20/08/2026
Noite de diplomação reúne mais de 120 mestres e doutores pela UCDB
Fonte: Silvia Tada
O orgulho da conquista e a sensação de dever cumprido transparecia no rosto dos novos mestres e doutores e de seus familiares e amigos que compareceram ao Pátio UCDB, na noite de ontem (19), para a cerimônia de Diplomação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento reuniu cerca de 120 concluintes dos cinco programas da Católica, que defenderam suas teses e dissertações entre setembro de 2024 e julho de 2026.
Os mestres e doutores diplomados são dos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local, Educação e Psicologia. Além dos coordenadores dos cursos, estiveram presentes o Reitor da UCDB, Pe. Hermenegildo Conceição Silva, e os pró-reitores Michel Constantino de Oliveira, Pe. Elias Roberto, Taner Douglas Bitencourt e Cleber Fagundes Ramos.
“Este é um momento de celebração, mas também de reconhecimento de trajetórias construídas com dedicação, conhecimento, pesquisa e perseverança. Esta solenidade representa um momento especial de celebrar e entregar à sociedade pesquisadores altamente qualificados para atuarem nos mais diversos segmentos da pesquisa e da docência. A UCDB reafirma, assim, uma de suas grandes missões: promover o desenvolvimento social por meio da produção do conhecimento”, destacou Pe. Gildo. “São vitórias pessoais de todos vocês, não há dúvidas disso, mas é também uma vitória coletiva. A UCDB tem um orgulho imenso e uma sensação de dever cumprido, pois essa é uma das nossas razões de ser universidade. Ser universidade é ter uma pesquisa comprometida socialmente. É ter uma pesquisa que ultrapasse os limites do campus e seja verdadeiramente transformadora”.
Entre os diplomados estava o professor Felipe Bertuzzi, coordenador dos cursos de graduação Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Ele concluiu o doutorado em Desenvolvimento Local em 2024. “Muito mais do que um título ou uma conquista acadêmica, vejo que o doutorado ampliou muito mais a minha forma de enxergar a educação, a pesquisa e, principalmente, o meu papel como professor. Ele me deu mais maturidade para questionar, investigar, propor soluções e também tomar decisões com mais fundamento, eu diria. Percebo que o doutorado me ajudou a sair um pouco mais da posição de quem apenas transmite conhecimento para assumir também uma postura de quem produz conhecimento, a própria pesquisa e contribuir para transformar a realidade”, avaliou. A tese, orientada pela professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, avaliou as potencialidade dos parques recreativos, um planejamento urbano e territorial sustentável de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.
Inédito
A trajetória da Dra. Micaella Lima Nogueira foi singular dentro da UCDB. Formada em Ciências Biológicas pela Católica, participou do Programa de Iniciação Científica (Pibic), com a participação em grupos, publicação de artigos e participação em registro de patente. Essa familiaridade com a pesquisa a levou a ingressar no Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Porém, com o surgimento de uma bolsa de doutorado, os professores avaliaram que seu currículo era tão bom que permitiram um upgrade na formação, passando-na direto para o Doutorado. “Fui a primeira aluna da UCDB a ingressar direto no doutorado, sem ter concluído o mestrado. Descobri, então, a área de Ciências de Dados, graças ao meu mentor, professor Michel Constantino, e minha tese foi baseada na bibliometria, que é uma forma de meta-análise da produção científica sobre plantas medicinais dos biomas brasileiros”, relatou. A pesquisa foi orientada pelo professor Dr Reginaldo Brito da Costa.
Um dos momentos marcantes foi o discurso feito pelo orador Cláudio Luiz Vasques dos Santos. Intérprete de Libras, o mestrando usou as duas linguagens para proferir sua mensagem: “Quero falar da importância da ciência e como a nossa pesquisa pode colaborar com o próprio território. Destaco, também, o espírito salesiano, a amorevollezza, e como isso faz diferença na nossa formação”. Luiz é filósofo, egresso da UCDB de 2007 e trabalha como tradutor há 21 anos.