Seis acadêmicos da UCDB disputam 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

06/09/2017 - 8:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Será divulgado no dia 27 deste mês (quarta-feira) o resultado da primeira fase da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Seis acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) concorrem nesta etapa da competição, o grupo fez a prova na sexta-feira (1º). A avaliação foi aplicada no bloco C do campus Tamandaré pela coordenadora estadual da OBM e docente da Católica professora Me. Ivanilde Herrero Fernandes Saad.

Os alunos participantes são Marlon Antoni, Jater Ciqueira e Thiago Rangel de Engenharia Civil, Ergon Zamarian Lima e João Vitor Andrade Porto de Engenharia da Computação e Daniel Ortega de Engenharia Mecânica, que foram indicados por professores da Católica por alto desempenho na graduação.

Além de incentivar o aluno para o estudo da matemática, a prova tem como objetivo identificar novos talentos, selecionando os representantes do Brasil em competições internacionais. A prova segue padrões internacionais e de um alto nível de dificuldade, exigindo do acadêmico raciocínio muito bem elaborado, além de sólidos conhecimentos de matemática.

As Olimpíadas são divididas em 3 fases, e de acordo com a pontuação, os melhores de cada região participam de um treinamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), para a partir daí comporem a equipe brasileira.

“Os alunos que se destacam nas aulas, e que têm como objetivo realizar a prova estudam a parte, por interesse do próprio aluno. Esses alunos têm o potencial de ir além e para isso precisam casar duas coisas: Interesse e dedicação”, enfatizou professora Ivanilde.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.