Técnicos do Bioparque Pantanal participam de treinamento no Biotério UCDB

21/07/2022 - 9:46 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Técnicos do Bioparque Pantanal de Campo Grande, o maior aquário de água doce do mundo, participaram de dois treinamentos no Biotério UCDB para aprenderem mais sobre o manejo de serpentes, já que o local é referência na criação e produção de venenos de serpentes. O trabalho foi ministrado pelos Biólogos, Luiz Humberto Guimarães Riquelme Junior e Fernanda Alves, além do médico veterinário Luka Moraes Gonçalves, ambos do Biotério UCDB.

Cinco técnicos participaram do treinamento no dia 23 de junho e outros três participaram ontem (20) do curso, aprendendo na prática como realizar o manejo de serpentes. “Nós passamos a técnica de contenção direta, que é aplicada apenas em Boídeos, que são serpentes, como a jibóia e a sucuri. E a técnica de manejo utilizando gancho herpetológico. Também ensinamos a distância adequada a se manter da serpente, posição do gancho e um pouco sobre o comportamento”, explicou a Bióloga, Fernanda Alves.

O Biotério UCDB, coordenado pela Bióloga e Médica Veterinária professora Dra. Paula Helena Santa Rita, possui cerca de 430 répteis que são utilizados em pesquisas, visitas monitoradas, aulas e cursos para profissionais de diversas instituições de Mato Grosso do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3688.