Palestra com Luiz Dourado integra docentes da graduação e pós-graduação da UCDB

20/02/2018 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Colóquio reuniu mestrandos, doutorandos e acadêmicos da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Na tarde desta segunda-feira (19), professores da graduação e da pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do 146º Colóquio que trouxe uma palestra com o professor titular e emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. Luiz Fernandes Dourado.

Pós-doutor em Educação e referência nacional na área, o especialista foi o relator da resolução número dois do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP2/2015) que define as novas diretrizes para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica. Durante a palestra este foi um dos pontos abordados por Luiz, ao propor a discussão a respeito de políticas de formação para o professor ele pontuou as três frentes previstas pela resolução que englobam a licenciatura, a formação pedagógica e também a continuada.

“Essas frentes trazem um conjunto de inovações, entre eles a necessidade que as instituições de ensino organizem um projeto institucional de formação que articule formação inicial e continuada, mas também que faça uma integração entre a educação superior e a básica com o intuito de obter um processo formativo mais articulado às necessidades da educação básica”, esclareceu Luiz.

Integração entre a graduação e a pós-graduação

A palestra foi realizada em uma das salas de aula do bloco D no campus Tamandaré e veio como uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) — Mestrado e Doutorado, Núcleo de Práticas Pedagógicas (NAP), Pró-Reitoria de Graduação e também do curso de Pedagogia com o intuito de integrar docentes do Stricto sensu com as licenciaturas.

Segundo a professora Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira, que encabeçou o projeto, o professor Luiz estava na UCDB para participar de uma banca de defesa de tese e aí surgiu a ideia da palestra: “Quisemos convidá-lo para conversar com os docentes tanto para promover um momento de integração entre eles, como para auxiliar a aprimorar, ainda mais, os métodos dentro da UCDB, pois temos cinco licenciaturas e queremos sempre aumentar a qualidade do ensino e da formação dos professores em diversas áreas”.

“Toda essa integração é imprescindível para o trabalho da Católica e tem sido prioridade, no sentido de compartilhar, interagir e trocar experiências”, complementou a coordenadora do curso de Pedagogia, Dra. Ana Paula Gaspar Melim.

Para os docentes que participaram da ação o momento foi muito proveitoso. “Professor Dourado trouxe um debate atualizado das políticas de formação dos professores e essa foi mais uma oportunidade em que a pós-graduação e a graduação se articulam para um encontro em que todos saíram ganhando”, explicou a professora Dra. Ruth Pavan, que integra tanto o NAP quanto o PPGE.