnica de produção de barrinhas doces e salgadas, nutricionalmente equilibradas. “As barrinhas doces já foram desenvolvidas pelo CeTeAgro e utilizam mel, farinha de mandioca (no lugar dos cereais) e frutas locais desidratadas, o que favorece os produtores”, explicou a pesquisadora. As frutas e hortaliças serão estabilizadas por desidratação osmótica, técnica que também permite a produção de vinagre e aguardente.

“Na zona rural, um dos grandes problemas é escoar a produção e o projeto cumpre essa tarefa”, complementou. Já foram realizados encontros e treinamentos ativadores com as comunidades – uma é especialista em produção e a outra, em comercialização. O objetivo agora é desenvolver as barrinhas salgadas e, em conjunto com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, um complemento de prensa para aumentar a produção e atingir 40 mil barrinhas por mês em dois anos.

O projeto visa a valorizar a produção da agricultura familiar com a comercialização de frutas desidratadas e barras energéticas a partir de produtos locais e com tecnologias inovadoras e sustentáveis.

O prêmio

Foram mais de 23.893 projetos inscritos nessa 11ª edição do Santander Universidades e 55 chegam à final. Trata-se de um crescimento de 19% em relação a 2014.

?As categorias eram Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Guia do Estudante – Destaques do Ano e Universidade Solidária. Mais de R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudo foram distribuídos aos vencedores.