Local
Sala de defesa – Mestrado e Doutorado

Início: 11/11/2016

Fim: 11/11/2016

Página Anterior

I Webinar – DL: As Interfaces Sócio-culturais e as Dinâmicas Inovadoras na Construção do Território

Sexta-feira, 11 de novembro de 2016

LINK PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO:

 

 

 

 

 

Objetivo:

O evento é parte integrante de uma discussão desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade”, formado por professores-pesquisadores da Graduação, Mestrado Acadêmico e Doutorado em Desenvolvimento local, pós-graduandos/orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. Assim, com foco interdisciplinar, o evento busca difundir o saber científico a partir das temáticas de “Cultura, Identidade e Diversidade na Dinâmica Territorial” e/ou “Políticas Públicas e Dinâmicas de Inovação em Desenvolvimento Territorial”, desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico e Doutorado em Desenvolvimento Local, em contexto de territorialidades, por meio da divulgação, socialização e partilha de pesquisas, estudos, teorias e práticas vividas e trabalhadas por pesquisadores, professores, alunos e estudiosos, valendo-se da tecnologia online, capaz de ultrapassar fronteiras físicas e proporcionar acessibilidade para os interessados.

 

Justificativa:

O evento consiste em uma proposta inovadora, via tecnologia online, do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico e Doutorado em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades, junto à UCDB Virtual e inicia o projeto de realização de ciclo de palestras e mesas redonda anuais, com vistas à formação e difusão de uma rede interdisciplinar de saberes, contando com a participação de pesquisadores, professores, alunos e estudiosos de diversas instituições de ensino, em âmbito nacional e, oportunamente, expandir para o cenário internacional.

 

Público-alvo:

O evento visa atrair pesquisadores, professores, alunos e estudiosos de diversas instituições de ensino, em âmbito nacional e internacional, em nível de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e cursos de graduação, tecendo uma rede de conhecimentos interdisciplinares, que contribuirão na formação do saber científico, em prol do desenvolvimento local, em suas mais variadas vertentes.

 

Programação (Horário de Brasília):

ABERTURA DO EVENTO

8h15min às 8h30min – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade - Profª. Drª Arlinda Cantero Dorsa.

 

Palestra 1:  8h45min às 9 h25min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Planeje o seu negócio: como gerir empresas inovadoras

Palestrante: Profª Drª Liliane Segura – MACKENZIE/SP

Mediação: Profº Dr. Michel C.  Oliveira – UCDB/MS

Mediadoras on-line: Doutorandas Edilene e Laura

 

Palestra 2: 9h40min às 10h20min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Conservação e planejamento territorial

Palestrante: Profº Dr. Alecir Antônio Maciel Moreira – PUC/MG

Mediação: Profª Dra Cleonice Le Bourlegat – UCDB/MS

Mediadores on-line: Doutorandos Raphael e Adilso

 

Palestra 3: 10h35min às 11h15min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: O desafio da gestão ambiental no âmbito das políticas públicas ambiental e urbana

Palestrante: Profº Dr. Marcus Polette – UNIVALI/SC

Mediação: Profº Dr. Reginaldo Brito da Costa – UCDB/MS

Mediadores on-line: Doutorandos Everton e Nicolas

 

Mesa Redonda 1: 11h30min às 12h10 (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: A cultura sul-mato-grossense

Participantes: Profº Américo Calheiros e Profª Drª Maria Augusta de Castilho – UCDB/MS

Suporte técnico para perguntas: Doutoranda Maria Christina Felix   

 

Intervalo: 12h10min às 13h00min – almoço

 

Palestra 4: 13h15min às 13h55min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Inovação colaborativa: aspectos, impactos e implicações para políticas públicas

Palestrante: Profª Drª Juliana Campos Bonomi – FEI-FGV/SP

Mediação: Profº Dr. P. Pedro Pereira Borges – UCDB/MS

Mediadores on-line: Doutorandas Simone e Elaine Cler

 

Palestra 5: 14h10 às 14h50min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Capital cultural

Palestrante: Profª Drª Maria Geralda de Miranda – UNISSUAM/RJ

Mediação: Profª Dra. Arlinda Cantero Dorsa – UCDB/MS

Mediadores on-line: Doutorandas Thayliny e Silvia

 

Mesa Redonda 2 – 15h05min às 15h45min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Olhares metodológicos para construção de teses e dissertações

Participantes: Profº Dr. Milton Mariani – UFMS e  Profª Drª Dolores Pereira Coutinho – UCDB/MS

Suporte técnico para perguntas: Doutorandos Yan e Leandro

 

Mesa redonda 3 – 16h às 16h40min (25’ Apresentação e 15’ perguntas)

Tema: Economia criativa

Participantes: Profº Dr. Heitor Romero Marques e Profº Dr. Michel C. de Oliveira – UCDB/MS

Suporte técnico para perguntas: Doutorandos Joe e Lamartine

  

Encerramento:17h às 17h15min

 

Currículo Lattes Palestrantes:

 

LILIANE CRISTINA SEGURA: Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Salamanca (Espanha), Doutora em Administração na área de Finanças pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração na área de estratégia pela FEA-USP, graduada em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Especialista pela CSU - Fresno em Entrepreneurship Business Plan na California State University, Fresno, Estados Unidos. Certificada pela IACAFM (International Association of Certified Accountants and Financial Managers) em IFRS. Atua como professora pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de diversos MBAs e cursos in company. Sócia diretora da SDS Consultoria Empresarial. Consultora e sócia da empresa L&L Segura na área financeira e contábil. Possui larga experiência em área financeira e contábil de empresas de varejo. Linhas de pesquisa: Governança Corporativa, Responsabilidade Social Corporativa, Finanças Corporativas e Contabilidade Societária.

 

JULIANA DE CAMPOS BONOMI: PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em administração do Centro Universitário FEI. Mestre pela Fundação Getúlio Vargas- SP (2008), aprovada com distinção pela banca avaliadora. Vencedora dos prêmios Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em 2013 na categoria de gestão de operações, Kingsman de melhor tese do departamento de Management Science (LUMS) e Belmiro Siqueira do Conselho Federal de Administração de melhor dissertação de mestrado do Brasil em Administração. Autora de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais de alto impacto, segundo o ranking Qualis/CAPES. É consultora em gestão de operação e pesquisadora da Lancaster University Management School e do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Fundação Getúlio Vargas- SP. Leciona também nos cursos de educação executiva da FGV. Possui experiência de docência no Reino Unido, onde também realizou diversos cursos de aperfeiçoamento. Atuou como profissional de Operações e Supply Chain Management na Unilever, no Itaú-Unibanco e como consultora. Sua principal área de pesquisa é a gestão de serviços, principalmente serviços intensivos em conhecimento e serviços industriais, com foco nas interfaces dos processos de prestação de serviços, nos relacionamentos inter e intra-organizacionais e na inovação.

 

MARCUS POLETTE: Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA). Editor e fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada tendo como foco a inserção de métodos e análises de governança e governabilidade utilizando indicadores socioambientais e econômicos (Estruturas DPSIR e PER). Membro do GIGERCO - Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro. Pós doutorado UPO - Sevilha/Espanha (2008) com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência de indicadores socioambientais e de governança nas políticas públicas da zona costeira. Pós doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) tendo como objetivo avaliar a Política Nacional de Gerenciamento Costeiro. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais tendo como ênfase a Gestão Costeira Integrada no município de Bombinhas - SC, na Universidade Federal de São Carlos (1997). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) abordando procedimentos de método para análise territorial da Ilha de São Sebastião (Ilha Bela - São Paulo). Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). Graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989). Possui especialização em gestão costeira integrada nas seguintes instituições: Universidade de Delft (Holanda), University of Rhode Island-EUA (Coastal Resources Center-CRC), e Universidade de Bologna (Itália). Professor visitante nas seguintes universidades: Università Politecnica delle Marche/Ancona - Itália (2013); II Universitá de Napolis - Itália (2013); Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona - Espanha (2011); Universidad Pablo Olavide/Sevillha - Espanha (2008). É professor da Universidade de La Republica - Uruguay no curso de Manejo Costero Integrado.

 

ALECIR ANTONIO MACIEL MOREIRA: Possui doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Atualmente é Professor Assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, clima, belo horizonte, projeto pedagógico e turismo.

 

MARIA GERALDA DE MIRANDA: Fez pós-doutorado em Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFRJ. Possui doutorado em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Literatura Comparada com ênfase nos estudos culturais, também pela UFF.  Especialista em Literaturas Vernáculas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com graduação em Comunicação Social (Jornalismo) e em Letras Clássicas e Vernáculas. É professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, onde também é professora titular. Coordena o Projeto: Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa Observatório da Educação da CAPES - OBEDUC/CAPES. Desenvolve estudos no âmbito da Educação ambiental e na relação entre educação, cultura, trabalho e desenvolvimento. Estuda cultura popular e elabora metodologias visando à aplicação em Educação Ambiental. Faz pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

 

 MILTON AUGUSTO PASQUOTTO MARIANI: Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001)e Pós Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, credenciado nos programas de mestrado em Administração e Estudos Fronteiriços. Tem experiência na área de Administração, Turismo, desenvolvimento regional e local, Tecnologias Sociais, Economia Solidária e Planejamento Turístico. Participação nos Conselhos Editoriais das Revistas Visão e Ação da Universidade do Vale do Itajaí, Revista Geo Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Corumbá, Revista Interações da Universidade Católica Dom Bosco e Revista Brasileira de Ecoturismo.

 

DOLORES RIBEIRO PEREIRA COUTINHO: Licenciada em Estudos Sociais pelas Faculdades São Marcos (1983) e em História pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso atual UCDB (1987). Especialista em Arquivologia pela ECA/USP (1991) Mestre em História e Doutora em Ciências Sociais-Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica-PUC de São Paulo (1993 e 2002). Professor Titular da Universidade Católica Dom Bosco (1988-2009). Tendo ministrado várias disciplinas nas áreas de ciências humanas e sociais em diversos cursos de graduação e pós-graduação. Orientadora de Iniciação Científica e trabalhos monográficos desde 1994. Tem experiência em pesquisa histórica e social, principalmente nas temáticas: religiosidade, territorialidade, mercado de trabalho, escolarização formal, gênero e desenvolvimento local. De 2001 a 2008 exerceu atribuições na gestão universitária como Coordenadora de Curso, Coordenadora de Pesquisa e Diretora de Graduação. Colaboradora do Programa de Mestrado acadêmico em Desenvolvimento Local da UCDB de fevereiro a agosto de 2009. Professora substituta no Curso de História da UFMS de Abril a Junho de 2011 pesquisadora associada da UCDB de 11/2009 a 02/2012. Docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento Local da UCDB (Julho/2009).

 

AMÉRICO CALHEIRO: AMÉRICO CALHEIRO: É professor, escritor e teatrólogo. Formado em letras, com pós-graduação em Gerência de Cidades, cursou a Escola de Teatro Martins Pena, no Rio de Janeiro. Criou o Grupo de Teatro Amador Campo-Grandense (Gutac), escreveu e produziu mais de 80 espetáculos teatrais. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é autor das seguintes obras: Sem versos, Coletânea de textos teatrais de MS (em parceria com outros autores), Memória de jornal, Da cor da sua pele, A nuvem que choveu, Poesia pra que te quero, Na virada da esquina, Inteiras e meias verdades: reflexões em citações. Campo Grande Aquarela de Luz- Patrimônio Vivo. Exerceu a função de presidente da Fundação Municipal de Cultura por 10 anos em Campo Grande/MS. E também a de Presidente da Fundação de Cultura do Estado de MS, de 2007 a 2014, na qual buscou a ampla  articulação com os municípios do Estado e com organismos nacionais, para difundir a mensagem da cultura de Mato Grosso do Sul no contexto da América Latina.

 

MARIA AUGUSTA DE CASTILHO: Pós-doutora em Linguística (2000) e Doutora em Ciências Sociais - História do Brasil (1997), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Curso de História e no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de quarenta livros e livretes publicados e com uma produção técnica bastante desenvolvida. É avaliadora das Condições de Ensino de Cursos de História do INEP - Ministério da Educação - Brasil. Foi parecerista do MEC no Plano Nacional do Livro Didático na área de História - Ministério da Educação Brasil. Participa do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Atualmente coordena o grupo de pesquisa na área do Sagrado no Contexto de Territorialidade e na área do Patrimônio Cultural. É coordenadora, também do projeto Análise histórica de processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho 24ª região - MS (1962 - 1984), desde 2009, com a participação de bolsistas do PIBIC (CNPq/UCDB). Orienta dissertações de mestrado, TCC em cursos de graduação. Ministra palestras voltadas para a educação, sagrado, patrimônio cultural e história. Em suas atividades profissionais tem interagido com outros colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pesquisa, Desenvolvimento Local, Territorialidade, Religião, História, Patrimônio Cultural, Educação, Sociedade e Comunicação.

 

HEITOR ROMERO MARQUES: Possui graduação em Ciências - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1976), graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1981), graduação em Educação Moral e Cívica Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1971), graduação em Ciências de Primeiro Grau Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (1969), Especialização em Filosofia e História da Educação (1986) - FUCMT. Mestrado Em Educação Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1996) e doutorado em Desarrollo Local Y Planteamiento Territorial - Universidad Complutense de Madrid (2004). Atualmente é professor na Universidade Católica Dom Bosco, atuando em cursos de licenciatura e bacharelado, bem como na especialização lato sensu e Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades, no qual foi coordenador no período de no período de primeiro de março de 2012 a sete de março de 2016. Membro efetivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Campo Grande- MS.Lider do Grupo de Pesquisa: ECONOMIA CRIATIVA, APRENDIZAGEM E A SOLIDARIEDADE ATIVA NA DINÂMICA TERRITORIAL que visa pesquisar e contextualizar os impactos das políticas públicas e mensurar as forças endógenas do território tendo como base a economia criativa, a aprendizagem e a solidariedade ativa, propiciando trabalhos empíricos, reflexões teóricas e elaboração de artigos científicos, dissertações e teses versando sobre desenvolvimento local em contexto de territorialidades.

 

MICHEL ÂNGELO C. DE OLIVEIRA: Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB) e Administrador. Professor nos Programas de Doutorado em: Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e em Desenvolvimento Local. Pesquisador da área de Economia Comportamental, Economia Regional e Econometria (Métodos Quantitativos). Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA-Brasília/DF. Pesquisador do CeTeAgro - Centro Tecnológico do Agronegócio da Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande - MS. Vice Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local. Editor associado da Economic Analysis of Law Review. Coordenador do projeto de pesquisa multidisciplinar que estuda a relação do comportamento humano com a sustentabilidade do planeta, analisando o processo de tomada de decisão dos indivíduos, a teoria de risco e o impacto na sustentabilidade ambiental. Cientista de dados.

 

Inscrição: gratuita - on-line

 

 

Comissão Organizadora:

 

Proponente: Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade – DL

Coordenação geral: Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa

Colaboradores:  Raíssa Varrasquim Pavon

                            Thayliny Zardo

                            Laura Karolyne Urquiza

                            Murillo A. Martins

                            Equipe UCDB Virtual

Apoio Logístico: UCDB VIRTUAL; PPGDL – Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local – UCDB/MS; e, Eventos – UCDB/MS

 

Mais informações: acdorsa@uol.com.br

 

Telefone para contato: (67) 3312-3612