Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

29/09/2021

Professores falam sobre as licenciaturas da UCDB para alunos do Joaquim Murtinho

Fonte: Silvia Tada

 

Na fase da vida em que muitos adolescentes estão em dúvida sobre qual profissão seguir, toda informação é bem-vinda. Para alunos do último ano do ensino médio de uma das maiores escolas de Campo Grande, o Joaquim Murtinho, a manhã de ontem (28) foi a oportunidade ideal para saber mais sobre uma das carreiras mais nobres, a de professor. Para essa missão, os docentes da Universidade Católica Dom Bosco Angela Cristina Catonio, Fábio Santos e Suellen Patriarcha Graciolli aceitaram o convite da escola e foram falar sobre o universo dos licenciados em Biologia, Letras, História e Pedagogia.

“A Escola Estadual Joaquim Murtinho organizou uma roda de conversa com profissionais para os alunos do 3º ano para que conheçam as profissões e tenham possibilidades de fazer escolhas. Acreditamos que preparar os jovens para o futuro inclui dar oportunidade para que continuem os estudos na universidade”, explicou a coordenadora pedagógica Neli Porto Soares. A ação teve apoio do diretor Claudio Morinigo e do diretor adjunto Eugênio Fava.

Alunos das 11 turmas ouviram as explicações dos docentes da UCDB e de uma advogada egressa da escola. “Busquei apresentar a área de atuação do profissional de História, experiência profissional, divulgação dos projetos de extensão e projetos de pesquisa, infraestrutura do Laboratório de História e Museu das Culturas Dom Bosco. Foi um momento de troca de experiências muito importante nesse período em que o jovem precisa decidir seu futuro profissional. Um bate-papo como esse pode auxiliar e orientar o estudante na tomada de decisão e ajudar a diminuir a ansiedade e a pressão nesse momento, além de estimular e incentivar o aluno a dar continuidade em seus estudos no ensino superior”, destacou Fábio, que é coordenador do curso de História da UCDB.

A coordenadora de Letras, Angela Catonio, também comentou sobre a experiência: “Apresentamos aos estudantes as especificidades do nosso curso de Letras, entre elas a dupla habilitação que o curso oferece que é em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Destacamos sobre a ampla área de atuação no mundo do trabalho para o profissional; dentre elas podemos citar: revisor e editor de texto, tradutor, redator, escritor e outras. Além disso, enfatizamos que ao cursar Letras, o aluno amplia sua visão de mundo ao conhecer diferentes línguas, literaturas e culturas”.

O encontro com os estudantes já rendeu resultados. "Logo após a apresentação, alguns alunos já vieram nos procurar e querer saber mais sobre as áreas de atuação. É muito bom despertar o interesse nesses alunos, para que continuem os estudos e ingressem em uma universidade", contou a professora Suelen Patriarcha.

Escolas interessadas em ações desse tipo podem entrar em contato com a Área de Relacionamento (SeR) da Católica pelo telefone (67) 33123300.