UCDB se mantém entre as melhores universidades de Mato Grosso do Sul

29/03/2023 - 12:41 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) obteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Educação (MEC). A notícia confirma, mais uma vez, a UCDB como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul. Os números atestam a qualidade da Católica, mesmo após ter enfrentado um cenário adverso no ensino devido à pandemia do novo coronavírus, principalmente em 2020/2021.

No ranking geral entre as universidades, a Católica permanece entre as três melhores instituições de ensino superior do Estado, juntamente com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “Como universidade, a UCDB prioriza pilares prioritários da educação como o ensino, a pesquisa e a extensão — e aqui, particularmente, acrescentamos a Pastoral como integrante desse alicerce. Buscamos garantir a excelência na formação integral de nossos acadêmicos para exercício profissional e social. E esses dados só vem nos mostrar um resultado positivo e o trabalho de alto nível de nossos docentes e corpo administrativo, que reflete nos alunos”, comemora a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, professora Rúbia Renata Marques.

Nota 5

De todos os 13 cursos de graduação avaliados na Católica neste ciclo, se destacam História (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura), que conquistaram o conceito máximo (5). Já os cursos de Letras-Português e Inglês (licenciatura), História (a distância), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Filosofia (bacharelado), Ciências Biológicas (bacharelado) e Educação Física (licenciatura) garantiram nota 4. Os cursos que obtiveram nota 3 foram: Ciências Biológicas (licenciatura), Filosofia (licenciatura), Educação Física (bacharelado), Pedagogia (a distância) e Letras-Português (a distância).

“É importante destacar que a Universidade Católica Dom Bosco não forma o nosso acadêmico pensando apenas em se destacar nos indicadores. Esses números positivos são, na verdade, uma consequência da educação levada a sério por professores e alunos nas mais de seis décadas da presença salesiana no ensino superior em Campo Grande”, enfatizou o Reitor da Católica, Pe. José Marinoni.

O IGC é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil, utilizando média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. O ranking é divulgado anualmente após os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as notas variam de 1 a 5.

Na UCDB, são 32 cursos presenciais, 22 cursos a distância e três na modalidade híbrida, além de cinco programas Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado nas áreas de Educação, Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Psicologia. Mais informações sobre a UCDB podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3300 ou pelo site www.ucdb.br.