13/02/2026
Pesquisa da UCDB aposta em soluções naturais para saneamento rural em Bonito
Fonte: Gilmar Hernandes
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na sexta-feira (13), a defesa de mestrado de Thyago Sabino de Moraes. O estudo analisou a aplicação de técnicas de saneamento ecológico em áreas rurais de Bonito (MS), com foco na implantação de círculos de bananeiras e tanques de evapotranspiração (Tevap).
Intitulada “Práticas Sustentáveis de Saneamento Ecológico em Áreas Rurais do Município de Bonito-MS”, a dissertação foi orientada pelo professor Dr. Filipe Martins Santos e propõe o uso de soluções de baixo custo e baseadas em processos naturais para o tratamento de efluentes domésticos.
O objetivo principal é a gente conseguir fomentar técnicas já reconhecidas cientificamente, que no caso são os círculos de bananeiras e os tanques de evapotranspiração em áreas rurais de Bonito, visando que o município é um ambiente onde existe uma demanda turística enorme, onde existe um fluxo gigante de pessoas na área rural. Consequentemente, esses lugares com uma instalação adequada de equipamentos e saneamento vai fazer uma melhor qualidade para o ambiente e uma experiência para as pessoas que vivem ali”, destacou o pesquisador.
Ele reforça que apesar dessas técnicas já serem conhecidas há muito tempo no mundo científico, ainda traz resultados positivos. “O trabalho conseguiu trazer uma margem de tempo bacana, mostrando que mesmo após implantada, essas técnicas continuam funcionando ao longo do tempo e ainda trazendo benefícios não só ambientais, mas também sociais e econômicos para esses lugares, amenizando custos, ajudando a possibilidade de crescimento da população em ambientes rurais e coisas desse tipo”, completa.
A pesquisa foi desenvolvida em dois lugares em Bonito, como a Comunidade Cristã Refúgio das Águas e na Estância Mimosa, empreendimento turístico do município. “No primeiro caso, sem essa viabilidade técnica de um sistema de Esgoto de tratamento eficiente não seria possível nem permitir a permanência das pessoas nesse lugar. Desta forma, nessa técnica ajudou a viabilizar a permanência e consequentemente a vivência das pessoas nesse lugar, e na instância Mimosa, que é um atrativo turístico, a implantação desse sistema trouxe benefícios financeiros para o empreendimento, fazendo com que custos relacionados à manutenção de fossas diminuíssem ao longo do tempo e agregando o valor ainda de educação ambiental aos visitantes que passam por lá”, finalizou.
A banca examinadora foi composta ainda pelas professoras Nayara Yoshie e Micaella Lima Nogueira, ambas da UCDB. Egresso do curso de Ciências Biológicas da Católica, Moraes é secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3612.