Promover, a partir do Grupo de Pesquisa em Jornalismo da UCDB: Ensino Superior, Tecnologia/Fator Humano na Profissão e Mercado de Trabalho/Emprego, a discussão entre pesquisadores da área no estado.
Acadêmicos de graduação e pós-graduação em Jornalismo. Professores de jornalismo e jornalistas.
9h às 17h
Prof. Oswaldo Ribeiro
Mais informações: oswaldoribeiro@ucdb.br
Telefone para contato: (67) 3312-3437
O Grupo Pesquisa em Jornalismo – UCDB (PIBIC/CNPq) tem pesquisado o jornalismo a partir do cenário atual do ensino superior, da utilização da tecnologia na dia a dia da profissão e das questões que determinam os caminhos do mercado de trabalho/emprego na profissão, além de investigações interdisciplinares que abordem o jornalismo. Os estudos ocorrem a partir de três linhas de pesquisa, representadas, no evento, nos seguintes Grupos de Trabalho:
GT 1 - Ensino Superior em Jornalismo
Analisa como as propostas de Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior de Jornalismo da UNESCO (2007) e do MEC (2009) e, no caso brasileiro, do texto final da Diretriz Curricular aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2013 vão/estão interferir/indo na formação no ensino superior dos jornalistas brasileiros. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa do GT.
Coordenador: Prof. Oswaldo Ribeiro (UCDB)
GT 2 - Tecnologia/Fator Humano na Profissão de Jornalista
Analisa a relação da tecnologia e do fator humano no dia a dia da profissão de jornalista, bem como conteúdos e características do jornalismo digital. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa do GT.
Coordenadora: Profa. Inara Silva (UCDB)
GT 3 - Mercado de Trabalho/Emprego do Jornalista
Analisa como o mercado de trabalho/emprego em Campo Grande (e outros municípios), Mato Grosso do Sul, além disso, avalia os conteúdos e gêneros da produção de conteúdo jornalístico regional. Conteúdos que abordem estes temas ou relacionados interessam à linha de pesquisa.
Coordenadora: Profa. Cristina Ramos (UCDB)
GT 4 - Olhares sobre/para o Jornalismo
Analisa como os conteúdos jornalísticos que estão sendo veiculados pela mídia influenciam na opinião pública. Neste GT serão discutidos todos os trabalhos relacionados à forma como a mídia publica as informações no jornalismo. Este GT tem caráter interdisciplinar e quer contar com pesquisadores, preferencialmente de áreas das ciências sociais aplicadas e jurídicas/ ciências sociais e humanas que estudam a mídia e a produção jornalística.
Coordenador: Prof. Jacir Zanatta (UCDB)
As modalidades de trabalhos para participação no evento são:
a) Artigos científicos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de graduação e pós-graduação (estes dois últimos, em co-autoria com os respectivos orientadores);
b) Textos produzidos por profissionais (jornalistas diplomados) que atuaram como testemunhas ou participantes da história da pesquisa em Jornalismo no estado de Mato Grosso do Sul.
Submissão de trabalhos: 17/06 a 18/07/2016
Os textos completos, segundo normas do I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de Mato Grosso do Sul, deverão ser enviados para o link inscrição (de acordo com os procedimentos descritos no mesmo).
Divulgação de aceites: até 23/07/2016
Os aceites serão enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos coordenadores dos respectivos GTs.
Importante: O recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs estão condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só vão receber certificados: o(s) autor(es) que apresentar/em conteúdo no GT (e fizerem o pagamento da respectiva taxa1 de confecção de certificado). A lista de presença/apresentação dos GTs será encaminhada, após o evento, para o setor de extensão da Universidade Católica Dom Bosco para a confecção dos mesmos. Os interessados farão a retirada dos certificados, no setor que fica no bloco Administrativo da Instituição em horário comercial, assim que forem informados pela Organização do evento.
Normas editoriais
Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es): Nome completo, titulação ou graduação e identificação da instituição/empresa - em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.
Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT (Ensino Superior em Jornalismo - Tecnologia/Fator Humano na Profissão de Jornalista - Mercado de Trabalho/Emprego do Jornalista - Olhares sobre/para o Jornalismo) e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.
Referências: conforme normas da ABNT.
Baixe o template do Word para os trabalhos com o banner personalizado do evento neste link.
Informações importantes:
1) Os textos completos devem ser salvos em formato pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtensinosuperioremjornalismo_antonio_souza). Os textos completos devem ser carregados no link inscrição.
São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.
Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos orientadores.
3) Os trabalhos devem ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + coautores).
Equipe Organizadora - I Fórum de Pesquisa em Jornalismo de Mato Grosso do Sul
Grupo de Pesquisa em Jornalismo - UCDB (PIBIC/CNPq)
Dúvidas pelo email: forumdepesquisaemjornalismoms@gmail.com
[1]A taxa é de 20 reais e refere-se ao valor padrão do certificado confeccionado pelo setor de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).