21/02/2025
Aula inaugural de Filosofia debate sobre o conceito de ideologia
Fonte: Silvia Tada
Alunos de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tiveram uma programação especial de início de ano letivo, nesta semana, com três momentos distintos: missa na Paróquia Universitária São João Bosco, a Acolhida institucional no Pátio UCDB e uma aula inaugural no auditório da Biblioteca. A missa foi presidida pelo arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e já é uma tradição nas aberturas de semestre dos cursos de Filosofia e Teologia da UCDB.
Na quinta-feira (19), o curso recebeu a professora Dra. Marta Rios Alves Nunes da Costa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que abordou o tema “Educação e Ideologia”. De acordo com o coordenador de Filosofia presencial, professor Victor Hugo de Oliveira Marques, o tema foi escolhido para provocar a discussão acadêmica, racional e filosófica sobre os julgamentos do senso comum a respeito do que é ou o que pode ser chamado de ideologia. “É muito comum, hoje, tudo ser chamado de ideologia, mas sem nenhum senso crítico. É papel da Universidade oferecer esse tipo de debate e a discussão atendeu os objetivos, pois, a professora Marta apresentou os conceitos de filosofia e de ideologia, concluindo com os critérios de por que filosofia não é ideologia e como julgar alguma coisa como ideológica. Depois de sua fala, acadêmicos e professores puderam debater com ela a respeito desses critérios, promovendo um clima de debate que é próprio no terreno das ideologias”, avaliou o docente.
Marta Rios é professora na Faculdade de Ciências Humanas e no Mestrado Profissional em Filosofia da UFMS. Além disso, atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na UFMS. Ela também lidera o "Grupo de Estudos Democráticos" (CNPq) e integra o Comitê Gestor do Prof-Filo Nacional.