Oficinas do 5º GeoPantanal começam hoje, na UCDB e no Pantanal

22/11/2014 - 9:00 - UCDB

Fonte: Thainá Camargo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Tem início hoje, com oficinas, o 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. A abertura oficial, no entanto, será amanhã (23), às 19h30 no auditório do Bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento tem como objetivo realizar um encontro de profissionais e estudantes de comunidades acadêmico-científicas, tanto de nível técnico, como graduação que estejam interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal além de fazer contatos internacionais e nacionais para elaboração de projetos de pesquisa, trocar experiências e aplicações de geotecnologias para estudos temáticos.

As oficinas serão realizadas no bloco C da Católica e outras duas acontecem na Base de Estudos do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Passo do Lontra.

O professor coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Me. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho é quem está representando a Instituição na organização do evento e falou sobre a importância da participação dos acadêmicos. “Podem participar acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental, já que o foco são as questões ambientais no Pantanal, os impactos possíveis, a variação de impactos; acadêmicos da Zootecnia e Agronomia, porque têm muitos trabalhos focados na questão da produção de culturas no Pantanal, efeitos dos impactos nessas produções; e acadêmicos da Engenharia Civil, porque envolvem tecnologias ambientais, ciências da terra, envolvem usos de imagens de satélite, assessoramento remoto, como os radares que produzem imagens podem auxiliar e melhorar a tecnologia de forma geral na nossa região e do Pantanal especificamente. É um evento bem multidisciplinar, abrangendo também alunos de História, Medicina Veterinária”.

Fernando Magalhães ressaltou, ainda, que se trata de um evento internacional e envolve estudos no Pantanal, com participação de pesquisadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraguai e Argentina. “Geotecnologias inclui ir para campo levantar informações e poder trabalhá-las na forma de banco de dados informatizado, que é usar imagens de satélite que é uma nova tendência pra tudo, saneamento, planejamento urbano”, detalhou.

Para mais informações sobre a programação, entre no site http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2014/.