UCDB é destaque no Guia da Faculdade do Estadão

27/10/2020 - 14:39 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

34 cursos da UCDB receberam entre 3 e 5 estrelas do Guia do Estadão

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

                                                                                                    

A Universidade Católica Dom Bosco é a instituição de ensino superior particular de Mato Grosso do Sul mais estrelada no Guia da Faculdade 2020 — um ranking com a chancela do grupo Estadão e Quero Educação. Na publicação, a UCDB teve 34 cursos avaliados, somando 128 estrelas, que demonstram a qualidade dos cursos.

O curso de História a distância recebeu cinco estrelas e foi o maior destaque do levantamento, classificando-se entre os quatro melhores cursos do Brasil; outras 22 graduações surgem com quatro estrelas e 11 obtiveram três estrelas, sempre entre as melhores instituições nacionais.

Para a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rubia Renata Marques, os resultados apresentados demonstram os diferenciais da UCDB. “O posicionamento da universidade no ranking é resultado do esforço e comprometimento da comunidade acadêmica em prol de um bem comum, que é formar integralmente todos os estudantes. Acho que durante a coleta de dados, os coordenadores tiveram oportunidade de apresentar a estruturação, inovações pedagógicas e os principais diferenciais dos cursos, alicerçados aos eixos ensino, pesquisa, extensão e Pastoral, que dão vida a  esta grande Comunidade Educativa chamada UCDB” em resposta a nossa Proposta Pedagógica denominada projeto Conecta Vidas.

Cinco estrelas

O coordenador do curso de História, Fábio Santos, avaliou: “Atribuo ao trabalho coletivo que é desempenhado na UCDB, em especial da direção da educação a distância, da direção pedagógica, dos professores, dos auxiliares, dos tutores. Isso é fruto de um trabalho coletivo, em sintonia, de dedicação, com empenho e comprometimento”. O docente reforçou que o foco é a formação de um profissional que possa contribuir na construção de uma sociedade mais ética, responsável, comprometida, inclusiva, sustentável, solidária, que promove os direitos humanos.

Receberam quatro estrelas os cursos: Administração presencial, Administração a distância, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas licenciatura, Ciências Biológicas bacharelado, Ciências Contábeis presencial, Ciências Contábeis a distância, Direito, Educação Física licenciatura, Educação Física bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras presencial, Letras a distância, Nutrição, Pedagogia presencial, Pedagogia a distância, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Com três estrelas, surgem os cursos de Agronomia, Design, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, História presencial, Jornalismo, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Avaliação

O ranking do Guia da Faculdade leva em consideração a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores do Brasil. São avaliados somente os cursos de bacharelado e licenciatura com alunos ingressantes e pelo menos uma turma formada. Três aspectos são levados em consideração: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Das outras cinco instituições de ensino superiores particulares de Campo Grande avaliadas, somente uma teve um curso com quatro estrelas. Dessas IES, 56 cursos foram considerados, tendo 16 com três estrelas e 30 não estrelados.