27/01/2026
Acolhida dos Professores 2026A tem apresentação do novo Reitor, dos Pró-Reitores e homenagens
Fonte: Silvia Tada
O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Hermenegildo Conceição Silva teve o primeiro contato oficial com o corpo docente na noite de ontem (26), durante a Acolhida Docente 2026A. Os professores conheceram, também, o novo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. Elias Roberto, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira.
A noite teve início com apresentação cultural do grupo Senta que o Leão é Manso e bênção aos docentes. Em seguida, o ex-Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, fez o seu pronunciamento: “Quero deixar duas mensagens a vocês. A primeira é: Educação é coisa do coração. Vocês são educadores, não simplesmente professores. Uma atenção especial, um gesto, faz a diferença na vida do jovem. E aqui deixo a segunda reflexão: Dom Bosco dizia que não é suficiente que você diga quer bem aos seus filhos; é preciso, é necessário que eles percebam e sintam que estão sendo amados. Essas são duas frases muito sérias. Dom Bosco, a cada semestre, traz e entrega esses jovens em nossas mãos, então eu peço que façam o que Dom Bosco faria se estivesse no lugar de vocês. Vocês podem e devem fazer a diferença na vida de seus alunos. Façam a diferença para o bem”.
Ao terminar o discurso, Pe. Marinoni, ovacionado, apresentou o novo Reitor ao corpo docente. Pe. Hermenegildo agradeceu à dedicação de seu antecessor na transformação da UCDB. “Padre Marinoni, obrigado por sua dedicação sem medir esforços. Foi graças a ela que a UCDB alcançou toda a pujança que vemos hoje. Foi Deus, que através do Espírito Santo, deu-lhe sabedoria para guiar a comunidade acadêmica. Quero agradecer, também, a todos os salesianos que passaram por aqui, que se dedicaram”, relembrou. Em seguida, dirigiu-se aos docentes: “Foi um desejo de Dom Bosco que em nossas casas, reinasse o espírito de família. A casa salesiana torna-se uma família quando o afeto é retribuído e todos, salesianos e jovens, se sentem acolhidos e responsáveis pelo bem comum, em clima de mútua confiança e perdão cotidiano, sentindo a necessidade e a alegria de partilhar tudo. Desejo que tenham vida e vida e abundância. Unamo-nos em um só coração, em uma só alma”.
Pe. Elias também se apresentou, relatando um pouco de sua trajetória, com o nascimento, em Três Lagoas, a infância e juventude em Mato Grosso e a época da faculdade de Filosofia, no período de transição entre a Fucmt e a UCDB. “Retornar para a UCDB me faz viver um tempo de muitas recordações e recordações nos levam à gratidão. Lembro-me dos meus professores, cada um com seu jeito, mas todos marcaram minha vida. Foi nesse anfiteatro que colei grau. Vocês, professores, são educadores salesianos e eu aprendi que o salesiano é um educador-pastor, que guia, acolhe, repreende quando necessário. Que sua missão alcance o objetivo que vocês desejam. E reforço que a Pastoral é local de acolhida; a Pastoral tem o rosto da mãe, disponível a todos vocês. Que sejamos exigentes com ternura. Concluo relembrando a frase de Dom Bosco: Nossa vida é um presente de Deus para nós. O que fazemos, é o nosso presente para Ele”.
O Pró-Reitor de Graduação e Extensão, Cleber Fagundes Ramos, apresentou as mudanças trazidas com o novo marco regulatório do ensino superior, que provocou uma reconfiguração na área. Ele destacou os princípios norteadores do Decreto 12.456/2025 e as novas diretrizes de avaliação dos cursos. “Todo esse processo de mudança é válido para todas as instituições de ensino superior, com um determinado prazo. No entanto, sai na frente quem já se adapta a elas e nós já iniciamos essas implementações”, afirmou.
Em seu momento de apresentação, o Pró-Reitor de Administração, Taner Bitencourt, falou das diretrizes estratégicas de 2026, alicerçadas em experiência, infraestrutura e qualidade, além da salesianidade, inovação e tecnologia. O gestor apresentou as obras que realizadas em 2025 e adiantou melhorias que serão feitas ao longo de 2026. “Uma novidade é a parceria com o Operário SAF, que pode trazer muitas novidades para os nossos alunos, além de um calendário de experiências já definido, que inclui a Acolhida, Dia do Estudante, colações de grau, vestibular presencial e muitas outras ações que tornam a UCDB esse País que nos orgulha tanto”.
Despedindo-se do cargo de Pró-Reitor, professor Cristiano Marcelo Espínola Carvalho agradeceu ao apoio ao longo dos oito anos liderando a pesquisa da UCDB e fez um balanço do que foi feito no período. “Alcançamos a excelência científica, sendo reconhecidos mundialmente. Os indicadores comprovam a relevância da Católica em citações, publicações em revistas de altíssimo nível, parcerias estratégicas, internacionalização, captação de recursos e impacto social”. O destaque foi a última avaliação da Capes, que reconheceu com nota 7 — o único de Mato Grosso do Sul — o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, e com nota 6 os programas em Educação e em Biotecnologia.
Professor Michel Constantino tomou posse como novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação e garantiu a continuidade dos projetos exitosos da UCDB. “Foram 10 anos muito importantes sob a liderança do saudoso professor Hemerson Pistori e mais 8 anos com a consolidação com o Cristiano. Vamos honrar esse legado. Gosto de trabalhar com as portas abertas para todos vocês. Obrigada pela confiança”.
Homenagens
Dez professores foram homenageados pela UCDB, reconhecidos por sua dedicação à docência, com base nos dados da última pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA). O diretor Ricardo Almeida Pinto apresentou os dados principais da pesquisa e iniciou a entrada da 1ª edição da Premiação Dom de Mestre.
Foram agraciados: Ana Karolina Ibanhes, Andrei Francisco Mendonça, Daniele Bier Borges, Gustavo Shiota, Heloisa Bruna Grubits, Lincoln Mukoyama, Lucas Castro Torres, Nelson Kian, Tatiana Robaina e Vitor Salentim.
Fotos: Gilmar Hernandes