Local
Anfiteatro Pe. Angel Adolfo Sanchéz y Sanchéz - Biblioteca

Início: 27/07/2016

Fim: 27/07/2016

Página Anterior

I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de MS

Quarta-feira, 27 de julho de 2016

Objetivo:

Promover, a partir do Grupo de Pesquisa em Jornalismo da UCDB: Ensino Superior, Tecnologia/Fator Humano na Profissão e Mercado de Trabalho/Emprego, a discussão entre pesquisadores da área no estado.

 

Público-alvo:

Acadêmicos de graduação e pós-graduação em Jornalismo. Professores de jornalismo e jornalistas.

 

Horário:

9h às 17h

 

Coordenador(a):

Prof. Oswaldo Ribeiro

Mais informações: oswaldoribeiro@ucdb.br

 

Telefone para contato: (67) 3312-3437

 

 

Submissão de Trabalhos – I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de Mato Grosso do Sul

 

O Grupo Pesquisa em Jornalismo – UCDB (PIBIC/CNPq) tem pesquisado o jornalismo a partir do cenário atual do ensino superior, da utilização da tecnologia na dia a dia da profissão e das questões que determinam os caminhos do mercado de trabalho/emprego na profissão, além de investigações interdisciplinares que abordem o jornalismo. Os estudos ocorrem a partir de três linhas de pesquisa, representadas, no evento, nos seguintes Grupos de Trabalho:

 

GT 1 - Ensino Superior em Jornalismo

Analisa como as propostas de Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior de Jornalismo da UNESCO (2007) e do MEC (2009) e, no caso brasileiro, do texto final da Diretriz Curricular aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2013 vão/estão interferir/indo na formação no ensino superior dos jornalistas brasileiros. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa do GT.

Coordenador: Prof. Oswaldo Ribeiro (UCDB)

 

GT 2 - Tecnologia/Fator Humano na Profissão de Jornalista

Analisa a relação da tecnologia e do fator humano no dia a dia da profissão de jornalista, bem como conteúdos e características do jornalismo digital. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa do GT.

Coordenadora: Profa. Inara Silva (UCDB)

 

GT 3 - Mercado de Trabalho/Emprego do Jornalista

Analisa como o mercado de trabalho/emprego em Campo Grande (e outros municípios), Mato Grosso do Sul, além disso, avalia os conteúdos e gêneros da produção de conteúdo jornalístico regional. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa.

Coordenadora: Profa. Cristina Ramos (UCDB)

 

GT 4 - Olhares sobre/para o Jornalismo

Analisa como os conteúdos jornalísticos que estão sendo veiculados pela mídia influenciam na opinião pública. Neste GT serão discutidos todos os trabalhos relacionados à forma como a mídia publica as informações no jornalismo. Este GT tem caráter interdisciplinar e quer contar com pesquisadores, preferencialmente de áreas das ciências sociais aplicadas e jurídicas/ ciências sociais e humanas que estudam a mídia e a produção jornalística.

Coordenador: Prof. Jacir Zanatta (UCDB)

 

As modalidades de trabalhos para participação no evento são:

a) Artigos científicos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de graduação e pós-graduação (estes dois últimos, em co-autoria com os respectivos orientadores);

b) Textos produzidos por profissionais (jornalistas diplomados) que atuaram como testemunhas ou participantes da história da pesquisa em Jornalismo no estado de Mato Grosso do Sul.

 

Submissão de trabalhos: 17/06 a 18/07/2016

Os textos completos, segundo normas do I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de Mato Grosso do Sul, deverão ser enviados para o link inscrição (de acordo com os procedimentos descritos no mesmo).

 

Divulgação de aceites: até 23/07/2016

Os aceites serão enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos coordenadores dos respectivos GTs.

Importante: O recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs estão condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só vão receber certificados: o(s) autor(es) que apresentar/em conteúdo no GT (e fizerem o pagamento da respectiva taxa1 de confecção de certificado). A lista de presença/apresentação dos GTs será encaminhada, após o evento, para o setor de extensão da Universidade Católica Dom Bosco para a confecção dos mesmos. Os interessados farão a retirada dos certificados, no setor que fica no bloco Administrativo da Instituição em horário comercial, assim que forem informados pela Organização do evento.

 

Normas editoriais

Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.

Autor(es): Nome completo, titulação ou graduação e identificação da instituição/empresa  - em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.

Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.

Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT (Ensino Superior em Jornalismo - Tecnologia/Fator Humano na Profissão de Jornalista - Mercado de Trabalho/Emprego do Jornalista - Olhares sobre/para o Jornalismo) e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.

Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

Referências: conforme normas da ABNT.

Baixe o template do Word para os trabalhos com o banner personalizado do evento neste link.

 

Informações importantes:

1) Os textos completos devem ser salvos em formato pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtensinosuperioremjornalismo_antonio_souza). Os textos completos devem ser carregados no link inscrição.

2) Cada autor pode submeter até três trabalhos como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como autor secundário.

São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.

Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos orientadores.

3) Os trabalhos devem ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + coautores).

 

Equipe Organizadora - I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de Mato Grosso do Sul

Grupo de Pesquisa em Jornalismo - UCDB (PIBIC/CNPq)

Dúvidas pelo email: forumdepesquisaemjornalismoms@gmail.com



[1]A taxa é de 20 reais e refere-se ao valor padrão do certificado confeccionado pelo setor de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).