UCDB sedia evento sobre refugiados, migrantes e apátridas em Mato Grosso do Sul

25/05/2018 - 16:00 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Abertura do II Colóquio foi realizada no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Como entidade integrante do Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (Cerma), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sediou, nesta quarta-feira (23), o II Colóquio organizado pelo grupo.

O evento veio para abordar os desafios e perspectivas das migrações na atualidade, e durante a solenidade de abertura, a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Católica, Luciane Pinho de Almeida, pontuou que a Instituição está sempre em sintonia com as temáticas que envolvem a sociedade e ressaltou a importância de refletir-se sobre o assunto. “Um novo mundo está nascendo e as pessoas precisam entender que o ser humano é superior a qualquer fronteira colocada”, comentou.

Na abertura do colóquio a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, também destacou a necessidade de um constante diálogo em torno da temática. “É um tema que afeta a todos nós, e assim precisamos de uma contribuição geral de toda a sociedade, que se faz representar pelas diversas instituições que hoje aqui estão”, disse, ressaltando ainda que também é preciso pensar a situação dos imigrantes desde o acolhimento dessas pessoas que aqui chegam.

Dentro da programação do evento o professor Dr. César Augusto Silva da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), proferiu a palestra: “Nova Lei da Migração: Desafios e Perspectivas no Mato Grosso do Sul”. O assunto foi debatido também pela professora Dra. Ana Paula Martins, da mesma Instituição; por Jeferson Pereira, do Ministério Público do Trabalho e pela defensora pública da união, Daniele de Souza Osório. Já o tema “As Interfaces das Políticas na Migração” ficou por conta dos debatedores professor doutor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), João Fábio Sanches Silva e Patrícia Tenório Noleto, da UCDB.

Ainda durante o colóquio, o haitiano Junel Ilora, que mora em Campo Grande desde o final de 2014, relatou as experiências que possui em relação à imigração para o Brasil e ressaltou que a aceitação da população para com os que aqui chegam é fundamental para que todas as etapas se concretizem. “Não adianta somente sermos recebidos oficialmente pelo governo. A aceitação por parte das pessoas, como vem acontecendo, é fundamental para que comecemos uma vida aqui”, diz Junel que trouxe sua esposa do Haiti, e já têm uma criança nascida em solo brasileiro.

O colóquio também contou com a participação de representantes de Corumbá, Aral Moreira, São Gabriel do Oeste, Rochedo e Tacuru, e outras entidades como a Pastoral do Migrante, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e Ministério Público Estadual.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica