UCDB celebra acordo de cooperação técnica com a Funasa

25/11/2022 - 12:29 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Pós-Graduação — Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (PPGCASA) e da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), celebrou, nesta sexta-feira (25), acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a implantação do Plano de Segurança da Água (PSA). O acordo foi assinado pelo Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, e pelo superintendente Regional da Fundação, Jair Leite.

“Esse termo de cooperação visa a melhoria da qualidade de vida do cidadão e sobretudo daqueles mais simples. Estão de parabéns aqueles que viabilizaram esse termo de cooperação mútua, e espero que esse trabalho seja realizado de forma satisfatória para poder atender as necessidades básicas dos cidadãos. Todo o trabalho que tem um viés social é fundamental para a Instituição, que é Católica, salesiana, comunitária, e que tem como missão prioritária a prestação de serviços para a sociedade”, destacou o Reitor.

A Funasa é uma fundação pública federal, vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil. “Esse acordo é um instrumento que prioriza e identifica os perigos e riscos do sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor. Com isso, a Fundação transfere essa tecnologia, e a Universidade Católica Dom Bosco, com o corpo acadêmico, pode amplificar esse trabalho nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Hoje a Fundação não tem essa capacidade de pessoal, então é uma grande solução que vem atender os anseios, tanto da Universidade quanto da Fundação Nacional de Saúde”, ressaltou o superintendente da Funasa.   

O coordenador de Pós-Graduação, professor Denilson de Oliveira Guilherme, reforçam aindam que “esse acordo vem ao encontro do que o nosso programa precisa ter e está dentro das demandas dos indicadores que precisamos gerar por ano dentro dessa inserção social e que a gente precisa gerar para atender os anseios da Capes”. Participaram da assinatura, também, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o coordenador da S-Inova, Vinícius Lugo Samúdio, e o pós-doc vinculado ao PPGCASA, Filipe Santos.