Novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB é empossado durante Acolhida Docente

26/01/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco, tomou posse do cargo na noite desta quinta-feira (25).  A solenidade foi realizada em meio à Acolhida dos Professores pelo Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, durante o discurso de boas-vindas ele apresentou o novo Pró-Reitor aos docentes e ambos assinaram um documento.  Cristiano irá cumprir um mandato de quatro anos (2018-2021), conforme o Artigo 24º do Estatuto e Artigo 23º do Regimento Geral da UCDB.

“Foi  uma surpresa e uma satisfação muito grande, tive a UCDB como meu primeiro emprego formal e cresci profissionalmente junto com o desenvolvimento da Instituição. Nos próximos anos pretendo colocar em prática o planejamento que construímos em 2017 — a Carta de Navegação que vai guiar os passos da Universidade pelos próximos cinco anos, quero executar os projetos previstos em conjunto com as equipes para que possamos fazer da Católica uma referência em produção de conhecimento no país”, expôs Cristiano.

Trajetória profissional

O novo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação é graduado em Medicina Veterinária (1999) e possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ). Natural de Campo Grande (MS), Cristiano ingressou na UCDB em fevereiro de 2006 como professor da disciplina de “Imunologia”, ministrava aulas nos cursos da área da saúde e Medicina Veterinária. Em julho do mesmo ano, ele passou a lecionar  também no recém criado Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado e Doutorado), após isso, em 2011, assumiu a coordenação do mesmo e permaneceu no cargo até 2017. 

Durante a trajetória na Católica, Cristiano  também ocupou o cargo de Coordenador de Pesquisa da UCDB (2009-2012); foi coordenador estadual do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste (2012-2017), que envolve além da UCDB outras 10 instituições; integrou o Comitê Científico da Católica, o Comitê de ética em Pesquisa (CEP), o Comitê de ética em uso de Animais (CEUA) e a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

Além da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em 2018 outra pasta está sob nova gestão: a Pró-Reitoria de Graduação. No dia 15 deste mês, a professora Dra. Rúbia Renata Marques foi empossada pelo Pe. Ricardo e irá cumprir também um mandato de quatro anos, até 2021.