14/08/2026
Acadêmicos e docente da UCDB participam da etapa remota do 49º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Fonte: Gilmar Hernandes
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, entre os dias 11 e 14 de agosto, da etapa remota do 49º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2026). Com o tema central “Educação midiática para uma geopolítica em transformação”, o evento reúne pesquisadores, docentes e estudantes de diversas regiões do país para discutir os desafios e as perspectivas da comunicação na atualidade.
As acadêmicas Julia Victoria Oliveira Marinho e Anna Clara Costa Romeiro participaram do Intercom Júnior, sob orientação do professor Gabriel Ferraciolli Soares. Julia apresentou o artigo “Fisgando autonomia: gênero, comunicação digital e o empoderamento feminino na pesca esportiva do Anzol Rosa”, enquanto Anna Clara apresentou o trabalho “Reposicionamento discursivo de Simone Tebet entre 2015 e 2023: o uso de tons emocionais e recursos narrativos como estratégia política”.
O professor Gabriel Ferraciolli também apresentou a pesquisa “Pejotização no mercado publicitário sul-mato-grossense: dinâmicas e reflexos”, durante as atividades dos Grupos de Pesquisa da Intercom. "A vivência no Intercom Júnior é o primeiro grande passo para quem inicia na pesquisa com o acompanhamento docente, enquanto a atuação nos Grupos de Pesquisa aprofunda reflexões do campo da comunicação no cenário contemporâneo", destacou o professor.
A etapa presencial do Intercom 2026 está prevista para ocorrer de 1º a 5 de setembro, na Universidade Católica de Brasília (UCB), campus Taguatinga. A programação reunirá participantes de diferentes estados e também contará com o II Colóquio Brasil-China de Ciências da Comunicação.
Durante o encontro presencial, a delegação da UCDB também acompanhará a participação de acadêmicos da instituição que foram premiados na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Vencedores na etapa Centro-Oeste, os estudantes disputarão a etapa nacional, concorrendo ao troféu entre os melhores trabalhos laboratoriais de comunicação do país.