Sinodalidade é o tema do seminário promovido pela Anec MS

03/04/2023 - 8:19 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“A vivência da sinodalidade na escola católica” foi o tema abordado no Dia Anec MS, seminário realizado na sexta-feira (31), no anfiteatro do Colégio Salesiano Dom Bosco, destinado para colaboradores e gestores de  instituições católicas de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá. O evento é promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) de Mato Grosso do Sul, dirigida pelo Pe. Jair Marques de Araújo.

O encontro iniciou com um momento oracional conduzido pelo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Idenilson Lemes da Conceição, e a equipe de Pastoral. Pe. Silvio Roberto da Silva, diretor da comunidade religiosa de Três Lagoas (MS) e membro do Conselho Estadual da Anec, abriu o evento. “Esse é o segundo encontro presencial, pois no início de 2020 fomos surpreendidos pelo Covid-19, em que passamos momentos de aflições e incertezas. Da noite para o dia tivemos que ter outro comportamento e assim as distâncias foram encurtadas através de videoconferências. Nossos hábitos tiveram de ser rapidamente modificados para que o trabalho, a educação e o convívio familiar pudessem continuar de uma forma diferente do que era considerado normal, mas com a graça de Deus e a ajuda da ciência podemos dizer que esses momentos foram superados, mas ainda não acabou, pois a Covid está presente em nosso meio. Mas aprendemos a transformar o mundo em um lugar melhor, mais humano e fraterno”, destacou.

O primeiro a palestrar foi o Pe. João Barbosa Neto, que é licenciado em Filosofia (UCDB/MS) e bacharel em Teologia (UPS/Itália), possui pós-graduação em Counseling, em Psicopedagogia, mestrado em Teologia Pastoral (UPS/Itália) e doutorado em Teologia Pastoral (UPS/Itália). “O exercício da sinodalidade instaura um modo de ser e agir dinâmico ao consultar o povo de Deus por meio da escuta e da comunhão, reconhecendo assim na capacidade ativa e a condição do sujeito batizado, enquanto participante da função profética de Cristo”, ressaltou o religioso.

Após o padre João apresentar a temática voltada para a escola católica, o professor Brasdorico Merqueades dos Santos, que é graduado em Filosofia e Teologia, e cursa o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Silva Henriquez (Santiago/Chile), fez um paralelo com o tema da campanha da fraternidade. “Estamos aqui para juntar a esse tema da sinodalidade o tema da campanha da fraternidade [“Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”], que é um clamor, uma necessidade das pessoas. A sinodalidade tem a coisa mais importante que é a escuta, além de fazer a vontade de Deus, com um mundo mais justo, fraterno, solidário e mais feliz”, pontuou o professor, que trouxe ainda tristes indicadores sobre a fome no Brasil. 

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, e tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã, fraterna e solidária. O anfitrião do evento, o diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande, Pe. Wagner Luis Galvão, fez o discurso de encerramento.