UCDB e Norte Sul Plaza promovem a primeira edição da EngTech Experience

24/05/2019 - 15:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A partir da próxima segunda-feira (27) até o dia 2 de junho, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove, em parceria com o Shopping Norte Sul Plaza, a EngTech Experience — primeira mostra de robótica, automação e programação. Com o foco em tecnologia e inovação, o evento é gratuito e será realizado na Praça Central do shopping, localizada em frente a Riachuelo, das 10h às 22h.

Para promover interação e a troca de conhecimentos entre os participantes, nos dois primeiros dias de evento, a mostra traz uma Maratona de Programação. No dia 27, a disputa será entre universitários e, na terça-feira (28), a competição envolve estudantes do ensino fundamental e médio. Ao todo, as equipes terão 12 horas para desenvolver estratégias e solucionar problemas apresentados pela organização.  No mesmo formato, também será promovida uma Competição de Robótica, na quarta-feira (29), para acadêmicos e, na quinta (30), para os alunos das escolas inscritas.

“Montamos um ambiente próprio para as equipes trabalharem e elas terão que usar linguagem de programação para finalizar o desafio com eficiência. No final, os três melhores times de cada categoria dentro das duas maratonas serão premiados”, esclareceu o coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), Marcos Alves.

Com a proposta de levar informação e aproximar o público das novas tecnologias, durante a exposição, acadêmicos e docentes, não só de Tads, mas também de Design e das Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e de Computação apresentam itens desenvolvidos na Católica, como uma impressora 3D e uma fresadora, utilizada para moldar metal. Além disso, carros de corrida feitos pelos extensionistas a partir dos projetos Fórmula Universitária e Fórmula Baja SAE para disputas nacionais serão expostos.

“É uma maneira de aproximarmos da sociedade aquilo que é feito na Universidade. Também queremos mostrar que qualquer um pode construir e desenvolver o que quiser, basta ter conhecimento para isso”, comentou o coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e de Engenharia Elétrica, Uender da Costa Faria.

Métodos pedagógicos utilizados pela UCDB para a formação dos acadêmicos também serão apresentados ao público, como o projeto Programação-Robótica, coordenado pela professora Ana Karina Vieira da Silva, no qual os universitários ensinam linguagem de programação e robótica para estudantes do ensino médio, e o Laboratório de Software da UCDB, gerenciado pelo docente Virmerson Bento dos Santos, que proporciona ao acadêmico a oportunidade de desenvolver sistemas voltados para atender clientes reais.

“Vamos levar para o Norte Sul Plaza o ambiente de programação que utilizamos na Universidade. São iniciativas que envolvem bastante a prática da profissão e promovem a formação completa dos nossos acadêmicos para uma área que está em constante crescimento e carece de profissionais competentes”, expôs Marcos.

“Queremos estimular as áreas da educação e da tecnologia, além de proporcionar uma experiência nova tanto para os acadêmicos quanto para os clientes do shopping. Às vezes, existe uma distância muito grande entre as pessoas e a atuação de alguns profissionais, falta conhecimento a respeito de como a atividade desempenhada é importante para a sociedade e o evento vem para esclarecer isso. Queremos estreitar o relacionamento com a comunidade junto com uma Instituição tão importante para o nosso Estado, que é a UCDB”, pontuou a coordenadora de marketing do Shopping Norte Sul Plaza, Stéphanie Brittes.

Vestibular de Inverno UCDB 2019

Durante a EngTech Experience, estudantes interessados em ingressar na UCDB também terão a oportunidade de fazer a inscrição para o Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são oferecidas 35 opções de cursos de graduação presencial e outras 21 opções a distância que envolvem todas as áreas do conhecimento. As provas serão aplicadas no dia 23 de junho, no campus Tamandaré. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ucdb.br/vestibular.