UCDB recebe comenda por contribuir com a preservação do patrimônio cultural de Campo Grande

01/04/2022 - 9:53 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. José Marinoni, recebeu na noite de ontem (31) a comenda Maria da Glória Sá Rosa pela contribuição para a preservação do patrimônio cultural de Campo Grande. A condecoração, entregue durante evento da Praça do Rádio, foi uma indicação da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e reconhece, em especial, o trabalho desenvolvido por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado.

“Quem perde as raízes, o sentido da história, perde a identidade e nós queremos manter a identidade, patrimônio cultural material e imaterial. Temos que preservar o patrimônio material, os nossos prédios, os nossos símbolos, temos que continuar valorizando o nosso patrimônio imaterial, a nossa tradição, os nossos cantos e tudo aquilo que representa a cultura de um Estado e de uma cidade. Não percamos a identidade, a identidade sul-mato-grossense, a identidade campo-grandense enriquecida por tantas outras culturas. Isso que faz de Campo Grande a Cidade Morena, que tanto bem faz e traz para cada um de nós”, destacou o Reitor. 

Marinoni aproveitou para agradecer a Maria de Lurdes Maciel, ex-professora que ministrou aulas de 1993 a 2003 nas Faculdades Unidas Católicas Dom Bosco. “Mulher de visão de futuro, que soube nos idos de 80 incentivar aquilo que nós não podemos esquecer”, completou. 

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, reforçou a importância da professora que deu nome à comenda, a importância dela e dos homenageados. “Como falar de patrimônio público material e imaterial sem lembrar da Glorinha. Este é um momento importante para o resgate da história da Capital mais bonita do Brasil. Não podemos de maneira alguma deixar com que o tempo apague aqueles que fizeram uma história e que nos contam a história dessa cidade. Não há como atualizar o tema sem lembrar da Maria Maciel e agora a UCDB”, frisou o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.