S-Inova abre inscrições para processo seletivo de incubação de projetos e empresas

07/06/2022 - 7:34 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está com inscrições abertas para novos empreendedores que queiram participar do processo seletivo para o programa de incubação de projetos e empresas, que oferece apoio no desenvolvimento de negócios. O prazo para adesão é até 7 de agosto de 2022 e pode ser feito pelo site www.s-inova.ucdb.br

“Para participar é necessário desenvolver um Projeto como Proposta do futuro negócio, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, não sendo obrigatório que a empresa esteja formalmente constituída no momento dessa apresentação. Essa proposta pode abranger desde o desenvolvimento de um produto até a prestação de um serviço inovadores, sob o ponto de vista tecnológico, devendo ser submetida em conformidade ao Edital de Processo Seletivo da Incubadora de Empresas da UCDB”, explica o coordenador administrativo da S-Inova, Vinícius Lugo Samudio.

O programa da S-Inova tem como objetivo estimular a capacidade empreendedora da comunidade acadêmica, abrigar empresas, entidades legalmente constituídas, projetos e ideias de negócios com foco em tecnologia e inovação, propiciando o amadurecimento e contribuindo na concretização do negócio.

Para a pré-incubação, durante seis meses, é oferecido apoio na elaboração do modelo de negócio de uma determinada tecnologia ou empreendimento. Já a incubação é recomendada para aqueles que buscam amadurecer o modelo de negócios e acelerar a entrada da empresa no mercado. Processo que pode durar até dois anos, prorrogável por mais um ano.

No Brasil houve um recorde de empresas abertas no ano de 2021, alcançando o número de 4.026.776 novos empreendimentos abertos, o que representa um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais do gov.br/casacivil. Por outro lado, segundo pesquisa realizada pelo IBGE com empresas que possuem cinco anos em operação, cerca de metade das empresas no Brasil já fecharam suas portas, o que representa uma taxa de sobrevivência de apenas 47,5% no quinto ano de atividade empresarial.

Podem participar da seleção empreendedores de empresas, além de colaboradores, pesquisadores, acadêmicos regularmente matriculados (presencial, à distância ou híbrido) e egressos da Instituição. Os documentos exigidos (confira no edital) deverão ser encaminhados para o e-mail s-inova@ucdb.br. Para mais informações acesse o edital.