Reitor destaca importância de Manoel de Barros em inauguração de exposições

21/07/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes e Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. Ricardo Carlos, destacou a importância do escritor premiado Manoel de Barros durante a inauguração das exposições 'Deslimite da Palavra' e 'Telefone para passarinhos’, na quarta-feira (20), no bosque na Católica, em comemoração ao centenário do autor sul-mato-grossense.

“Homenagear Manoel de Barros é, nada mais, nada menos, que valorizar o que temos de mais precioso, que é a nossa cultura. E uma das finalidades da UCDB é promover e tornar conhecida a nossa cultura. Manoel de Barros soube pensar essa riqueza e traduzir em poemas e em literatura. É muito bom ver crianças, acadêmicos e adultos se tornando conhecedores dessa obra. Gostaria de agradecer a Deus por dar uma pessoa tão inspiradora”, disse o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

A presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Andréa Freire, representando o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, também recordou o poeta passarinho. “Ele colocou um olhar especial para o mundo, mostrou que coisas que não servem para nada servem para poesia. O artista nos ensinou que nosso quintal é maior que o mundo”.

A acadêmica Caroline de Azambuja, do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo, comentou a paixão pela literatura. “É muito bom para os alunos, pois a maioria acha que poesia é coisa de velho e eu particularmente amo. É uma expressão de arte linda. Sempre gostei”.

"Muito justa a homenagem ao poeta Manoel de Barros, um marco da literatura que tem levado o nome do nosso Estado e do nosso país para muitos meios. A singularidade da exposição foi fantástica, inusitada, e isso provoca uma leitura interessante e desperta uma reflexão de como fazer arte com as palavras, coisa que ele fazia muito bem”, destacou a colaboradora, Maria Helena Silva Cruz.

Além dos painéis com os poemas de Manoel de Barros, é possível apreciar obras de arte feitas em orelhões. O trabalho foi desenvolvido pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Design, no trabalho denominado ‘Telefone para passarinhos’, no projeto ‘Arte Transforma’, do setor de Cultura e Arte da UCDB.

Também participaram os Pró-Reitores Ir. Herivelton Breitenbach (Administração), Luciane Pinho de Almeida (Extensão e Assuntos Comunitários) e Hemerson Pistori (Pesquisa e Pós-Graduação), o Conselheiro Municipal de Políticas Culturais, Samuel Xavier Medeiros, e a presidente da União Brasileira de Escritores, Ana Maria Bernardelli.

As exposições ‘Deslimite da Palavra’ e ‘Telefone para passarinhos’ permanecem no local até o fim de agosto e podem ser apreciadas por toda a comunidade campo-grandense. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3406.