Pesquisador e colaboradores da UCDB são premiados pela Fundect

09/11/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, Dr. Hemerson Pistori e os jornalistas Silvia Tada e Gilmar Hernandes durante a premiação da Fundect

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Pesquisador Dr. Octávio Luiz Franco, da Universidade Católica Dom Bosco, foi o vencedor do I Prêmio Fundect Pesquisador Sul-mato-grossense, na categoria Ciências Biológicas e da Saúde, promovido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). A entrega do prêmio aconteceu na manhã de hoje (8), durante a abertura do Fórum Nacional do Confap, que congrega as fundações de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Brasil.

A UCDB esteve representada no evento pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, Dr. Hemerson Pistori. Participaram, ainda, o governador Reinaldo Azambuja, os secretários Renato Roscoe (Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação) e Fernando Mendes Lamas (Produção e Agricultura Familiar), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, e o presidente da Confap, Sergio Gargioni.

Jornalismo

Além do professor Octávio, representado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, o diretor de Comunicação da UCDB, Jakson Pereira, e os jornalistas da Assessoria de Imprensa, Gilmar Hernandes e Natalie Malulei, também foram premiados no II Prêmio Fundect de Jornalismo Científico.

Jakson ficou com o segundo lugar na categoria Rádio, com matéria sobre os avanços da pesquisa científica em Mato Grosso do Sul, enquanto Gilmar classificou-se em terceiro lugar, na mesma categoria, com matéria sobre a agência de inovação e empreendedorismo S-Inova. Ambas matérias foram veiculadas pela FM UCDB e coproduzidas pela jornalista Silvia Tada. Já Natalie ficou em terceiro lugar na categoria TV, com matéria sobre projeto desenvolvido por acadêmicos de Engenharia Elétrica da UFMS, que desenvolveram um carregador sem fio para carros elétricos. O material foi veiculado pela TV MS Record.

No último sábado, também aconteceu a entrega do Prêmio de Jornalismo Ambiental, promovido pela concessionária Águas Guariroba. Convênio firmado entre a Católica e empresa para aprimorar processos e desenvolver novas tecnologias na área de saneamento compôs a reportagem que conquistou o primeiro lugar na categoria Webjornalismo. A matéria foi produzida pelo jornalista Anderson Viegas e veiculada no portal G1. 

Já a matéria produzida sobre o projeto Tijolo Ecológico, dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Civil, veiculada pela TV Morena, ficou com o segundo lugar na categoria TV.