ENGENHARIA CIVIL
Bacharelado | Graduação | NoturnoUm curso para pessoas que...
Apresentam uma combinação de qualidades e características que refletem as demandas e os desafios da profissão, como raciocínio lógico e matemático, afinidade com as ciências exatas, atenção aos detalhes e capacidade de análise crítica, capacidade de trabalho em equipe, curiosidade técnica e valorização da sustentabilidade, além de visão global e interesse por infraestruturas.
Tenha uma profissão capaz de ser…
A Engenharia Civil atua de forma colaborativa com o crescimento do país. No Brasil, ela abrange uma ampla gama de áreas e campos profissionais, refletindo as necessidades de infraestrutura do país. O engenheiro civil pode trabalhar nas áreas de estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento, transportes, construção civil e urbanismo e engenharia ambiental. Ele também pode ter foco em materiais de construção, em estruturas metálicas, na engenharia de segurança do trabalho e no diagnóstico de patologias de construções. Todas essas áreas oferecem diversas oportunidades de atuação, permitindo que os engenheiros civis se especializem e contribuam para o desenvolvimento sustentável e eficiente das infraestruturas do Brasil.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Noturno
O curso de Engenharia Civil da UCDB, na modalidade híbrida, sobressai-se pela harmonia entre a parte teórica desenvolvida na plataforma EAD e as aulas práticas complementares. Um de seus diferenciais é a realização de experimentos laboratoriais, assim como visitas técnicas a setores variados, como construção civil, portos e aeroportos, além dos projetos integradores desde os primeiros semestres. A grade curricular integra, de maneira eficaz, as questões ambientais e os princípios da sustentabilidade. Semestralmente, são promovidos workshops enriquecedores, complementados por diversas atividades de extensão. Adicionalmente, a excelência técnica do corpo docente confere ao curso um padrão elevado de formação, preparando os alunos para os desafios do mercado.
Corpo Docente
matriz curricular
- EXPRESSÃO GRAFICA
- GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
- INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR I - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR II - ENGENHARIA CIVIL
- QUÍMICA APLICADA
- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
- GEOLOGIA
- PROGRAMAÇÃO
- PROJETO ARQUITETÔNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR
- PROJETO INTEGRADOR III - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR IV - ENGENHARIA CIVIL
- CÁLCULO NUMÉRICO
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
- FÍSICA: ESTÁTICA E DINÂMICA
- PROJETO INTEGRADOR V - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR VI - ENGENHARIA CIVIL
- TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
- EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E SÉRIES
- FENÔMENO DOS TRANSPORTES
- FÍSICA: ELETRICIDADE, ÓPTICA E TERMODINÂMICA
- PROJETO INTEGRADOR VII - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR VIII - ENGENHARIA CIVIL
- RESISTENCIA DE MATERIAIS
- INTRODUÇÃO À GEOTECNIA
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- PROJETO INTEGRADOR IX - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR X - ENGENHARIA CIVIL
- TEORIA DAS ESTRUTURAS
- CONSTRUÇÃO CIVIL
- GEOTECNIA APLICADA
- HIDRÁULICA
- HIDROLOGIA E DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
- PROJETO INTEGRADOR XI - ENGENHARIA CIVIL
- PROJETO INTEGRADOR XII - ENGENHARIA CIVIL
- CONCRETO I
- ECONOMIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ENGENHARIA CIVIL
- HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
- PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS
- SANEAMENTO AMBIENTAL
- ARQUITETURA DE EDIFICAÇÕES E URBANISMO
- CONCRETO II
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ENGENHARIA CIVIL
- FUNDAÇÕES E OBRAS DE CONTENÇÃO
- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
- TRATAMENTO DE RESIDUOS URBANOS
- CONFORTO AMBIENTAL
- ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA
- GESTÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS
- INSTALAÇÕES HIDRO SANITÁRIAS, DE GÁS E DE COMBATE A INCÊNDIOS
- METODOLOGIA CIENTÍFICA
- TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO
- PLANEJAMENTO E GESTÃO DE OBRAS
- PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL
- PONTES E GRANDES ESTRUTURAS
- PROJETO DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES
- SISTEMAS DE TRANSPORTES
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ENGENHARIA CIVIL
Coordenação
-
Coordenação
Felipe Buller Bertuzzi -
E-mail
RF1877@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
6733123300 -
Localização
Bloco A, piso superior.
Motivos para ser ENGENHARIA CIVIL
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
O sistema de avaliação e aprendizagem no curso de Engenharia Civil híbrido é geralmente multifacetado, combinando diferentes métodos e abordagens para medir o desempenho dos alunos e promover uma aprendizagem efetiva, distribuídos de acordo com as competências a serem avaliadas, e com as metodologias aplicáveis:
1. Avaliações formativas
- Provas e testes: Realizados sobre a parte teórica da plataforma EAD, organizada por módulos, para avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais. Podem incluir questões objetivas, dissertativas e cálculos. São conjugadas às avaliações dos projetos integradores presenciais.
- Trabalhos em grupo: Projetos que estimulam a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo o trabalho em equipe.
- Relatórios de laboratório: Análises e documentação de experiências práticas realizadas em disciplinas específicas, como Física, Materiais e Mecânica dos Solos.
2. Avaliações somativas
- Exames finais: Provas que avaliam o conhecimento adquirido ao longo do módulo, abrangendo todo o conteúdo das disciplinas, no caso do aluno não ter alcançado a média para ser aprovado.
- Apresentações: Exposição de projetos e trabalhos de pesquisa, permitindo que os alunos demonstrem compreensão e habilidades de comunicação.
3. Projetos práticos
- Desenvolvimento de projetos: Atividades práticas em que os alunos elaboram projetos de engenharia, aplicando teorias e conceitos em situações reais ou simuladas.
- Estágios supervisionados: Experiências práticas em empresas ou obras, que permitem a aplicação do conhecimento teórico em contextos reais e a vivência do dia a dia da profissão.
5. Critérios de avaliação
- Transparência: Critérios claros e objetivos, divulgados no início do curso, no primeiro dia de aula, que ajudam os alunos a entender como serão avaliados.
- Diversidade de métodos: Uso de diferentes formas de avaliação para atender às diversas formas de aprendizagem dos alunos, promovendo uma avaliação mais abrangente, com base em metodologias ativas.
Esse sistema de avaliação visa não apenas mensurar o aprendizado, mas também incentivar o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional como engenheiro civil, preparando o aluno para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O estágio supervisionado obrigatório acontece em um semestre, sendo supervisionado pelo professor da disciplina.
O curso conta com Trabalho de Conclusão de Curso, que ocorre ao longo de 2 semestres, com orientação de professor da área de concentração do trabalho.