Abrir menu de acessibilidade
Menu acessibilidade

28/02/2011

Acadêmicos de Jornalismo assistem documentários sobre sistema penitenciário

Fonte: Gabriel Machado

Os acadêmicos do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveram na última sexta-feira (25) a apresentação de dois vídeos-documentários que foram realizados como trabalhos de conclusão de curso. As apresentações abordam temas relacionados ao sistema penitenciário. Assistiram às apresentações acadêmicos do 1º, 3º e 5º semestres do curso.

 

“Assalto à Gameleira” apresentado por André Patroni, formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conta a história de cinco jovens que se envolvem no assalto de uma fazenda e acabam presos. “Cadeinha, Cadeião e Caixão” essa frase é utilizada durante o documentário, que explica a reincidência dos crimes realizados na adolescência, após os 18 anos e que acaba levando os acusados das punições sócio-educativas àcadeia e posteriormente a morte.

 

“Eu sempre tive essa curiosidade quanto às penitenciarias e pelas histórias das pessoas que eram presas. Uma coisa que sempre me incomodou foi pensar que enquanto eu saia com meus amigos e me divertia, alguém com a mesma idade que eu estava detido, alguém que talvez não teve as mesmas oportunidades que eu”, comentou Patroni.

 

As egressas da Católica Laura Peres Santi e Gabriela Paniago apresentaram “Olhares Inocentes”, que mostra a visão de crianças vítimas de acusações e exclusão por terem pais presos. Em um dos relatos do vídeo uma mãe conta a dificuldade de viver na sombra do crime cometido pelo pai de seus filhos, ela conta que a sociedade não se importa se foi ou não foi você que cometeu o crime, mas como você é da família todos te julgam por isso, e quem mais sofre com esse abuso são as crianças.

 

Debate

As apresentações foram seguidas de uma mesa de discussões entre os acadêmicos do 7º semestre de jornalismo e os autores dos vídeos. A primeira rodada de perguntas foi voltada para o conteúdo dos documentários. Em um segundo momento os documentaristas responderam sobre as dificuldades e as técnicas utilizadas na produção dos trabalhos.

 

O professor e coordenador Oswaldo Ribeiro explicou que “a iniciativa partiu dos acadêmicos do 7º semestre de jornalismo, que estão cursando a disciplina de vídeo-documentário. Essa parceria com os alunos da UFMS surgiu das amizades entre estudantes daqui e de lá que já vêm realizando projetos juntos. Como foi o caso do rádio-documentário de Alexander Onça, da Federal, e Laís Camargo, da Católica. A parceria encurtou a distância entre as duas universidades e fez amadurecer a organização de uma semana de Jornalismo na UCDB, que deve ser realizada em breve.

 

Mais informações sobre a mostra de documentários podem ser obtidas pelo telefone 3312