Posse do novo Reitor da UCDB tem cerimônia marcada pela emoção

08/10/2015 - 14:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Pe. Ricardo Carlos foi empossado, na manhã de hoje, como novo Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Em cerimônia marcada pela emoção, ele substitui Pe. José Marinoni, que deixa a UCDB após 22 anos para assumir o cargo de diretor executivo da CisBrasil, em Brasília.

Além do novo Reitor, também foram empossados os Pró-Reitores: Ir. Herivelton Breitenbach, que assume a Administração da Universidade em substituição ao Ir. Altair Monteiro; Diácono João Victor Ortiz, que substitui Ir. Gillianno Mazzetto, na Pastoral; Gillianno foi empossado na recém criada Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. As outras pró-reitorias seguem com os professores Conceição Butera (Graduação), Hemerson Pistori (Pesquisa e Pós-graduação) e Luciane Pinho (Extensão e Assuntos Comunitários).

Cerimônia

A solenidade na manhã de hoje no anfiteatro do Bloco M, teve início com a apresentação com o Grupo de Cordas da Católica. Logo após, Pe. Marinoni emocionou aos presentes com seu discurso de despedida. “Este é para mim um momento muito especial. Pela última vez falo como Reitor desta querida Universidade. Mesmo sabendo que apenas estamos encerrando mais uma etapa, sei também que é dado início a um novo ciclo. Deixo a Reitoria com a convicção de termos lutado; deixo o cargo com muita gratidão a todos. Meu muito obrigado a todos, em especial aos queridos acadêmicos, preocupados em se formarem como bons cristãos e honestos cidadãos”.

Pe. Marinoni agradeceu pelo apoio que teve nos 22 anos que comandou a UCDB e disse palavras ao novo Reitor: “Pe. Ricardo, não deixarei conselho, mas digo com tranquilidade que o futuro desta Instituição, que tanto amo, não poderia estar em melhores mãos. Por fim, agradeço a Deus por me proporcionar aos anos que estive aqui, pela saúde, persistência e sabedoria na condução deste trabalho. Levarei sempre em meu coração cada um de vocês. Que Deus e Nossa Senhora nos protejam sempre”, finalizou Pe. Marinoni, deixando para o final a lembrança de seus pais, já falecidos, e das irmãs, que estiveram presentes na cerimônia.

Na sequência, Pe. Ricardo Carlos falou aos presentes sobre sua nova etapa como Reitor da UCDB. “Retorno aqui (para UCDB), não mais na condição de acadêmico ou mestrando, mas como ocupante desta desafiadora função de Reitor. Sei que é um grande desafio, mas sei que será possível pelo meu amor a educação, que teve início no Colégio Dom Bosco, onde trabalhei por mais de dez anos”.

O novo Reitor comentou sobre os trabalhos que pretende desenvolver na Católica. “Quero oferecer meu apoio incondicional ao campo da pesquisa, que mesmo com o grande passo que a Instituição já deu, podemos desenvolver cada vez mais, com destaque para a graduação, mestrado e doutorado, além das publicações. Não podemos nos esquecer da inovação, pois ela é uma bandeira que queremos seguir, assim como avançar cada vez mais nosso trabalho na internacionalização, para que possamos estar preparados para recebermos alunos de fora”. Pe. Ricardo completou agradecendo: “Obrigado a todos pela confiança depositada a minha pessoa e que Deus e Nossa Senhora Auxiliadora estejam sempre ao nosso lado, e que eu corresponda ao cargo que me foi confiado”, disse.

Importância do momento

Em nome dos pró-reitores, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, destacou a importância do momento. “Não tenho pretensão de dizer grandes palavras, mas quero dar luz a esse momento, sobre o que chamamos de ritual de passagem. É um momento onde vemos a gratidão e a renovação que permeia nossos gestos. Que cada um de nós possa encontrar uma forma de renovar e ser melhor, sendo capaz de levar outras pessoas ao caminho da felicidade. É isso que desejamos para nossa instituição”, comenta.

O Chanceler da UCDB, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, fez sua declaração: “Nesse dia histórico para a UCDB, e até mesmo da região, quando Pe. Ricardo toma posse como Reitor, podemos destacar dois sentimentos. O sentimento de gratidão aos anos em que Pe. Marinoni esteve aqui, trabalhando pela nossa Universidade e também ao Mestre Altair, como Pró-Reitor de Administração, que sempre cuidou muito bem desta função. E esperança pelo que estamos vendo. Agora com um novo Reitor, disposto a fazer por nós o que Pe. Marinoni sempre fez, desenvolver com amor e educação esta Instituição”.

Para finalizar, o Chanceler desejou sucesso à Católica. “Pe. Ricardo, seja bem vindo como Reitor. Quero lhe dizer que reitor é ser líder, é ser criativo, inovador, pai da comunidade acadêmica, saber dizer sim ou não com firmeza. É ser uma presença ativa para nós, que juntos, somos uma família UCDB, onde tudo nos convida a viver um tempo de alegria e trabalho. Você inicia hoje, com nosso apoio, uma nova fase na UCDB e que tudo seja para nós um olhar de esperança para o futuro. Portanto, devemos caminhar juntos com esperança, união e muito trabalho”.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica